O que significa Urim e Turim na Bíblia?

Permita-me “atrapalhar” sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

 

Você já ouviu a respeito do Urim e Tumim? Há muitas curiosidades e questões interessantes na Bíblia e com certeza uma delas era o uso do Urim e do Tumim. Vamos entender um pouco mais através desse Estudo Bíblico.

A primeira menção está em Êxodo 28:30: “Ponha também o Urim e o Tumim no peitoral das decisões, para que estejam sobre o coração de Arão sempre que ele entrar na presença do Senhor. Assim, Arão levará sempre sobre o coração, na presença do Senhor, os meios para tomar decisões em Israel. “

urim-tumim-na-biblia

O que significa Urim e Tumim na Bíblia?

Urim e Tumim, que vem do hebraicoאורים ותמים, significam “luzes e perfeições”. Mas a quem interprete essa expressão como “maldições e perfeições”. A tradução mais aceita dessas duas palavras seria Urim = “luzes” e Tumim = “perfeição”. Esses dois objetos sagrados (menções antigas sobre eles indicam que seriam uma espécie de pedrinhas), eram originalmente carregados na veste usada pelo sumo sacerdote (mais precisamente no peitoral).

 

Para que servia o Urim e o Tumim?

O Urim e o Tumim eram usados para determinar a vontade de Deus em questões importantes. Pouco se sabe sobre eles, mas provavelmente eram pedras preciosas ou objetos planos que Deus usou para dar orientação ao seu povo.

O Urim e o Tumim eram usados pelo sacerdote para tomar decisões. Estes nomes que querem dizer “Maldições” e “Perfeições”, e se referem à natureza de Deus, cuja vontade revelavam.

“Ele deverá apresentar-se ao sacerdote Eleazar, que lhe dará diretrizes ao consultar o Urim perante o Senhor. Josué e toda a comunidade dos israelitas seguirão suas instruções quando saírem para a batalha”. Números 27:21

 

Como era usado o Urim e o Tumim?

O sumo sacerdote os mantinha no bolso que estava ligado ao seu peitoral, eles eram tirados ou agitados, para obter uma resposta “sim” ou “não”. Alguns estudiosos acreditam que o Urim pode ter sido a resposta não e o Tumim a resposta sim.

Depois de um tempo de oração pedindo orientação, o sacerdote sacudia as pedras e Deus faria com que a correta caísse. Outro ponto de vista é que o Urim e Tumim eram pequenos objetos planos, cada um com um lado sim e um lado não. O sacerdote deixava os dois caírem de seu bolso. Se ambos pousassem no lado sim, a resposta de Deus era positiva. Dois lados não representavam uma resposta negativa. Um lado sim e um não representava a ausência de uma resposta.

 

Veja também:

 

O rei Saul fez uso desses elementos buscando saber a vontade de Deus: “Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas” (1 Samuel 28:6).

Após esse episódio tem um longo tempo sem qualquer menção do uso deles, voltando somente a serem mencionados nos tempos de Esdras e Neemias: “O governador lhes disse que não comessem das coisas sagradas, até que se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim” (Esdras 2:63).

Isso pode ser um indicativo de que o uso desses elementos se deu em épocas onde a atuação de profetas de Deus não era tão grande, e foram usados como uma forma mais simples de conhecer a vontade de Deus em questões duvidosas.

Entenda: Deus tinha um propósito específico para usar este método de orientação – Ele estava ensinando a uma nação os princípios para segui-lo. Mas como nossa situação não é a mesma, não devemos inventar maneiras como esta para que Deus nos guie.

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam