Curiosidades Natannael Mesquita

O que significa dracma, estáter, denário, darico e asse na Bíblia?

Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como.

 

Nos tempos bíblicos mais antigos, a forma de negociação usada era a “troca”, mas ao passar dos anos, começou a surgir as primeiras formas de moedas. Em nossas leituras bíblicas, com certeza, já lemos a respeito do “dinheiro” daquela época, como, por exemplo, os famosos dracmas, denários, estáter e outros.

Vamos então abaixo aprender sobre as principais moedas da época bíblica, o que vai nos ajudar a compreender melhor o valor de cada uma delas e muitos detalhes dos textos bíblicos.

 

O que significa denário, dracma, darico, asse e estáter na Bíblia

Dracma

Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
Lucas 15:8

 

E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? Mateus 17:24

 

É um moeda de origem grega, também utilizada em alguns reinos do Oriente Médio, de prata, usada no primeiro século d.C. A dracma é considerada a moeda com maior tempo de circulação no mundo, sendo utilizada na Grécia até o ano de 2002, quando o Euro passou a ser a moeda oficial dos gregos.

A dracma também pode ser uma medida de peso, equivalente a 1.772 gramas e que ainda é utilizada em alguns países. Esta medida era bastante utilizado para pesar metais preciosos, como por exemplo: dracma inglesa.

A dracma tem um valor equivalente a um denário, o que correspondia ao valor de um dia de trabalho de um trabalhador braçal. Por isso, na parábola a mulher fazia de tudo para achar sua dracma perdida, pois era de grande valor.

Na dracma ática estava estampava a cabeça da deusa Atena numa face e na outra uma coruja.

Estáter

Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. Mateus 17:27

 

Quando Jesus chega em Cafarnaum com seu discípulo Pedro, é exigido pelos cobradores de impostos que eles paguem um imposto de duas dracmas. Jesus ordena então a Pedro que ele vá pescar e no primeiro peixe haveria uma moeda chamada estáter (moeda grega que valia referente a 4 dracmas), justamento o valor necessário para pagar o imposto de ambos.

O Estáter é uma moeda antiga usada em diversas regiões da Grécia. Eram feitas de ouro ou prata. É originado do termo grego isthmi, istemi, verbo que também significa “fixar”, “instituir”, nos trazendo a ideia de que o estáter era o valor e moeda instituída e fixada como base no sistema monetário grego.

 

Veja também:

 

Denário

No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.
Lucas 10:35

 

Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, respondeu-lhes: Por que me experimentais? trazei-me um denário para que eu o veja.
Marcos 12:15

 

Ele, porém, lhes respondeu: Dai-lhes vós de comer. Então eles lhe perguntaram: Havemos de ir comprar duzentos denários de pão e dar-lhes de comer?
Marcos 6:37

 

Com certeza, essa é a moeda romana mais famosa das Escrituras, mencionada pelo menos dezesseis vezes no Novo Testamento. O denário correspondia a um salário diário de um trabalhador. Com um denário era possível comprar em torno de 8 quilos de pão.

O significado de denário, do latim denarius, e do grego denarion, tem origem no seu valor, pois inicialmente o denário equivalia a dez asses de cobre (outra moeda romana). Daí vem o nome denário, que significa algo como “dez por vez” ou “que contém dez”.

Tempos tempos, o denário passou a valer dezesseis asses de cobre, isso devido a uma mudança no valor do próprio asses. O denário foi uma moeda tão popular que muitos países acabaram por adotar o termo “denarius” como designação de suas moedas nacionais. A própria palavra em português “dinheiro” tem origem no latim denarius, assim como o francês denier, o espanhol dinero e o italiano denaro.

Por isso, em Marcos 6:37, os discípulos se espantam quando Jesus ordena comprar duzentos denários de pão, o que correspondia a seis meses de trabalho de um trabalhador comum.

 

Darico

Conforme as suas posses, deram para a tesouraria da obra, em ouro sessenta e um mil dáricos, e em prata cinco mil minas, e cem vestes sacerdotais.
Esdras 2:69

 

A primeira menção que a Bíblia faz de uma moeda, é do darico, era uma moeda de ouro com cerca de 8,4 gramas, comum no Império Aquemênida, desde a sua introdução pelo rei Dario I, a qual lhe deu o nome de si mesmo.

A moeda tinha a imagem do rei persa armado com um arco e flecha. A sua utilização terminou com a invasão do império por Alexandre, o Grande em 330 a.C. As moedas foram derretidas e o ouro utilizado para a cunhagem de novas moedas. Esta é possivelmente a principal razão pela sua raridade, apesar de seu uso difundido na época.

Asse

Não se vendem dois passarinhos por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
Mateus 10:29

 

Asse (as, em latim, plural asses) era uma moeda romana antiga de bronze e, posteriormente, de cobre. Seu valor era em torno de 1/16 do denário, o que correspondia dizer que se um denário valesse dez reais, um asse valeria 10 reais dividido por dezesseis, o que daria, 0,62 centavos.

Na passagem acima, Jesus estava mostrando que mesmo coisas de baixo valor (dois passarinhos por um asse) para Ele tinha grande importância e não fugia a seu controle e a seus cuidados.

 

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

 

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam