Você Sabia? Natannael Mesquita

Quem eram os jebuseus?

A Bíblia faz inúmeras citações de povos e civilizações, desde Gênesis até Apocalipse. Entre elas, posso citar algumas: amorreus ou amorritas, cananeus, moabitas, filisteus, heteus, amonitas, egípcios, etíopes, sírios, babilônicos, sidônios ou fenícios, heveus, edomitas, periseus, midianitas, amalequitas e muitos outros. Depois farei um estudo sobre cada um desses povos.

 

Mas hoje, vou começar a falar sobre os Jebuseus. A primeira passagem na Bíblia que cita esse povo está em Gênesis 10.16E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu. E o contexto dessa passagem fala da genealogia dos filhos de Noé e os jebuseus eram filhos de Canaã, filho de Cam, filho de Noé. Veja abaixo a imagem:

 

Desembainhar a Espada

Então, os jebuseus eram filhos de Canaã e portanto uma tribo cananéia. Os jebuseus habitavam em montanhas, como diz em Números 13:29: “Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão”.

 

Os jebuseus ocuparam Jerusalém, não se sabe ao certo se eles foram os seus primeiros habitantes ou se substituíram outros povos. A cidade de Jerusalém foi chamada de Jebus, por conta da presença desse povo na região.

Os espias citam os jebuseus, 40 anos antes de entrar na Terra Prometida. (Nm 13:29).

 

Você Sabia? Que Jerusalém era Jebus?

O que comprova isso está em:

1 Crônicas 11:4 – “E partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus; porque ali estavam os jebuseus, habitantes da terra“.

Juízes 19:10 – “Porém o homem não quis ali passar a noite, mas levantou-se, e partiu, e chegou até defronte de Jebus (que é Jerusalém), e com ele o par de jumentos albardados, como também a sua concubina”.

Josué 15:8 – “E este termo sobe pelo vale do filho de Hinom, do lado sul dos jebuseus (esta é Jerusalém) e sobe este termo até ao cume do monte que está diante do vale de Hinom para o ocidente, que está no fim do vale dos refains do lado do norte”.

Quem eram os jebuseus

 

O nome Jebus em hebraico significa “pisada”.

 

Veja também:

 

Os benjamitas tentaram expulsar-lós de Jerusalém após a conquista da terra, mas não tiveram êxito. Os jebuseus eram guerreiros, eles não foram destruídos e mantiveram a cidade até o tempo de Davi. Somente Davi conquista a cidade e derrota os jebuseus, chamando Jerusalém de a Cidade de Davi.

 

Porém os filhos de Benjamim não expulsaram os jebuseus que habitavam em Jerusalém; antes os jebuseus ficaram habitando com os filhos de Benjamim em Jerusalém, até ao dia de hoje” Juízes 1:21

“E partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus; porque ali estavam os jebuseus, habitantes da terra.
E disseram os habitantes de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi ganhou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi.
Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e capitão. Então Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro a ela; pelo que foi feito chefe.
E Davi habitou na fortaleza; por isso foi chamada a cidade de Davi.
E edificou a cidade ao redor, desde Milo até ao circuito; e Joabe renovou o restante da cidade.
E Davi tornava-se cada vez mais forte; porque o Senhor dos Exércitos era com ele”.
1 Crônicas 11:4-9

 

Porém, Davi não os exterminou de vez, pois a área em que Salomão mais tarde construí o templo é comprada de um jebuseu chamado Araúna, como cita em:

E Gade veio naquele mesmo dia a Davi, e disse-lhe: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu2 Samuel 24:18

 

Então, hoje aprendemos um pouco sobre os Jebuseus e sua relação com a cidade de Jerusalém, que foi muito tempo conhecida por Jebus, justamente por conta dos seus habitantes, os jebuseus.

 

Se você tem algo mais a acrescentar nesse estudo, deixa nos comentários ou entre em contato conosco.

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam