Significados Natannael Mesquita

O que significa dar pérolas aos porcos?

Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como.

 

O texto mencionado se encontra em Mateus 7:6, como podemos ver abaixo:

“Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão”.

O que significa dar pérolas aos porcos

Mas pra entendermos melhor e termos uma compressão mais apurada, precisamos entender antes o que seriam as pérolas, essa palavra está sendo usada no sentido literal ou figurada? E os porcos, quem seriam? A que classe de pessoas Jesus quis se referir? Vamos ver isso a partir de agora.

 

Pérolas

Como já sabemos, pérolas são objetos de adorno, principalmente em anéis, brincos, pulseiras e colares, objetos de alto valor. Essas pérolas sagradas, significam:

  • O Evangelho da Salvação;
  • O Conhecimento da Palavra;
  • Nossa vida e tempo;
  • Nossos talentos e dons;
  • Sabedoria e Discernimento;

Dessa forma, ninguém sensato vai sair por aí desperdiçando pérolas e coisas sagradas, nem as tratando com desprezo e desleixo.

 

Porcos

Os porcos eram animais impuros, segundo a lei de Deus (Dt 14:8). Alguém que tocasse um animal impuro se tornava “cerimonialmente impuro”, e não poderia ir ao Templo para adorar, até que a impureza fosse removida. Jesus usa os porcos para descrever pessoas que “pisam” no que é santo (as pérolas), que zombam, e que ainda dilaceram a quem apresentam as pérolas, as resistindo de forma feroz.

 

Significado

O que Jesus nos diz é que não devemos confiar ensinamentos santos a pessoas iníquas ou impuras. É inútil tentar ensinar conceitos santos a pessoas que não querem ouvir e somente refutarão o que dissermos. Não devemos deixar de proclamar a Palavra de Deus aos incrédulos, mas devemos ser sábios e criteriosos em nosso testemunho, para que não desperdicemos nosso tempo. É necessário termos sabedoria e discernimento para identificar ações, situações ou pessoas que podem “contaminar” nossas pérolas.

 

Veja também:

 

Jesus deixa mais um conselho a seus discípulos quando se trata dessa situação, como podemos ver em Mateus 10-14:

Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés, quando saírem daquela casa ou cidade”.

Paulo também utilizou do mesmo princípio em Atos 18:5-6:

“Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo. Opondo-se eles e lançando maldições, Paulo sacudiu a roupa e lhes disse: “Caia sobre a cabeça de vocês o seu próprio sangue! Estou livre da minha responsabilidade. De agora em diante irei para os gentios”.

 

Então, fica claro que Jesus não nos estar proibindo de que preguemos sua Palavra a todos, MAS, que havendo resistência, zombaria, blasfêmia e irreverência diante das pérolas de Deus, que é a Sua Palavra, não desperdicemos aquilo que temos de mais precioso (não joguemos pérolas aos porcos).

Por isso, é necessário sabedoria e discernimento espiritual para entender as situações e se as pérolas lançadas estiverem sendo pisadas, é momento de sair de cena e buscar novas oportunidades para continuarmos a lançar as Boas Novas do Evangelho.

 

Outros Estudos Bíblicos:

 

Você já passou por alguma experiência de blasfêmia, rejeição e zombaria no momento de lançar as pérolas do Evangelho as pessoas? Nos conte nos comentários.

 

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado sobre temas bíblicos difíceis e polêmicos, cortando caminho ajudado por quem já esteve lá, já estudou, já pesquisou e agrupou tudo isso para te ajudar? Clique aqui e pegue seu Manual Bíblico agora!

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam