Quem era Ana – A Profetisa de Israel?

Permita-me “atrapalhar” sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

 

E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;
E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.
E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.
Lucas 2:36-38

Ana a profetisa

Ana foi uma profetisa em Israel mencionada no Evangelho de Lucas, era filha de Fanuel da tribo de Aser. Ana significa “graciosa” ou “cheia de graça”. O nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer “graciosa, cheia de graça”. A história de Ana é contada em apenas 3 versículos do capítulo 2 do livro de Lucas mas podemos ver que:

  • Ana era viúva;
  • Era da tribo de Aser;
  • Fora casada apenas 7 anos;
  • Tinha quase 84 anos;
  • Vivia uma vida totalmente voltada a servir a Deus;

Não sabemos mais nada a respeito da vida de Ana, apenas o que lemos nesses três versículos. Ainda assim sua breve aparição foi significativa o bastante para garantir sua menção na Bíblia Sagrada e fazer com que milhões de pessoas lessem a respeito dela.

Você consegue imaginar o que Ana passou?

Ana viveu apenas 7 anos com seu marido, ela poderia ter se tornado uma mulher amargurada e murmuradora, mas não, Ana seguiu o seu chamado e se entregou por completo a Deus, se tornando aquela que falou para as pessoas a respeito de Jesus para todos aqueles que esperavam a redenção de Jerusalém.

 

Veja também:

 

Naquela época as mulheres se casavam logo após a puberdade, entre 12 e 15 anos de idade, Ana provavelmente aos 21 anos de idade se tornara viúva. Ela poderia sim ter se casado novamente, afinal de contas era ainda uma mulher jovem, mas assim como Maria (Lucas 10: 39-42) sentou-se aos pés de Jesus e escolheu a melhor parte, assim Ana também o fez, escolhendo viver uma vida entregue aos pés do Senhor, não se afastando do templo e servindo a Deus com jejuns e orações.

Não é a toa que Ana foi chamada de profetisa, era uma mulher cheia da presença de Deus, orava e intercedia pela vinda do Messias, clamava a Deus pela restauração de Israel, por isso a ela foi dado o discernimento, ao ver o menino Jesus no templo, que verdadeiramente Ele era o Cristo e pôde se alegrar e espalhar a boa nova. Ana foi uma profetisa usada para a anunciar a chegada do Messias ao povo de Jerusalém.

Existiam muitos religiosos em Israel mas Ana foi escolhida por Deus por sua sede e fome pela presença do Pai, porque desde a sua mociadade Ana esteve buscando Sua face e por isso foi uma mulher separada.

Apesar de não termos muitos detalhes sobre a vida de Ana, podemos tirar grande lições da vida dessa extraordinária mulher, avançada em idade que ansiava pela vinda do Messias:

  • Ana foi uma mulher de fé;
  • Foi uma mulher ousada;
  • Amava a casa de Deus;
  • Alimentava o espírito e não a carne;
  • Fez o que poucas mulheres de sua época fizeram;

Ana deixou seu nome na história, deixou um legado, é um exemplo para homens e mulheres que desejam ser obreiros aprovados, que desejam ter intimidade com Deus e não se deixarem abater pelas adversidade da vida, mas sim dar graças a Deus em todo o tempo, e assim podermos ser considerados, profetas, amigos, filhos e servos do Deus Altíssimo.

Método como Ler e Entender a Bíblia

Tatiana Duarte

Sobre o autor | Website

Serva de Deus, servindo na Casa do Senhor como diaconisa e intercessora. Esposa apaixonada

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!