Curiosidades Natannael Mesquita

Quem eram os recabitas?

Bem, quem ler o Livro do profeta Jeremias, especificamente no capítulo 35, vai se deparar com os recabitas. Mas, quem são eles? Que tipo de voto eles fizeram? Que exemplo, eles nos deixaram? Então, vamos lá, aprender atrás de mais um Estudo Bíblico do Blog Desembainhar a Espada.

Quem eram os recabitas

Quem eram os recabitas?

A origem dos recabitas vem do seu fundador chamado Jonadabe, filho de Recabe (o queneu), mais de 200 anos antes de Jeremias. Um fato importante é que Jonadabe, segundo 2 Reis 10:15 participou com Jeú do extermínio da casa de Acabe e dos sacerdotes de Baal. Jonadabe se uniu a Jéu, pois aquele zelava pelo Senhor e por aquele movimento cumprir as palavras proféticas contra a casa de Acabe.

 

“E, partindo dali, encontrou a Jonadabe, filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro, o qual saudou e lhe disse: Reto é o teu coração para comigo, como o meu o é para contigo? E disse Jonadabe: É. Então, se é, dá-me a mão. E deu-lhe a mão, e Jeú fê-lo subir consigo ao carro”. 2 Reis 10:15

 

Dessa forma, os recabitas constituíram uma família israelita que vivia de forma nômade e que seguiam as recomendações e instruções que seu patriarca estabelecera. Entenda a lealdade desse povo: seu patriarca (Jonadabe), um líder de excelência, depois de 200 anos de sua morte ainda influenciava seu povo com seus conselhos e recomendações.

Esse povo seguindo uma orientação de seu patriarca, se abstinha de vinho, bem como não edificavam casas e não praticavam a agricultura, como podemos ver no relato bíblico abaixo:

Memorização da Bíblia

“Porém eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;
Não edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis vinha, nem a possuireis; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a face da terra, em que vós andais peregrinando.
Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou; de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas;
Nem edificamos casas para nossa habitação; nem temos vinha, nem campo, nem semente.
Mas habitamos em tendas, e assim obedecemos e fazemos conforme tudo quanto nos ordenou Jonadabe, nosso pai”.
Jeremias 35:6-10

 

No reinado de Jeoaquim (entre os anos de 609 a.C e 597 a.C), Deus ordenou a Jeremias que oferece taças de vinho a toda a casa dos recabitas, o que eles recusaram, demonstrando assim fidelidade e obediência para com os votos feitos a Jonadabe.

 

“E pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho, e copos, e disse-lhes: Bebei vinho.
Porém eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;”
Jeremias 35:5,6

 

O código de conduta dos recabitas se assemelhava ao dos nazireus, que faziam um voto especial de dedicação a Deus (Nm 6).

 

O exemplo dos recabitas

Os recabitas durante 200 anos obedeceram ao voto de seu ancestral. Enquanto o resto do país estava quebrando sua aliança com Deus, essas pessoas permaneceram firmes em seu compromisso. Deus queria que o restante do seu povo permanecesse tão comprometido com sua aliança com Ele, como os recabitas estavam comprometidos com seu voto.

Deus ordenou que Jeremias tentasse os recabitas com vinho para demonstrar o empenho e a dedicação deste grupo. Deus sabia que os recabitas não quebrariam seu voto.

 

Veja também:

 

Há um contraste nítido entre os recabitas e os demais israelitas:

  1. Os recabitas guardaram os votos que fizeram a um líder humano falível. O povo de Israel rompeu sua aliança com seu Líder divino infalível;
  2. Jonadabe disse uma só vez à sua família que não deveriam beber bebidas alcoólicas, e sua ordem foi obedecida; Deus ordenou constantemente que Israel abandonasse o pecado, e a nação se recusou a fazê-lo;
  3. Os recabitas obedeceram as leis que tratavam de assuntos temporais; Israel se recusou a obedecer as leis de Deus que lidavam com questões eternas;
  4. Os recabitas haviam obedecido por centenas de anos; Israel havia desobedecido por centenas de anos;
  5. Os recabitas seriam recompensados; Israel seria punida;

 

Outros Estudos Bíblicos:

 

Muitas vezes estamos dispostos a observar os costumes meramente por uma questão de tradição; quanto mais devemos obedecer a Palavra de Deus pelo fato de ser eterna? Que possamos aprender com o exemplo de fidelidade e obediência dos recabitas.

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!