Curiosidades Natannael Mesquita

Que rei em sua doença confiou antes nos médicos do que em Deus?

A resposta se encontra em 2 Cr. 16:12

“E, no ano trinta e nove do seu reinado, Asa caiu doente de seus pés, a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade, não buscou ao Senhor, mas antes os médicos“.

 

A resposta é: REI ASA.

 

Bem, de forma bem resumida, Asa foi rei de Judá (Reino do Sul), ele foi o quarto rei descendente direto de Davi, seu reinado foi mais ou menos de 911 a 870 a.C. A sua mãe foi Maaca e seu pai Abias. Seu reinado começou de forma exemplar, o que pode ser visto nos capítulos 14 e 15 de Crônicas.

Rei Asa

E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus2 Crônicas 14:2

 

Abaixo listei algumas das ações de Asa em seu governo:

  • Removeu os altares dos deuses estranhos;
  • Removeu os lugares de adoração e culto aos deuses estranhos;
  • Retorno ao culto ao Senhor;
  • Fortificou várias cidades de Judá;
  • Grande vitória em cima dos etíopes (conquista dada como impossível, por conta do tamanho do exército etíope e o exército de Asa um pouco mais da metade comparado aos inimigos);
  • Um período de paz;
  • Momento de avivamento para o povo de Judá;

 

Se a história terminasse aqui, Asa com certeza seria um dos melhores Reis de Judá, mas…

Devido a um bloqueio militar promovido por Israel, Asa buscou uma aliança com o rei da Síria, a aliança o protegeu, mas ele foi repreendido pelo Senhor por meio do profeta Hanani por não ter confiado em Deus. Pois o rei Asa ao invés de ter confiado na aliança com o Senhor e em seu livramento, preferiu buscar uma aliança com homens e a não depender do Senhor.

Ele ainda se irou contra o profeta, mandando-o colocar na prisão e ainda oprimiu alguns de seu povo.

Dessa forma, a história do Rei Asa terminou de forma triste, com uma grave doença nos pés, mas sem buscar ao Senhor.

 

Fica um alerta para nossas vidas, não adianta começar bem e terminar mal. Não adianta viver grandes experiências com Deus, se em algum momento de nossas vidas perdemos a fé e confiança nEle. Precisamos ser constantes na presença do Senhor e vigilantes para não virar as costas para Ele e viver longe da dependência dEle.

 

A respeito de sua doença, que a Bíblia menciona ser nos pés, pode muito provavelmente ter sido GOTA, que é:

  • Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. É esse depósito que gera os surtos de artrite aguda secundária, que tanto incomodam seus portadores.

Doença Rei Asa

O errado não foi ele ter buscado aos médicos, mas porque falhou em buscar a Deus durante a doença.

 

Veja também:

 

Desembainhar a Espada

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam