Dicas Tatiana Duarte

Por onde Começar a Ler a Bíblia?

Por onde começar a ler a Bíblia

Se você assim como eu já se fez essa pergunta, vem comigo, daremos ótimas dicas que vão te ajudar.

Ao nos convertemos ao Evangelho é normal no início ficarmos um pouco perdidos sobre qual a melhor forma de ler a Bíblia. Temos toda aquela sede por conhecer tudo, por saber sobre as obras de Deus, sobre os relatos bíblicos, queremos saber tudo de uma vez só e isso pode nos deixar um pouco confusos.

Eu lembro que quando me converti e comecei a ler a Bíblia me veio inúmeras dúvidas e questionamentos. Eu não entendia o porquê de algumas coisas e como elas aconteceram, eu queria saber tudo ao mesmo tempo.

Na vida cristã as coisas dificilmente acontecem de uma hora para outra, é tudo um processo de aprendizado e amadurecimento, mas é importante ter foco e fé nas Escrituras.

Certa vez ouvi de um pregador (Apóstolo Rina da Igreja Bola de Neve) que a Bíblia é tão profunda que grandes teólogos podem mergulhar e ainda assim não conseguiram chegar na profundidade de todo seu conhecimento, mas também é rasa ao ponto de crianças na fé mergulharem e não se afogarem.

A Bíblia é perfeita, tudo se encaixa, a Palavra nela contida se renova a cada leitura, Deus fala conosco através de coisas que foram escritas há milhares de anos e toda vez é diferente.

Antes de passar as dicas vou colocar aqui uma ilustração que te ajudará a Entender como a Bíblia é dividida.

Por onde começar ler a bíblia

Dito isso vamos para alguma Dicas de como Ler a Bíblia:

  1. A primeira dica que podemos te dar é sempre pedir discernimento e sabedoria a Deus antes de iniciar suas leituras diárias. A Bíblia é um livro sagrado e não um livro de contos, ela é a Palavra viva e eficaz de Deus e temos que lê-la com muito discernimento, não como lemos qualquer outro livro, mas como se estivéssemos ouvindo ensinamentos contados pela própria boca do Pai. Antes de começar a ler faça uma oração a Deus, pedindo que Ele venha se revelar a você por meio da Sua palavra, que Ele venha esclarecer cada dúvida do seu coração.
  2. Tenha sempre sites de confiança que você possa tirar sua dúvidas. As vezes é normal ao longo da leitura ficarmos em dúvida em relação alguma palavra que não conhecemos, sobre algum personagem, enfim, dúvidas surgirão mas uma boa pesquisa pode te ajudar a entender o que acontecia no período narrado, o contexto da passagem, etc. É importante lembrar que os fatos que ocorreram na Bíblia são de uma época, cultura e região totalmente diferentes da que vivemos hoje.
  3. A terceira dica é você começar a leitura pelos evangelhos. Os evangelhos são os primeiros livros do Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas, João). Hoje vivemos em um tempo diferente do tempo do Antigo Testamento, não que ele não seja de vital importância para nós. O fato é que hoje vivemos pela graça de Deus. Se estamos aqui foi porque Deus entregou seu único filho por amor a mim e a você. Jesus é nosso advogado, é o caminho que nos leva a Deus. Nada melhor do que começar conhecendo mais sobre Jesus, seu ministério, seus milagres, seus ensinamentos.
  4. Depois uma boa pedida é ler o livro de Atos dos Apóstolos. O Livro de Atos vem falar sobre o período em que os discípulos de Jesus pregavam sobre os ensinamentos cristãos, fala sobre a descida do Espírito Santo, sobre o início da Igreja primitiva. Esse livro nos fala como o próprio nome já deixa claro dos atos dos apóstolos, de seus feitos, nos ensinando sobre o que é ser um discípulo de Jesus e muito mais. Aprendemos muito com o testemunho de cada um deles.
  5. Logo em seguida é interessante ler as Cartas Paulinas (cartas escritas pelo Apóstolo Paulo) e as outras cartas. Essas cartas trazem muito conhecimento, nos ensinam a como orar, como buscar a Deus, como sermos santos, fugir da aparência do mal. Nos falam sobre o amor, compaixão, dons do Espírito, frutos do Espírito e muito mais coisas que precisamos saber para agir da forma como Deus deseja.
  6. A sexta dica é você se dirigir ao Velho Testamento, você já terá uma boa bagagem sobre o que é ser um discípulo de Jesus e vai entender de forma mais clara tudo o que aconteceu que nos levou até o Novo Testamento. Leia o Pentateuco (5 primeiros livros da Bíblia, depois leia os Livros Poéticos que são cheio de sabedoria. Em seguida volte para os Livros históricos que são fenomenais: história de Josué, Sansão, Davi, Samuel, Rute, Ester, Salomão, personagens que fizeram grandes coisas mas que também erraram e tiramos grandes lições da vida de cada um deles.
  7. Agora iremos para Livros Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Daniel, Ezequiel (Profetas Maiores) e também leremos os Profetas Menores e Apocalipse. É importante lembrar sempre de pedir muito discernimento a Deus principalmente ao ler esse livros proféticos e cheios de revelação.

 

Lendo 4 capítulos da Bíblia por dia você concluirá a leitura dela dentro de um ano, isso não é demais?

Para isso você só precisa ter foco, não desistir, sempre ter fome e sede pela Palavra de Deus, desejo de conhecer-lo mais intimamente.

Caso você ainda tenha muitas dúvidas e dificuldades sobre como Ler de forma melhor a Bíblia e se sente perdido com tantas informações podemos de indicar um e-book super legal com um método muito interessante que vai te ajudar com certeza e também o Curso Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa que é fantástico. Se você se interessa e quer saber mais detalhes, clica nesse link (Método Como Ler e Entender a Bíblia) ou nas imagens abaixo.

Gostou das dicas? Deixa um comentário.

Método como Ler e Entender a Bíblia

Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa

Tatiana Duarte

Sobre o autor | Website

Serva de Deus, servindo na Casa do Senhor como diaconisa e intercessora. Esposa apaixonada

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam