Significados Natannael Mesquita

O que significa hora terceira, hora sexta e hora nona citadas na Bíblia?

Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como.

 

Precisamos ter em mente quando lemos a Bíblia, é que os relatos escritos nela, passam em uma cultura e tempo totalmente diferentes do nosso. Dessa forma, é necessário entendermos e estudarmos a cultura daqueles povos e o tempo em que se passava, para que assim, possamos compreender melhor as citações que são feitas.

E quando se trata disso, um assunto que muitos ficam confusos, é em relação aos horários de algumas passagens bíblicas, já que os judeus marcavam as horas de forma diferente de nós.

Por exemplo: “E era a hora terceira, e o crucificaram”. Marcos 15:25. A pergunta que fica é: A que horas Marcos está se referindo sobre a crucificação de Jesus?

O que significa hora terceira, hora sexta e hora nona citadas na Bíblia

Então, para entendermos melhor essas passagens, vamos aprender como os judeus marcavam as horas. Diferente de nós, os judeus contam as horas tendo como ponto de partida o nascer do sol, ou seja, das 6 da manhã até às 18 horas. Este período de 12 horas é dividido em três horas principais de quatro horas cada um, sendo estabelecido da seguinte forma:

 

Veja também:

 

  • Primeira (6 horas);
  • Terça (9 horas)
  • Sexta (12 horas);
  • Nona (15 horas);

Já a noite, era contada das 18 horas até às 6 da manhã do dia seguinte. Os judeus separavam as noites em 3 vigílias de 4 horas cada uma, já a forma de contar as horas dos romanos, separavam as noites em 4 vigílias, ficando da seguinte forma (saber dessa diferença, vai ajudar bastante no momento de entender os textos bíblicos, já que há autores que usam a contagem dos judeus e outros que usam a contagem dos romanos):

Vigílias da noite (contagem dos judeus)

  • Primeira vigília da noite = das 18h até 22h
  • Segunda vigília da noite = das 22h até 2 da manhã
  • Terceira vigília da noite = das 2 da manhã até 6 da manhã

Vigílias da noite (contagem dos romanos)

  • Primeira vigília da noite = das 18h até 21h
  • Segunda vigília da noite = das 21h até meia noite
  • Terceira vigília da noite = da meia noite até 3 da manhã
  • Quarta vigília da noite = das 3 da manhã até 6 da manhã

 

OBS: Diferente de como contamos o dia completo, que vai das 0h até às 24h, os judeus fazem a contagem do dia completo de 24 horas do dia do pôr-do-sol (18h) de um dia, até o pôr-do-sol (18h) do outro dia. Por isso, que o sábado judaico, na realidade, ia das 18h da sexta-feira (pôr-do-sol), até as 18h do sábado (pôr-do-sol).

 

Agora, aprendido como os judeus e os romanos contavam as horas, vamos aplicar e entender melhor observando algumas passagens bíblicas:

 

  1. “E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Mateus 27:46. Agora, entendemos que quando Mateus fala sobre a exclamação de Jesus na hora nona, é em nossa contagem de horas, por volta das 3 da tarde.
  2. “E era a hora terceira, e o crucificaram”. Marcos 15:25. A hora terceira seria por volta das 9 horas da manhã, o que nos faz compreender, que Jesus ficou de 9 horas da manhã (hora nona) até às 3 da tarde (hora terceira) perdurado na cruz, o que abrange um período de 6 horas na cruz.
  3. “E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona“. Marcos 15:33. Houve trevas de meio dia até às 15 da tarde.
  4. “E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos”. Lucas 12:38. Jesus estava citando nessa passagem que esse senhor poderia chegar entre 22h (segunda vigília da noite) e 6 da manhã do dia seguinte (terceira vigília da noite).
  5. “Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar”. Mateus 14:25. Aqui, Mateus já usa a contagem das horas dos romanos, por isso, a importância de também entendermos sua forma de contagem. Nessa passagem, ele se referia que Jesus andou por cima do mar entre 3 da manhã e 6 da manhã (quarta vigília da noite segundo os romanos).
Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam