Reflexões Natannael Mesquita

Somos Onésimo

“Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”. Hebreus 2.1

 

Quem de nós já se perdeu ou se esqueceu de algo? Já saiu certo de algo e no caminho esqueceu aquilo de que iria fazer? As vezes dar um branco né? Pois é! E nos perguntamos: “O que foi que eu ia fazer mesmo?” “Para onde eu ia?”. As circunstâncias e o mundo nos fazem ser o que não queríamos. Saímos daquilo que sonhamos ser.

Eu quero falar hoje de Filemom e Onésimo. Você conhece a história deles? Sabia que na Bíblia há um livro chamado Filemom? Infelizmente, muitos nem sabiam que existia esse livro na Bíblia.

 

Antes de ler o restante do texto, vamos Desembainhar a Espada, abre sua Bíblia e leia o livro de Filemom, é apenas 1 capítulo.

 

Bem, na época de Paulo, a escravidão era amplamente divulgada. Filemon era um cristão que tinha escravos, Onésimo, era um deles, e aparentemente cometeu um erro, ou havia lhe furtado e fugido. Enquanto estava fugido, Onésimo encontrou Paulo e se tornou cristão.

 

Depois, Paulo escreve uma carta a Filemom para que ele perdoe e receba de volta Onésimo. Já conhecia essa história? Você pode ler, é só um capítulo, fica antes de Hebreus. Quando eu li essa carta de Paulo a Filemom, eu tirei algumas lições:

 

Somos Onésimo

Da mesma forma que ele errou, nós também erramos, furtamos, traímos ou negamos nosso Senhor (Deus). Falamos muito de idolatria, mas muitas vezes nós somos. Idolatria não é só a adoração a santos, mas é todo amor cego, paixão exagerada a qualquer coisa que não a Deus. Também erramos e fugimos da presença do nosso Senhor, ficamos envergonhados e carregamos o peso da culpa.

Onésimo, Filemom

Nos desviamos do nosso caminho

Conhecemos a verdade, sabemos o que é certo, mas mesmo assim erramos, nos desviamos do nosso caminho. Você já parou para pensar que Onésimo talvez nunca havia pensado em cometer esse erro com Filemom, mas ele esqueceu seu caminho e se perdeu.

Então é sempre bom parar e analisar se estamos no caminho certo. Quando esquecemos algo, paramos e pensamos, o que eu vir mesmo fazer? E voltamos a ideia inicial.

 

Veja também:

 

Temos um advogado

Na mesma forma que Paulo intercedeu por Onésimo, Jesus intercede ao nosso favor, não importa o que fizemos de errado e o quanto nos desviamos do caminho, Ele está intermediando junto com Deus o nosso perdão e reconciliação.

 

Ele pagou a dívida

Filemom 1.18

Ele assumiu nossos erros e pagou por eles. Alguém já pagou algo por você ou assumiu uma dívida que era sua? Ele fez isso por você!

 

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.
Isaías 43:25

 

Conclusão

Éramos Onésimo, culpados, fugitivos da presença do nosso Senhor, mas Jesus, intercedeu por nós, assumiu nossos débitos, nossas falhas e nos reconciliou com nosso Senhor.

 

Lembre-se agora do seu estado, da sua culpa, de onde você foi encontrado e lembre-se do preço que foi pago pra que você fosse resgatado, reconciliado com seu Senhor, agradeça a esse sacrifício vivo, a esse alto preço.

 

Deus Abençoe

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam