Personagens Bíblicos Tatiana Duarte

Você sabe quem foi Abigail na Bíblia?

A história de Abigail pode ser lida ao longo do capítulo 25 do primeiro livro do profeta Samuel.

E havia um homem em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; e era este homem muito poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras; e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.

E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe.

1 Samuel 25:2,3

 

A Bíblia nos conta que Abigail era uma mulher muito sábia e bonita, porém era casada com Nabal um homem muito rico e poderoso, mas mal em suas obras, arrogante, mesquinho, de duro coração e que só se importava com ele mesmo.

Naqueles dias, Davi estava com seus homens indo em direção a Parã quando ouviu que Nabal estava tosquiando algumas ovelhas e decidiu enviar alguns de seus servos até ele com a intenção de pedir que Nabal lhes enviasse alimento, visto que alguns servos de Nabal viveram um tempo sobre a proteção de Davi e seus valentes.

A resposta de Nabal não poderia ter sido mais arrogante e tola, ele simplesmente recusou ajudar Davi e ainda o julgou, afirmando que Davi era um escravo fugitivo, dizendo que não o conhecia. Ora como não conhecer Davi? Todos àquela altura já conheciam sobre os feitos de Davi, que ele era o próximo rei de Israel, de suas vitoriosas batalhas contra os filisteus e sem falar que no capítulo 3 afirma que Nabal era da casa de Calebe, a família que fundou a cidade de Belém, de onde viera Davi, logo eles seriam no mínimo parentes distantes.

A resposta de Nabal ofendeu e irritou Davi de tal forma que ele mandou 400 de seus homens se armarem com espada e ir em direção as propriedades de Nabal, Davi estava decidido a acabar com tudo e com todos.

 

“Por isso disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e cingiu também Davi a sua; e subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem”.

1 Samuel 25:13

“E disse Davi: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, e nada lhe faltou de tudo quanto tem, e ele me pagou mal por bem. Assim faça Deus aos inimigos de Davi, e outro tanto, se eu deixar até amanhã de tudo o que tem, até mesmo um menino”.

1 Samuel 25:21,22

 

A sabedoria de Abigail

Os pastores de Nabal sabiam que não adiantaria falar com seu senhor pois este era um homem tolo e um deles se apressou a falar com Abigail.

“Porém um dentre os moços o anunciou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: Eis que Davi enviou mensageiros desde o deserto a saudar o nosso amo; porém ele os destratou.

Todavia, aqueles homens têm-nos sido muito bons, e nunca fomos agravados por eles, e nada nos faltou em todos os dias que convivemos com eles quando estavam no campo.

De muro em redor nos serviram, assim de dia como de noite, todos os dias que andamos com eles apascentando as ovelhas.

Considera, pois, agora, e vê o que hás de fazer, porque o mal já está de todo determinado contra o nosso amo e contra toda a sua casa, e ele é um homem vil, que não há quem lhe possa falar”.

1 Samuel 25:14-17

 

Abigail sabia que aquele seria o fim de toda sua família, ela conhecia Davi, com certeza já tinha ouvido falar de seus grandes feitos e que não deixaria uma afronta desse nível passar em branco e com toda sua sabedoria Abigail se apressou e separou uma oferta de paz para levar a Davi e seus guerreiros. Naquele momento ela nada falou com Nabal pois sabia que se ele soubesse tentaria impedi-la e seria o fim de todos.

 

“Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos.

E disse aos seus moços: Ide adiante de mim, eis que vos seguirei de perto. O que, porém, não declarou a seu marido Nabal”.

1 Samuel 25:18,19

 

Abigail sabia que Davi era um homem protegido e usado por Deus, sabia que uma luta contra o ungido de Deus seria a destruição de seu lar, sua conduta e atitude em meio a essa crise salvou a vida de todos em sua casa.

Esse mulher ao se encontrar com Davi, falou com ele com muita sabedoria, pediu perdão pelo pecado de sua casa e de seu marido, ela se posicionou como uma verdadeira intercessora, correndo talvez até risco de vida, mesmo seu marido não merecendo, mas afinal o que Jesus faz conosco? Ele se posiciona como nosso intercessor, julga nossas causas mesmo sendo pecadores e indignos. Abigail sem dúvidas foi uma grande mulher, além de ter salvado toda sua família, também livrou Davi de cometer esse tropeço e derramar tanto sangue por conta de uma ira momentânea, ela trouxe paz em meio a uma ameaça de guerra.

Acredito que Davi se sentiu tocado e até mesmo impressionado com a atitude daquela mulher, ele recebeu a oferta e decidiu desistir de seu plano de atacar Nabal.

 

“Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro.

E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão.

Porque, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino.

Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face”.

1 Samuel 25:32-35

 

Abigail conta tudo a Nabal

Mais uma vez em uma atitude de sabedoria e submissão, Abigail decide contar tudo a seu marido, não no mesmo dia, pois este se encontrava embriagado, mas no dia seguinte quando já estava lúcido. Abigail poderia muito bem não ter falado nada, Nabal era um homem muito rico, provavelmente não sentiria falta do que foi dado a Davi, mas Abigail entendia seu papel de esposa e sabia que o melhor a fazer era contar a verdade.

Nabal não recebeu bem a notícia, tamanho foi seu susto que a Bíblia fala que seu coração amorteceu, muitos afirmam que ele teve um derrame ou uma parada cardíaca e ao fim de 10 dias o Senhor feriu Nabal, e este morreu.

 

Davi desposa Abigail

Quando Davi soube que Nabal havia morrido, ele se alegrou e glorificou a Deus por ter julgado sua causa e mandou criados a Abigail para toma-la por sua mulher. Como já havia falado antes, Davi realmente ficou impressionado com a atitude de Abigail, sua sabedoria e com certeza também sua beleza, ela logo se apressou e foi de encontro a Davi e tornou-se sua mulher.

Temos muito o que aprender com essa mulher, talvez outras em seu lugar tivesse agido de outra forma, mas Abigail olhou a situação como um todo, teve discernimento para conduzir da melhor forma, foi humilde e submissa. Que sejamos mais como ela e que o Senhor derrame sobre nós essa sabedoria.

 

Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.

Provérbios 14:1

 

Veja Também: Você está disposto a levar a cruz de Cristo?

 

Desembainhar a Espada

Tatiana Duarte

Sobre o autor | Website

Serva de Deus, servindo na Casa do Senhor como diaconisa e intercessora. Esposa apaixonada

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam