Significados Natannael Mesquita

O que significa principados e potestades?

Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como.

 

Vemos nas Escrituras, menções das expressões principados e potestades, como podemos ver no seguinte texto: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele”. Colossenses 1:16

Mas, você conhece o significado dessas expressões? Nesse estudo bíblico, iremos entender de forma mais profunda sobre esses termos e sua aplicação dentro do texto bíblico.

O que significa principados e potestades

O que são os principados e potestades citados na Bíblia?

Segundo o Dicionário Michaelis:

Principado é

1 Dignidade, título ou condição de príncipe ou princesa.
2 Território ou Estado governado por um príncipe ou princesa.
3 Terra que atribuía o título de príncipe a seu proprietário.
4 Período durante o qual o príncipe exerce suas funções.
5 Dignidade imperial, entre os romanos.
REL Um dos nove coros em que se dividem os anjos e os seres celestiais.

Potestade é
1 Potentado, acepção.
2 Característica daquele que se faz obedecer.
3 O ser supremo.
4 REL Os anjos da sexta hierarquia ou do sexto coro.

 

Como podemos ver, principados e potestades, são governantes, dentro da Bíblia, dependendo do contexto, esse significado por mudar, podendo significar governantes como líderes políticos ou governantes espirituais (anjos e demônios).

De forma resumida, principados são uma espécie de reino ou território governado por um príncipe, já potestades se trata de pessoas com poder e autoridade sobre outras pessoas. Em algumas traduções, principados e potestades também são chamados de “governadores”, “poderes” ou “autoridades”.

Então, dessa forma existe dois tipos de principados e potestades, vamos ver a seguir:

 

Principados e Potestades de ordem espiritual

Como no exército, governo e várias outras classes da sociedade, anjos e demônios também são organizados em uma hierarquia. Em Colossenses 1:16, fica entendido que Deus criou todos esses seres e Ele determinou sua função e hierarquia.

 

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
Colossenses 1:16

 

Veja também:

 

Então, todo principado e potestade dos anjos obedece ao Senhor. Mas, devido a rebeldia e a queda de Satanás, alguns anjos (a terça parte, como menciona Apocalipse 12:4) também se rebelaram contra o Senhor e decidiram seguir o diabo. Por conta do pecado, Satanás se tornou o governador desse mundo (Efésios 2:1-2), dessa forma, ele também tem seus principados e potestades (os demônios).

Como é possível observar, há uma batalha espiritual sendo travada entre os principados e potestades que obedecem ao Senhor e os principados e potestades que obedecem ao diabo. Essa é uma parte da guerra espiritual (Apocalipse 13:7Efésios 6:11-12).

Vale lembrar que na cruz, Jesus venceu todo principado e potestade do mal (Colossenses 2:13-15). Nenhuma autoridade, por mais poderosa que seja, está acima de Jesus.

 

Abaixo, algumas passagens que tratam dessas entidades espirituais:

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Efésios 6:12

 

E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
Colossenses 2:15

 

Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
1 Coríntios 15:24

Principados e potestades de ordem humana

A Bíblia também menciona o termo para falar de autoridades humanas, que governam pessoas como um grupo ou até povos inteiros. Somos aconselhados pela a Palavra a respeitar essas autoridades e orar por elas, para que possamos ter uma vida pacífica (1 Timóteo 2:1-2). Toda autoridade que promove justiça provém de Deus.

Essas autoridades humanas têm grande responsabilidade diante de Deus devido a sua posição de poder. Deus vai julgar os maus governantes. Como cristãos, precisamos ajudar essas autoridades a cumprirem seu papel da melhor forma, lembrando que o trabalho por eles desempenhado não é fácil, portanto merecem respeito (Romanos 13:1-3).

 

Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
1 Timóteo 2:1,2

 

Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.
Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
Romanos 13:1-3

 

Outros Estudos Bíblicos:

 

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado sobre temas bíblicos difíceis e polêmicos, cortando caminho ajudado por quem já esteve lá, já estudou, já pesquisou e agrupou tudo isso para te ajudar? Clique aqui e pegue seu Manual Bíblico agora!

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam