Personagens Bíblicos Natannael Mesquita

Quem era Baruque?

Você conhece o personagem bíblico Baruque? Qual era sua atribuição? A quem ele servia? Qual era sua linhagem? Talvez você já leu sobre ele, mas nunca teve a oportunidade de estudar mais profundo sobre esse personagem, então aprenda mais sobre ele nesse Estudo Bíblico.

 

Quem era Baruque?

Quem era Baruque

Filho de Nerias (Jr 32:16), irmão de Seraías e grande amigo e secretário de Jeremias. Apesar de só ser mencionado em apenas 4 capítulos da Bíblia, ele é um personagem bíblico bem conhecido das Escrituras.

Baruque, nome de origem hebraica que significa “bem-aventurado”, “próspero”, “afortunado” ou “feliz”.

Baruque foi companheiro e amigo de Jeremias e o serviu fielmente como seu escriba (escrivão ou secretário). Conforme as instruções de Jeremias, Baruque escreveu as profecias do profeta, comunicando-as aos príncipes e governadores.

 

“Então Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; e escreveu Baruque da boca de Jeremias no rolo de um livro todas as palavras do Senhor, que ele lhe tinha falado”. Jeremias 36:4

 

Muitos estudiosos eruditos acreditam que Baruque pertencia a uma importante família de escribas de Judá. A algumas razões que apontam para essa conclusão. Em algumas passagens (ex. Jr 36:32), o relato faz uso de um título especial para Baruque, são usados em algumas traduções: “o secretário”; ou “o escrivão” ou “o escriba”. A Palavra de Deus também em Jeremias 51:59 menciona Seraías (irmão de Baruque), como um dignitário na corte do Rei Zedequias.

Veja o que o arqueólogo Philip J. King escreve sobre os escribas nos dias de Jeremias, colaborando com o entendimento acima que Baruque pertencia a uma destacada família de escribas: “Os escribas, os membros de uma classe profissional, eram proeminentes em Judá durante o sétimo e sexto séculos a.C. O título era aplicado a altos funcionários reais”.

Em Jeremias 36, quando examinado, o relato passa a impressão de que Baruque tinha acesso a conselheiros do rei, pois lemos que ele foi autorizado a usar a sala de jantar ou a sala do gabinete de Gemarias, um príncipe ou um funcionário.

James Muilenberg (um estudioso da Bíblia) argumenta: “Baruque poderia entrar na sala do gabinete do escriba, porque ele tinha um lugar legítimo lá e era ele mesmo um membro dos funcionários reais que vieram juntos na ocasião crucial da leitura pública do canudo. Ele estava entre os colegas”.

Curso Bacharel em Teologia

A razão de Baruque ter sido convocado por Jeremias é por que ele podia entrar na área do templo. “E Jeremias deu ordem a Baruque, dizendo: Eu estou encarcerado; não posso entrar na casa do Senhor” (Jeremias 36:5). Fica evidente que Jeremias estava proibido de entrar no templo, onde a mensagem de Deus era lida, muito provavelmente a mensagens anteriores ditas por ele que irritaram as autoridades.

Todas essas informações disponíveis parecem indicar que Baruque e seu irmão Seraías eram altos funcionários que apoiaram o fiel profeta Jeremias nos anos agitados antes da destruição de Jerusalém.

Pra finalizar, com certeza, Baruque foi um amigo íntimo e auxiliar de Jeremias, exemplo de lealdade, fidelidade e de servo. Eles (Baruque e Jeremias), enfrentaram juntos os turbulentos últimos 18 anos do reino de Judá e a terrível destruição de Jerusalém pelos babilônios em 607 A.C  e o consequente exílio no Egito.

 

Veja também:
Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!