Significados Natannael Mesquita

O que significa hosana?

Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como.

 

Há expressões e palavras na Bíblia que lemos, mas nem sempre entendemos o seu verdadeiro significado, uma delas com certeza é Hosana, na qual Mateus 21.9 fala: “E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!”. Mas, qual será o significado dessa palavra? Veremos adiante.

O que significa hosana

Qual o significado de Hosana e Hosana nas Alturas?

Hosana é uma palavra hebraica, formada por duas palavras: “hoshiah” e “na”, que significam “salva-nos“, “salva, pedimos” ou “salve-nos, por favor“. Na sua forma original, a palavra é Hoshana, no grego é Hosanna.

Essa palavra vinha do Sl 118:25-26, parte de um dos cânticos entoados pelos peregrinos a caminho de Jerusalém quando um festival religioso estava próximo, essa passagem também traz a frase “Bendito é o que vem em nome do Senhor”. O Salmo 118 era usado por ocasião da festa dos Tabernáculos e o versículo 25 tinha a função especial de dar o sinal para começar a agitação dos ramos (lulab).

 

Veja também:

 

Bem, em Mateus 21:9, a palavra foi aplicada de uma forma diferente do seu sentido original, pois nesse contexto, no momento triunfal da entrada de Jesus em cima de um jumentinho em Jerusalém (Veja a Reflexão: Eu quero ser um jumentinho), a palavra é aplicada como uma forma de adoração e exclamação ao Senhor. Assim, o seu significado mudou de um clamor por salvação para uma expressão de louvor e gratidão pela salvação que estava chegando, significado que predomina até hoje.

Nesse mesmo momento histórico, o povo além de clamar Hosana, também clamava Hosana nas Alturas, essa expressão podia ter diversos significados, tais como:

  • Glória nas alturas (como em Lc 19:38);
  • Salvação vem das alturas (céu);
  • Louvem a Deus nas alturas por sua salvação;
  • Deus vem salvar-nos;
  • “Salva-nos agora, ó Tu que habitas nas maiores alturas”.

 

Outros Estudos Bíblicos:

 

Onde aparece essa palavra na Bíblia?

Aparece 6 vezes em toda a Bíblia, no Novo Testamento em 5 vezes, todas nos Evangelhos, são elas: Mateus 21.9 (2x) e 21:15, Marcos 11.9 e João 12.13). No Velho Testamento, ela não aparece em sua forma literal “hosana”, mas vemos no Sl 118:25 sua forma imperativa longa (hoshi‘ana): “Salva-nos, agora, te pedimos, ó SENHOR; ó SENHOR, te pedimos, prospera-nos”.

 

Conclusão

Hosana era uma exclamação de louvor e gratidão do povo e uma forma de reconhecimento de que Jesus era o Salvador que eles aguardavam.

Ao gritarem hosana, as pessoas estavam clamando a Jesus por salvação. Ao mesmo tempo, estavam agradecendo a Deus pela salvação que estava chegando. “Hosana” era seu grito de gratidão e esperança.

Por causa da forma como foi usada na entrada triunfal, hosana passou a ser usada como expressão de louvor a Deus entre os cristãos.

 

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado sobre temas bíblicos difíceis e polêmicos, cortando caminho ajudado por quem já esteve lá, já estudou, já pesquisou e agrupou tudo isso para te ajudar? Clique aqui e pegue seu Manual Bíblico agora!

 

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!