O que significa na Bíblia retirar o opróbrio?

Permita-me “atrapalhar” sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

 

Certamente você já viu essa palavra enquanto realizava suas leituras bíblicas, mas você já parou para se perguntar o que ela significa? O que Deus quis dizer para Josué quando disse que removeu o opróbrio do Egito do povo de Israel (Js 5:9)? E quanto a Isabel quando disse que Deus destruiu seu opróbrio (Lc 1:25)? Vamos descobrir através desse Estudo Bíblico.

O QUE SIGNIFICA NA BÍBLIA RETIRAR O OPRÓBRIO

Por conta da grande seca que abateu Canaã por volta dos anos de 1750 a.C o povo de Israel liderado por Jacó deixam sua terra e foram em direção ao Egito. Nessa época, seu filho José era governador e eles se instalaram na região de Gósen e cresceram e se multiplicaram. Passados muitos anos, toda aquela geração havia morrido e subiu ao trono do Egito um rei que nada sabia a respeito de José e temendo o povo de Israel que eram fortes e numerosos, escravizou-os e passou a oprimi-los. Mais de 400 anos o povo de Israel viveu em terras estrangeiras até que Deus levantou Moisés para libertá-los.

Durante 40 anos que o povo esteve em peregrinação no deserto, não cumpriram os mandamentos e não foram circuncidados. Quando Josué, o novo líder de Israel, atravessou o Jordão, Deus manda que Josué faça facas de perdeneira e circuncide todos os filhos de Israel.

 

Então o Senhor disse:

“Disse mais o Senhor a Josué: Hoje retirei de sobre vós o opróbrio do Egito; por isso o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje”. Josué 5:9

 

O opróbrio significa desonra, infâmia, injúria, afronta. É um substantivo masculino, com origem do latim opprobriu.

O opróbrio do Egito é a miséria e a humilhação que o povo de Deus viveu durante muitos anos escravizados e injuriados. Porém Deus tinha um plano para libertação do povo. Quando os israelitas atravessaram o Jordão e Deus diz que estava retirando deles o opróbrio do Egito, Ele estava dizendo que ali estava começando um novo ciclo, entrando na terra prometida, recebendo toda honra de terem terra própria e deixando para trás todo o sofrimento vivido durante séculos.

Deus mais uma vez mostra sua fidelidade para com o povo, perdoando-lhes de todo o pecado e os levando a viver um novo tempo de intimidade e fidelidade.

 

Veja também:

 

Ao longo de toda a Bíblia, tanto no Novo como no Velho Testamento podemos ver essa palavra sendo citada, como sinal de vergonha e desonra, como em Lucas 1:25 Isabel diz: “Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.”

A Bíblia relata que Isabel e Zacarias viviam irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor e que eram avançados em idade e não tinha filhos, pois Isabel não podia conceber. Certo dia, enquanto exercia o sacerdócio, ao entrar no santuário lhe apareceu um anjo do Senhor e lhe disse que Isabel conceberia um filho que seria chamado João. Passando algum tempo Isabel concebeu e foi tomada de grande alegria.

Na tradição judaica, mulheres estéreis eram consideradas infelizes e pecadoras, pois eles entendiam que essa condição era um castigo de Deus e muitas dessas mulheres eram excluídas da sociedades, eram humilhadas e menosprezadas e ainda era motivo para seus maridos pedirem o divórcio.

Opróbrio é o que provoca uma extrema vergonha, um vexame, uma ação de desonra, de humilhação, que ocorre de maneira pública. Que provoca o estado de abjeção extrema, o último grau de baixeza moral.

E era exatamente assim que Isabel se sentia, porém Deus lhe deu a honra de conceber aquele que anunciaria a vinda do Messias, que clamaria e seria chamado profeta, que batizaria o povo de Deus nas água e prepararia o caminho para vinda de Jesus.

Isabel foi agraciada pela bondade do Senhor por ser mulher digna e fiel, dessa maneira, aquilo que trazia vergonha para sua casa, o opróbrio que que lhe acompanhara por tantos anos foi retirado.

Por isso, não importa o que você já tenha passado ou o que você ainda passa, Deus conhece a sua luta e sabe daquilo que te envergonha. Ele deseja retirar de você o opróbrio que te prende, que te escraviza, que não te permite avançar e fluir em Sua presença, então clame a Deus, tenha fé e não desista jamais. Pode demorar anos, mas nunca perca a fé e a esperança, Deus está contigo assim como esteve com o povo de Israel, com Isabel e com tantos outros.

Método como Ler e Entender a Bíblia

Tatiana Duarte

Sobre o autor | Website

Serva de Deus, servindo na Casa do Senhor como diaconisa e intercessora. Esposa apaixonada

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!