Leitor Pergunta Natannael Mesquita

Por que o cego Bartimeu chamou Jesus de Filho de Davi?

Antes de você ler esse estudo, responda essa pergunta rápida: Você gostaria de Servir Melhor e exercer com excelência seu Ministério? Estude Teologia em Casa com o Curso Bacharel em Teologia da Universidade da Bíblia. Agora Você Pode Aprender Teologia Com Qualidade, No Seu Ritmo e Sem Mensalidades! A Formação Espiritual Madura Pode ser o Diferencial de Um Obreiro Aprovado por Deus. Estude Teologia em casa e entenda os grandes temas da Bíblia! Clique Aqui e Saiba Como.

Leitor Pergunta: Sobre aquele cego (Bartimeu) que gritava: Jesus, filho de Davi tem compaixão de mim. Porque filho de Davi? Pergunta do Leitor João Paulo.

Jesus filho de Davi

Primeiramente gostaria de agradecer a pergunta de nosso leitor. Agora, vamos a resposta.

Bem, realmente essa é uma ótima pergunta e que quase sempre passa despercebida por muitos leitores. Essa pergunta causa desconforto e dúvidas, pois como poderia Jesus, ser filho de Davi, já que o Rei viveu 1.000 anos antes de Jesus nascer?

Quando paramos para analisar biblicamente essa expressão “Filho de Davi”, vemos que além das passagens que cita a cura do cego Bartimeu em Mt 20:29-34 / Mc 10:46-52 e Lc 18:35-43, há diversas outras citações que também chamam Jesus de filho de Davi.

  • Leia também essa reflexão sobre o clamor do cego Bartimeu, clique aqui.

Mas a explicação para essa expressão vem do Antigo Testamento, precisamente de 2 Sm 7:14-16:

14 Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando ele cometer algum erro, eu o punirei com o castigo dos homens, com açoites aplicados por homens.

15 Mas nunca retirarei dele o meu amor, como retirei de Saul, a quem tirei do seu caminho.

16 Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre.

Bem, esse texto nos fala da aliança de Deus para com Davi e sua descendência, Deus aqui além de estar prometendo (leia os versículos anteriores) que um dos filhos de Davi o sucederia no trono e construiria o templo do Senhor, também ele estava estabelecendo sobre a descendência de Davi uma dinastia real, pois Deus promete a Davi que sua linhagem estaria para sempre no trono.

Dessa forma, essa promessa só poderia ser cumprida se um dos descendentes de Davi fosse o Messias, que reinaria para sempre. Por esse motivo, o anjo Gabriel fala a Maria em Lc 1:32-33 assim:

Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu paiE reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

Se lermos a genealogia de Jesus logo no início do Evangelho de Mateus, veremos que o autor já mostra a prova genealógica de que Jesus em sua humanidade era da descendência direta de Davi, por intermédio de seu pai legal, José. Mateus, faz questão de deixar isso bem claro, pois o seu livro foi escrito para a comunidade judaica, e os judeus sabiam que o Messias tão esperado e já prometido viria da descendência do Rei Davi.

Também em Romanos 1:3-4 (que podemos ler abaixo), vemos que Jesus era descendente segundo a carne do Rei Davi.

“Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor”.

Então, quando o texto chama Jesus de Filho de Davi é com a intenção de dar a Ele um título messiânico. E era também uma expressão do cumprimento da promessa feita a Davi.

Quando as pessoas clamavam Senhor, filho de Davi, elas estavam afirmando que por meio da palavra Senhor, elas criam na divindade e no poder de Jesus. E pela a expressão filho de Davi, elas afirmavam que Ele era o Messias esperado e de que seu reinado não teria fim.

Falar Jesus, filho de Davi, é crer que Jesus era o Messias esperado.

 

É isso. Espero ter respondido sua pergunta.

Se você também que nos ler tem uma pergunta, por favor nos passe, teremos o maior prazer de respondê-la e esclarecer um pouco mais desse livro tão fantástico, que é a Bíblia.

Te espero no próximo o Leitor Pergunta.

 

Veja também:

 

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

4 Comentários

  1. Obrigado pela resposta Nael. Muito bem explicada… Glória a Deus por sua vida! 🙏🏼

    • Natannael & Tatiana disse:

      Amém meu irmão, que bom que ficou claro, que possa vir a esclarecer para muitas outras pessoas

  2. Natalia disse:

    Eu sempre tive essa duvida, pesquisei sobre, conversei com algumas pessoas, mais não ficou tão claro. Ameeei a explicação. Agora sim.. Parabéns!!!