Curiosidades Natannael Mesquita

Quem eram os eunucos?

Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como.

 

Não sei você, mas os eunucos da qual a Bíblia faz algumas menções em suas narrativas, me causa muita curiosidade. Mas na verdade: Quem são eles? Qual o significado dessa palavra? O que eles faziam? Leia abaixo sobre eles.

Quem eram os eunucos

O que significa eunuco?

Segundo o Dicionário Aurélio Online, significa:

  • Guardião castrado de um harém;
  • Que foi castrado;
  • Estéril, impotente;
  • Homem estéril ou impotente para o coito.

 

E segundo o Dicionário Michaelis, significa:

  • Diz-se de homem cujos órgãos de reprodução foram removidos ou nunca se desenvolveram; castrado;
  • Homem castrado, empregado no Oriente como guardião de mulheres, principalmente nos haréns.

A palavra Eunuco (do latim eunuchus, do grego εὐνοῦχος, composto de εὐνή «cama» e ἔχω no sentido de «vigiar», ou seja, «vigilante da cama»). No hebraico a palavra traduzida saris é “oficial“, alguns estudiosos consideram que essa palavra tem ligação com um termo assírio que significa “aquele que é cabeça para o rei“. Mas há também um significado secundário dessa palavra, que é castrado, esse último significado o mais popular.

 

Significado de Eunuco na Bíblia

Em Ester 1:10, vemos a menção da palavra eunuco, como podemos ver abaixo no texto:

“Ao sétimo dia, o rei, estando já o seu coração alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigta, Abagta, Zétar e Carcás, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero, que introduzissem à presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua formosura, pois era formosíssima”.

Vemos aqui a função exercida pelos eunucos junto ao rei Assuero. Estes 7 homens eunucos, homens castrados, eram incumbidos de servir no harém e mediar toda a comunicação do rei com o harém (Os reis persas não juntavam apenas grandes quantidades de joias, mas também um grande número de mulheres. Estas jovens virgens eram levadas de suas casas e obrigadas a morar em um edifício separado, próximo ao palácio, chamado de harém. O propósito exclusivo destas mulheres era servir ao rei e esperar seu chamado para satisfazê-lo sexualmente). Por ganharem a confiança do rei, os eunucos também exerciam funções administrativas no reino.

 

Veja também:

 

Estes assessores e funcionários do governo eram castrados com a finalidade de serem impedidos de ter filhos e se rebelarem tentando estabelecer uma dinastia própria, também para cuidarem da rainha e do harém do rei. Esse oficial castrado era chamado de eunuco.

Também no texto abaixo, vemos a função do Eunuco Hegai bem definida, como GUARDA DAS MULHERES, ou seja, responsáveis pelo harém do rei e por todo o cuidado e preparo com essas jovens.

“Ponha o rei em todas as províncias do seu reino oficiais que ajuntem todas as moças virgens e formosas em Susã, a capital, na casa das mulheres, sob a custódia de Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres; e dêem-se-lhes os seus cosméticos”. Ester 2:3

Em Ester 7:9, como podemos ver abaixo, vemos o papel significativo do Eunuco Harbona junto a morte de Hamã, exercendo ali um papel administrativo e de confiança: “Então disse Harbona, um dos eunucos que serviam diante do rei: Eis que a forca de cinqüenta côvados de altura que Hamã fizera para Mordecai, que falara em defesa do rei, está junto à casa de Hamã. Então disse o rei: Enforcai-o nela”.

 

Outros Estudos Bíblicos:

 

Jesus também nos ajuda para entendermos um pouco mais sobre os eunucos, e Ele os classifica em 3 tipos conforme Mateus 19:12 (Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o):

  1. Os que já nascem eunucos (de nascimento): homens que nascem sem capacidade (devido a alguma deficiência congênita).
  2. Os eunucos feitos por mãos humanas (feitos pelos os homens): esses são os que foram fisicamente castrados (2 Rs 20:18; Et 2:14).
  3. Os eunucos espirituais (voluntários): homens que decidiram não ter relações sexuais, optando pelo celibato para se dedicarem totalmente ao evangelho. Homem que abriu mão do casamento e da família, para poder se entregar exclusivamente aos interesse do evangelho. Como o próprio Jesus explicou, o casamento não é para todos, e algumas pessoas estão destinadas para o celibato.

A Bíblia também cita dois eunucos etíopes, um no Antigo Testamento e outro no Novo Testamento. O primeiro, Ebede-Meleque, companheiro de Jeremias, e possivelmente um alto funcionário da corte, devido ao seu acesso ao Rei Zedequias (Jeremias 38:7-8), este eunuco pediu que Jeremias fosse libertado do calabouço (Jr 38:7-13). E o segundo, e o mais famoso eunuco na Bíblia, o eunuco para qual Filipe pregou o evangelho e lhe explicou passagens do livro de Isaías, este é descrito como tesoureiro real e que “tinha ido a Jerusalém para adorar”, conforme Atos 8:27. O eunuco de Atos que se converteu depois da pregação de Filipe, possuía uma posição importante e de destaque na corte da Etiópia, um alto oficial, da rainha Candace.

Segundo a lei mosaica, era proibido a castração, conforme Deuteronômio 23:1, dessa forma um eunuco não poderia entrar na Assembléia de Deus. Deus promete conforme Isaías 56:4-5 que os eunucos fiéis seriam aceitos, essa promessa é cumprida na conversão do eunuco etíope para qual Filipe pregou.

 

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado sobre temas bíblicos difíceis e polêmicos, cortando caminho ajudado por quem já esteve lá, já estudou, já pesquisou e agrupou tudo isso para te ajudar? Clique aqui e pegue seu Manual Bíblico agora!

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam