Reflexões Natannael Mesquita

Voltando ao Temor

Texto de Abertura: Salmos 111:10

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre”.

O temor do Senhor

Em agosto de 2015, eu e minha esposa viajamos de férias, foi minha segunda vez viajando de avião, da primeira vez em dezembro do ano passado, eu contei essa experiência para a igreja, Deus me deu uma palavra aquele dia, e nessa segunda vez, Ele me deu outra palavra. E é essa palavra que quero compartilhar com você. Voltando a história, lá estava eu sentadão e todo tranquilão como se sempre viajasse de avião, muito diferente da primeira vez onde eu estava com medo e temoroso.

E, Deus começou a falar ao meu coração, eu peguei meu celular e comecei a digitar essa palavra. E Ele quer que você receba essa palavra, amém?

Deus me fez lembrar uma coisa, perdemos o temor fácil, e tornamos comuns coisas que antes fazíamos com zelo e cuidado. E Deus me falou que muitos tem perdido esse temor dentro da casa de Deus, é preciso ter cuidado.

Como aquele frio da barriga que sentimos quando o avião está subindo, devemos sentir o mesmo diante de Deus. E Deus foi me exortando sobre isso.

Eu fui procurar o significado da palavra TEMOR no dicionário, e ela significa:

  • Ato ou efeito de temer;
  • Receio;
  • Sentimento de respeito profundo ou de reverência por: temor a Deus.

Temor tem haver com respeito, com reverência, com zelo, com um cuidado maior. É preciso entendermos isso e voltarmos a sentir frio na barriga.

Eu quero refletir junto com você em alguns pontos.

 

TIRA AS SANDÁLIAS DOS PÉS

E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
Êxodo 3:5

Deus alertou a Moisés, não te chegues de qualquer jeito. Eu não sou qualquer um, aqui não é qualquer lugar Moisés, é um lugar santo. Estou te avisando.

Você tirou suas sandálias? É tempo de voltar a tirar as sandálias dos pés. É tempo de entendimento das coisas santas. A falta de temor tem causado estrago na igreja brasileira.

Precisamos lembrar que o lugar em que pisamos é lugar santo, devemos estar com as nossas vidas consertadas, voltar a temer ao Deus que servimos. Eu não posso subir no altar e pregar de qualquer jeito, pois tenho temor a Deus. Você não pode vir a igreja e servir de qualquer jeito, isso causará consequências tanto na sua vida como na vida da igreja.

As sandálias são falta de perdão, ira, raiva, inveja, orgulho, soberba, busca por cargos, tira as tuas sandálias!

É por falta de temor que muitos tem apostatado da fé. Pessoas que caminhavam conosco, mas que hoje negam a Deus e sua fé.

 

Leia também nossos outros textos:

  1. Está na hora de comer comida sólida;
  2. Por que o cego Bartimeu chamou Jesus de filho de Davi?;

 

RESPEITO AO ENTRAR NO SANTO DOS SANTOS

E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do Senhor, e quando sair, para que não morra. Êxodo 28:35  

Temor do Senhor

No Antigo Testamento, o sacerdote temia por entrar no Santo dos Santos, ele sabia que podia entrar ali e não voltar mais, ele tinha TEMOR. Eles amaravam sinos em sua cintura, para que o barulho indicasse que ele ainda estava vivo. Cadê seus sinos? Cadê o respeito com o que é santo, com Aquele que é Santo?

Porque não entramos no Santo dos Santos da mesma forma? Porque não respeitamos isso? Porque não nos preparamos? Não lavamos as nossas mãos, não trocamos as nossas vestes?

Se existisse temor, pregadores não subiriam ao púlpito com pecados, levitas não louvariam, obreiros não serviriam. Não haveria zombaria com o evangelho, como é hoje. Hoje vamos evangelizar, falar de Jesus, e as pessoas nos zombam, pois muitos têm escandalizado esse evangelho.

 

Veja também:

 

FALTA DE OBEDIÊNCIA GERA PERCA DO TEMOR

Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.
1 Samuel 31:4

Saul perdeu o temor e Deus retirou seu Espírito. Lembre-se que ele era um rei, o primeiro rei de Israel, levantado por Samuel, tinha um cargo, um título, uma unção. Cuidado, isso nos mostra que não é seu cargo ou título dentro da igreja que vai fazer você um intocável, não perca a obediência para não perder o temor de Deus. Saul ficou atormentado, confuso, consultou uma cartomante, e acabou por se suicidar. Ele era o ungido de Deus, mas perdeu o temor pela desobediência.

O temor nos faz reconhecer o quanto pecadores somos e o quanto precisamos de Deus e de sua misericórdia. Somos pobres de espíritos, mendigos espirituais.

 

MENTINDO PARA UM DEUS ONISCIENTE

Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
Atos 5:1-3

Pra quem você está mentindo? Quem você pensa que está enganando? Como mentir a um Deus que sabe todas as coisas? Você pode estar enganando seu pastor, seu líder, seu chefe, seu cônjuge, mas ei, ELE SABE. E uma hora ou outra o oculto será revelado.

 

GRAÇA EM LIBERTINAGEM

Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
Judas 1:4

Graça em Libertinagem

Muitos tem confundido a Graça de Deus com libertinagem, ah mais Deus é bom, misericordioso, cuidado, é bom lembrar que além de amor, Ele também é fogo consumidor. Se perdermos o temor e confundirmos a Graça de Deus, logo estaremos sem perceber com nossas mentes cauterizadas e com o nosso entendimento cego.

Não menospreze aquilo que custou tão caro pra Ele, alto preço, preço de sangue.

 

CONCLUSÃO

Eu não estou querendo falar que você e eu eu nunca mais pecaremos, lógico que como humanos somos sujeitos a falhas, mas a santidade deve ser buscada, isso não significa que somos santos, mas que devemos buscar ser.

A grande diferença é como reagirmos ao nosso erro e pecado, com temor ou com desobediência? Veja o exemplo de Davi e Saul e como cada um reagiu a seu pecado e qual o final de cada um deles.

É tempo de voltarmos a temer a Deus, de tirar nossas sandálias, de nos consertamos antes de entrarmos no Santo do Santos, de procurarmos a obedecer, não mentir, nem confundirmos a Graça de Deus.

Ele está voltando, se prepara noiva, o casamento está próximo.

Método como Ler e Entender a Bíblia

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam