Reflexões Natannael Mesquita

Você está disposto a levar a cruz de Jesus?

Texto Base:

E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.
Lucas 23:26

Você está disposto a levar a cruz de Jesus

O relato que lemos, fala de um homem, chamado Simão, o cireneu, que foi obrigado pelos guardas romanos a carregar a cruz de Jesus, não se sabe praticamente nada sobre ele, a não ser que ele era pai de Alexandre e Rufo e que era natural da cidade de Cirene, que ficava na costa da África do Norte, ao que tudo indica, ele estava em Jerusalém devido a Páscoa.

Mas imaginemos, Simão, que a Bíblia diz que passava, vindo do campo, agora, leva a cruz de Jesus. Apesar de vir de um país estrangeiro, com certeza ele já tinha ouvido falar de Jesus, a cidade e as cidades vizinhas só falavam em Jesus, mas será que ele tinha consciência de quem era aquele ao qual ele estava tão perto? Porque aquele homem foi escolhido em meio a multidão? Com certeza ele se perguntava porque ele? Ele era apenas um personagem qualquer na vasta história, mas que depois da cruz teve acesso a uma vida nova e transformadora.

Deus procura Simão cireneu, aqueles dispostos a levar a cruz de Cristo.

 

PEÇAS EM UM PLANO DIVINO

A dias atrás, enquanto ouvia o ministro de  louvor cantar, aqueles louvores foram tocando o meu coração e Deus foi falando comigo, mas um louvor em especial, mexeu comigo, foi quando ouvia Até que a casa esteja cheia do Rodolfo Abrantes, há algumas partes dessa letra que diz assim: Eu posso Te ouvir chamar meu nome; Sim eu quero ser essa peça que funciona até o Teu sonho se realizar; E cada hora perdida me lembre que não é pra eu parar, Até que a casa esteja cheia até que o Teu Reino venha, E cada coisa esteja em seu lugar como o Pai sonhou.

Sabe naquele momento eu entendi que eu sou uma peça no plano divino de Deus, como aquele homem cireneu, um homem qualquer, assim como eu e você, mas que Jesus fez questão de que ele fizesse parte dessa história. Ei, você também tem um lugar nesse plano divino, talvez você não se sinta capaz de nada, mas Ele quer que você faça parte. Hoje, somos convidados a fazer parte desse plano divino, até que tudo esteja em seu lugar, como o Pai sonhou. O Pai sonhou contigo, você é peça do sonho de Deus.

Peças em um Plano Divino

A REAL MOTIVAÇÃO

Como humanos, somos tediosos a mudar de ideia rápido, a perdermos a motivação em nossos sonhos e naquilo que desejamos alcançar, somos levados por cada circunstância e adversidade que nos acomete. Na verdade, nós seres humanos, somos duvidosos, inconstantes, uma hora queremos uma coisa, em outro momento já nos decidimos por outra. Somos assim quando vamos decidir qual formação acadêmica teremos, qual roupa vestimos, o que vamos comer, pra onde iremos, o que fazemos. Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas. Toda a nossa vida é cercada por incertezas e frases incompletas, é assim em todas as etapas de nossa vida.

Mas o que me preocupa é quando essas dúvidas e incertezas começam a pairar em nossa mente depois de termos tido um encontro com Cristo, e por elas não vivemos nossa vida cristã de forma plena. E como aquele homem podemos pensar, o que eu estou fazendo aqui? Que papel eu tenho disso? Será que estou no lugar certo? Quais suas dúvidas em relação a sua vida cristã? É em relação a seus dons? A seu chamado? A seu papel na igreja? Chega de incertezas, é hora de certezas!

Qual a sua motivação? Eu creio que vivemos um período morno na igreja brasileira porque não temos a real motivação em nosso coração. Eu quero que depois de ler esse texto, você abandone todas as dúvidas, e comece a olhar para o alvo, que é Cristo.

Memorização da Bíblia
Sabe, qual é a minha motivação? É ver vidas sendo alcançadas, vidas sendo mudadas, transformadas, é ver vidas que antes estavam destruídas por esse mundo podre e ficarem livres, é ver pessoas que mentiam, traiam, matavam, fumavam, bebiam e faziam toda espécie de porcaria que esse mundo oferece e hoje estão glorificando a Deus, louvando a Deus, erguendo as suas mãos e se prostrando não para um deus morto, mas para um Deus vivo.

Essa é a minha motivação, qual é a sua? Eu não quero saber se pra isso acontecer, eu vou ter que limpar cadeiras, lavar banheiro, abrir igreja, eu só sei que eu quero é ver Deus salvar e mudar vidas, como fez com a minha e com a sua.

PARTICIPANTES DA OBRA DE CRISTO

Somos convidados, como aquele homem, a levar a cruz de Cristo. Ele quer que apesar de não sermos nada, sejamos participantes da obra redentora de Cristo. Olha o privilégio e a honra que temos.

“Contudo, alegrai-vos por serdes participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também vos alegreis e exulteis na revelação da sua glória” 1 Pe 4.13

CONCLUSÃO

Talvez você tenha chegado até aqui pensando ter sido por acaso, ou você se acha um ninguém, um incapaz, mas hoje Jesus quer te fazer uma pergunta: Você está disposto a levar a minha cruz? Ele te dar a honra de fazer parte dessa obra salvadora, naquela cruz morreu o homem que nos deu vida, que nos deu acesso a um novo e vivo caminho, caminho esse feito com sangue.

Ei, eu quero ser como Simão cireneu, quero levar a cruz de Cristo, quero ver vidas sendo mudadas e transformadas, eu aceito o peso da cruz, você aceita? Essa cruz que te deu vida! Vem Simão cireneu! Ele te chama, você é peça desse plano divino esquematizado pelo o Pai.

Deixa seu comentário e divulga essa reflexão com os amigos.

 

Veja também:

 

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam