Curiosidades Natannael Mesquita

Qual é a diferença entre hebreu, israelita e judeu?

Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como.

 

Com certeza, você já sentiu dúvidas e ficou confuso em relação ao significado e a diferença entre os termos “hebreus”, “israelitas” e “judeus”. Se são os mesmos povos, ou são povos diferentes, qual a relação entre eles, etc. Esse Estudo Bíblico, quer sanar todas essas dúvidas e esclarecer ao nosso leitor sobre esse assunto.

Qual é a diferença entre hebreu, israelita e judeu

Qual é o significado do termo “hebreu”?

A primeira vez que é feito a menção do termo “hebreu” nas Escrituras é em Gênesis 14:13 – “Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão”. Nessa passagem o termo “hebreu” se refere exatamente a Abrão, o pai desse povo.

Mas, o que quer dizer o termo “hebreu” (“עברי”, em hebraico) e de onde veio esse termo?

A tradição judaica apresenta duas correntes em relação a isso, mas vou discorrer sobre a que junto com a maioria dos teólogos aceita ser a mais correta. Bem, ela se refere aos descendentes de Héber ou Eber, ele foi um dos trisnetos de Sem, filho de Nóe (Gn 10). Segundo a tradição judaica, seu nome é importante porque graças a ele a língua que eles falam foi preservada por Deus, pois Héber teria se recusado a participar da Torre de Babel e, portante, o idioma hebraico foi preservado e recebeu este nome em homenagem a Héber, também dando nome ao povo que falava hebraico, o povo hebreu.

Dessa forma, “hebreu” da perspectiva etimológica, provém de Héber. Ao que diz respeito ao grupo de pessoas, podemos dizer que “hebreu” é o povo que descende de Sem, filho de Noé, ou seja, povo semita. Por isso, que o uso do termo antissemitismo traz uma postura contrária ao povo judeu.

Então, até Deus mudar o nome de Jacó para Israel, esse povo ainda pequeno, foi chamado de hebreus.

Agora vamos ao significado do termo “israelita”.

 

Qual é o significado do termo “israelita”?

Esse termo é a versão em português do termo “filho de Israel”, que aparece inúmeras vezes na Bíblia (em torno de 608 vezes nas traduções Almeida). Então, para entendermos o significa de israelita é necessário entender o significa do Israel.

O nome “Israel” foi o nome dado a Jacó, filho de Isaque, depois do seu encontro com Deus, em hebraico Israel significa “lutar com Deus”.

E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel. Gênesis 35:10

Isaque, único filho de Abraão com Sara, teve dois filhos com sua esposa Rebeca, sendo eles Jacó e Esaú. A descendência de Esaú formou os edomitas, já a descendência de Jacó (Israel) gerou os israelitas. Dessa forma, israelita é o povo descendente de Jacó. Abraão, Isaque e Jacó são considerados os patriarcas dos filhos de Israel, os israelitas. Como podemos ver em Êxodo 3:6a – “Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó”. De Israel (Jacó) saíram as 12 tribos de de Israel.

Vamos por último ao significa do termo “judeu”.

 

Qual é o significado do termo “judeu”?

Para entender este termo, é necessário entendermos um pouco sobre as 12 tribos de Israel, que surgiram dos 12 filhos de Jacó (Israel). Abaixo está um mapa com as doze tribos de Israel por volta do ano 1.100 a.C, conforme nos informa o livro de Josué:

Uma dessas tribos é a de Judá. O termo “judeu” vem do nome Judá, mas não significa dizer que ele se refira apenas ao povo desta tribo, mas o termo “judeu” se refere ao povo das 12 tribos de Israel. Mas, você pode estar se perguntando o porquê disso.

Conforme lemos no livro de Ester, a tribo de Judá foi predominante antes de ser levada cativa e também em maior número nos primeiros anos deste retorno, conforme pode ser visto também nos livros de Esdras e Neemias. Então, fica explicado que o fato que justifica o uso generalizado do termo judeu é que havia a predominância da tribo de Judá neste período, assim todo o povo das doze tribos passou a ser chamado de judeu. O termo “judeus” também é usado para designar os seguidores do judaísmo hoje em dia.

 

Conclusão

Portanto, segundo tudo o que vimos, fica concluindo que hebreu se origina de Héber e a primeira menção desse povo vem de Abraão; Israelita, vem de Jacó, quando seu nome é mudado para Israel; e Judeu, vem da tribo de Judá, por sua predominância em determinado período da história do povo.

Esses termos: “hebreu”, “israelita” e “judeu” se refere ao mesmo povo e se trata do povo escolhido por Deus, embora em épocas diferentes.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários.

Deus abençoe.

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!