Curiosidades Natannael Mesquita

Quem eram os publicanos na Bíblia?

Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como.

 

A palavra publicano aparece na Bíblia nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. E para entender melhor seu significado e a aplicação que os evangelistas usam é necessário termos uma noção de quem eram os publicanos, qual sua função e o que eles faziam naquela época.

Quem eram os publicanos

Não é só nos tempos de hoje, mas desde os tempos antigos, que governos cobram impostos com o intuito de manter a máquina pública funcionando, oferecendo em troca algum “benefício” para a população, o que infelizmente na prática não acontece da forma correta. Na época de Jesus, não era diferente, e o governo romano tinha seus cobradores de impostos que tinham por objetivo cobrar toda a população e passar o dinheiro ao controle do Império.

Esses cobradores de impostos do Império Romano eram os PUBLICANOS. Segundo William Buckland, um geólogo e paleontólogo, haviam duas espécies de publicanos, como podemos conferir abaixo:

  1. Os publicanos gerais, responsáveis pela renda do Império perante o imperador romano;
  2. Os publicanos delegados por estes em cada província.

Estes cobradores de impostos – publicanos -, eram escolhidos do próprio povo judeu para exercer essa função, cobrando assim seus compatriotas em nome do império romano. Vale lembrar que, esses publicanos escolhidos do povo judeu eram os publicanos delegados, aqueles que faziam a cobrança de impostos nas províncias. Os publicanos que a Bíblia faz menção são esses coletores subordinados aos publicanos gerais, dessa forma, nativos da própria região.

 

Veja também:

 

Já aprendemos até aqui que PUBLICANOS eram os cobradores de impostos do Governo Romano. Mas, por que eles eram chamados de publicanos? Você pode está se fazendo essa pergunta. Então, deixa eu te responder. A palavra publicano vem do grego telones, que significa “cobrador de taxas e impostos” ou “arrendatário”. Um publicano se comprometia a entrar para o tesouro público, isto é, in publicum, e é por isso que eles recebem esse nome, de publicanos.

 

Mas por que eles eram tão mal vistos pelos judeus?

Em alguns trechos da Bíblia vemos que os publicanos tinham uma má reputação e vistos com negatividade, como podemos ver em:

“Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!” Mateus 5:46

Então, os judeus tinham alguns motivos para pensar dessa forma em relação aos publicanos, vejamos alguns deles:

  1. Os judeus tinham eles como traidores, pois eles trabalhavam para o governo romano, o qual os afligia com grande violência. Eram vistos como judeus que cobravam impostos para a nação dominadora, indo contra seu próprio povo;
  2. Impostos cobrados de forma excessiva pelo Império Romano, não trazendo benefícios para o povo, mas só enriquecendo o império e seus governantes;
  3. Tinham a má fama de cobrarem os impostos acima da taxa oficial, enriquecendo com a diferença cobrada e com a miséria do povo. Por isso, eram desprezados pelo povo, por que muitos eram corruptos;
  4. Eles também eram discriminados devidos a questões religiosas, por serem considerados impuros cerimonialmente, devido ao seu contato frequente com os gentios, os rabinos ensinavam a seus alunos a evitarem sentar a mesa com eles e qualquer tipo de contato;
  5. Junto a tudo isso, desde os tempos antigos, as pessoas nunca gostaram de pagar impostos, criando assim uma aversão a aqueles que estavam responsáveis por essa tarefa;

 

Jesus e os publicanos

Jesus não os rejeitou, mas viu a necessidade que eles tinham de salvação. Por isso, vemos em vários trechos que Jesus os visitava em suas casas e até comia com eles. Jesus não era conivente com suas ações, mas oferecia perdão e chance para mudança. Em Mateus 9:11-13, Jesus afirma que Ele não veio para os justos, mas para os pecadores, e são esses que precisam de cuidado, pois estão doentes e não os sãos.

Jesus foi duramente criticado pelos religiosos por conta de estar na presença de publicanos. Como podemos ver em Marcos 2:16 e Mateus 9:11:

“E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?”

“E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?”

Jesus até usou a figura de um publicano e de um fariseu quando contou a Parábola do Fariseu e do Publicano, nessa parábola o fariseu agradece a Deus por ser mais santo e melhor do que o publicano, já o publicano reconhece seus pecados e pedi perdão a Deus. O publicano é perdoado, mas o fariseu não (Lucas 18:13-14). Eles alcançaram perdão por estarem mais sensíveis ao arrependimento, ao contrário dos fariseus, que se apoiavam em sua justiça própria.

 

Outros Estudos Bíblicos:

 

A dois personagens bem marcantes e famosos de publicanos na Bíblia, Mateus ou Levi e Zaqueu. Levi ou Mateus foi o cobrador de impostos escolhido pelo Senhor para ser seu discípulo, ele foi um publicano delegado que trabalhava em Cafarnaum, e provavelmente cobrava os impostos da rota comercial que ligava Damasco a Galiléia. Mateus largou o trabalho de cobrador de impostos e seguiu Jesus.

Zaqueu que é chamado de “chefe dos publicanos”, do grego architelones, o que provavelmente significa que ele era um subcontratante responsável pela cobrança dos impostos e taxas de Jericó, e que coordenava outros coletores abaixo dele, talvez como um tipo de supervisor. Zaqueu depois do encontro com o Mestre, promete devolver tudo aquilo que ele tinha roubado (Lucas 19:8).

São exemplos de publicanos que se arrependeram depois da mensagem de boas novas de Jesus. Essa classe tão desprezada, foi atraída pelos os Ensinos de Jesus, que foi chamado até de “amigo dos publicanos e pecadores” (Mateus 11:19).

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!