Reflexões Aci Cruz

Afinal de contas, por que motivo eu estou aqui?

A procura pelo propósito (sentido) da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso porque normalmente começamos pelo lado errado – nós mesmo. Nós fazemos perguntas voltadas para nossa própria pessoa, como: “o que eu quero ser?” ou “o que eu devo fazer com a minha vida?” ou ainda “quais os meus objetivos, minhas ambições e meus sonhos de futuro?”. Mas concentrarmo-nos em nós mesmos jamais desvendará o propósito de nossas vidas.

Nesse estudo iremos refletir sobre esse assunto, e através da análise de algumas porções das Sagradas Escrituras (O MANUAL DO NOSSO CRIADOR), nos propomos a lançar um pouco de luz sobre todos os que estiverem em busca do propósito de suas vidas.

Propósito de Vida

TUDO COMEÇA COM E EM DEUS

  • “No principio criou, Deus os céus e a terra.” Gênesis 1.1
  • “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele, a Palavra, estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas através dEle, e sem Ele, nada do que existe teria sido feito.” João 1.1-3
  • “Porque nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, sejam governos ou poderes, tudo foi criado por Ele e para Ele”. Colossenses 1.16

No Salmo 139.13-16 o Salmista Davi se expressa sobre os atributos de Deus e nos traz muita luz sobre esse assunto. No verso 16 ele afirma que Deus o viu quando ele era apenas um embrião, e cada dia da sua vida foram escritos no livro de Deus quando nem ainda um deles havia. “Teus olhos viam meu embrião, e em teu livro foram registrados todos os meus dias; prefixados, antes mesmo que um só deles existisse!”. Deus nos traz à essa vida com propósito definido. Ele nos criou e em seu livro Ele traçou planos para nossa existência.

“SOMENTE EM DEUS ENCONTRAMOS A RAZÃO DA NOSSA EXISTÊNCIA E A SATISFAÇÃO PLENA DE NOSSA ALMA.”

É claro que os pecados que Davi cometeu não estavam no plano original de Deus para sua vida. Nós pecamos justamente quando escolhemos fazer a nossa própria vontade em detrimento da vontade de Deus para nossas vidas.

COMO POSSO CONHECER O PROPÓSITO DE DEUS PARA MINHA EXISTÊNCIA

O MANUAL DO CRIADOR

Deus é o nosso criador e somente Ele conhece o real propósito de nossas vidas. A Bíblia é A PALAVRA DE DEUS e foi escrita por inspiração do Espírito Santo com o propósito de nos levar ao conhecimento de Deus e de seus propósitos para nossas vidas. “Vós examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testemunham acerca de mim.” João 5.39. Conhecer a Bíblia é conhecer o manual do nosso Criador. Na Bíblia encontramos respostas e soluções para todos os nossos conflitos.

 

Veja também essa outra reflexão sobre o assunto:

 

Mas conhecer a Bíblia não basta, muitas pessoas acumulam grande conhecimento sobre as Escrituras, têm formação teológica e podem até serem chamados de doutor e mestres nesse assunto. Mas vivem totalmente fora, longe de Deus e de Seus Planos para suas vidas. Não basta conhecer o Manual do Criador, é preciso conhecer o CRIADOR. Ter um conhecimento pessoal e experimental do CRIADOR.

CONHECENDO AO CRIADOR

  • “Conheçamos e prossigamos firmemente adorando e conhecendo, o SENHOR. Tão certo como nasce o sol, sua vinda ocorrerá sobre todos nós como as boas chuvas que vivificam a terra nos tempos apropriados!” Oséias 6.3
  • “Afinal, o que desejo é o vosso amor, e não sacrifícios; entendimento quanto à pessoa de Deus, mais que ofertas e holocaustos.” Oséias 6.6
  • “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória agora e no Dia eterno! Amém.” 2 Pedro 3.18

Deus deseja que todos nós o conheçamos e por isso Ele mesmo tem se revelado ao longo da história humana permitindo ao homem adquirir conhecimento de sua divindade. O conhecimento de Deus é progressivo. Quanto mais nós o buscamos mais o conhecemos, mais Ele se revela. Quando verdadeiramente desejamos conhece-lo Ele vem a nós e se deixa conhecer. “Achegai-vos a Deus, e Ele acolherá a todos vós! Pecadores limpai as vossas mãos, e vós que tendes a mente dividida pelas paixões purificai o coração” Tiago 4.8.

Paulo era um grande estudioso das Escrituras, desde pequeno foi criado aos pés de Gamaliel um grande mestre judeu. Com certeza Paulo tinha um vasto conhecimento sobre Deus. Mas seu comportamento antes da experiência a caminho de Damasco nos mostra que é possível ter conhecimento sobre Deus e está andando na contramão de Deus. Paulo perseguia a Igreja do Senhor não por ser um homem mau e sim por acreditar que estava fazendo a vontade de Deus. Como fariseu zeloso pela Lei ele via a Igreja como uma seita que ameaçava a fé e a religião judaica, em sua visão isso desagradava a Deus. Para Ele, perseguir a Igreja era fazer a obra de Deus.

 

Veja também:

 

No caminho para Damasco quando o Senhor apareceu à ele, tudo em sua vida mudou. O Senhor revelou-lhe toda a verdade a partir de então. Perseguir a Igreja era perseguir ao próprio Senhor Jesus. Paulo teve um encontro pessoal com o SENHOR. Tudo o que ele conhecia sobre Deus foi ampliado e ele finalmente descobriu com o passar dos dias todo o plano que o Senhor já havia traçado para a vida dele. Quando ele estava já em Damasco, o Senhor em visão revela a Ananias o propósito de sua existência. “Porem, o Senhor ordenou-lhe: Vai, pois ele é para mim um instrumento escolhido, a fim de levar o meu Nome diante de gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Revelarei a ele tudo quanto lhe será necessário sofrer por causa do seu Nome”. Atos 9.15,16.

A vida de Paulo nunca mais foi a mesma ele se entregou ao SENHOR para cumprir todo o plano que havia sido traçado para sua vida. Quando lemos os últimos escritos de Paulo vemos que ele cumpriu todo o propósito sobre o qual o Senhor falou com Ananias:

  • Levar o Nome do Senhor diante dos gentios;
  • Levar o Nome do Senhor diante de reis gentios;
  • Levar o Nome do Senhor diante dos filhos de Israel;
  • Sofrer por Amor ao Nome do Senhor.

Paulo afirma em 2 Timóteo 4. 6-8: “Quanto a mim, já estou sendo derramado como vinho na oferta de libação. O momento da minha partida se aproxima. Combati o bom combate, completei a corrida, perseverei na fé! Agora me está reservada a coroa da justiça, que o senhor, justo Juiz, me concederá naquele Dia; e não somente a mim, mas certamente a todos os que amarem a sua vinda”. Paulo partiu para a eternidade ciente de que havia cumprido o plano de Deus para sua vida e que Deus o recompensaria por isso.

 

Se você não sabe o que significa Libação, clique aqui.

 

VOCÊ NÃO ESTA AQUI POR ACASO!

Descubra qual o plano de Deus para sua existência. Examine as Sagradas Escrituras, busque o conhecimento pessoal e experimental de Deus. Entregue verdadeiramente a sua vida a Jesus e viva plenamente… Aqui na terra e na eternidade!

 

REFERÊNCIAS

  • Bíblia King James Atualizada
  • Com citações do livro “Uma vida com propósitos” de Rick Warren
Aci Cruz

Sobre o autor | Website

Diácono na Assembléia de Deus Templo Central

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam