Significados Natannael Mesquita

O que significa Aleluia?

Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como.

 

É normal, comum, várias vezes em nosso dia usarmos a expressão Aleluia, pois essa palavra faz parte do vocabulário dos cristãos, constantemente estamos pronunciando em nossas orações, em louvores, com os amigos, na igreja e em várias outras situações, mas com certeza a maioria não sabe o seu significado, de onde essa expressão venho, etc. Esse estudo tem como objetivo trazer luz a esse assunto, então vamos com tudo.

O que significa Aleluia

A palavra Aleluia vem do hebraico, formada por duas palavras que significa “louvem ao Senhor”. Também pode ter o significado de “Adorem a Deus” ou “Glória a Deus”.

Aleluia, como dito acima é a junção de duas palavras, são elas:

  • Hallelu – seu significado é louvem ou adorem;
  • Yah – que significa Deus, apontando para como Deus se apresentou a Moisés, como o “Eu Sou” (que no hebraico é parecido com Yahweh ou Jeová;

Quando pronunciamos Aleluia, estamos louvando e exaltando o nome do Senhor, Aleluia é uma expressão de louvor a Deus, e não a qualquer deus, mas ao Deus verdadeiro, o criador de todas as coisas. Quando sai de nossa boca Aleluia, dizemos a todos, que somente o Deus verdadeiro merece todo o louvor.

 

 

Aleluia no Velho Testamento

No Antigo Testamento, a expressão Aleluia aparece principalmente nos Salmos. Em algumas passagens a expressão já vem traduzida como “louvai ao Senhor”. Como podemos ver em Salmos 106:48 – “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade em eternidade, e todo o povo diga: Amém. Louvai ao Senhor“.

Normalmente aparece no início ou no fim de canções de louvor a Deus, como uma forma de anunciar um momento de louvor e também para chamar a congregação para participar dos cânticos ao Senhor.

 

Veja também:

 

Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.
Salmos 150:1-6

 

Aleluia no Novo Testamento

Na Nova Aliança, a expressão aparece em quatro oportunidades, todas no livro de Apocalipse, registradas no capítulo 19, versículos 1, 3, 4 e 6.

 

E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
Apocalipse 19:1

 

E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
Apocalipse 19:3

 

Outros Estudos Bíblicos:

 

E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!
Apocalipse 19:4

 

E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
Apocalipse 19:6

 

Aleluia ou Aleluias?

Já sabemos que é normal e conhecemos o significado da expressão “Aleluia”, mas também está se tornando comum ouvirmos muito a expressão “Aleluias”. Qual a expressão certa a usar? Qual o significado de “Aleluias”?

Conforme vimos e conhecemos, o termo Aleluia significa “Louvai ao Senhor”, portanto, se Aleluia é “Louvai a Deus”, “Aleluias” seria “Louvai a deuses”? Não tem sentido a pronúncia no plural do termo “Aleluia” devido ao sentido e a origem da palavra. A Bíblia também não faz qualquer menção do uso dessa expressão no plural. Talvez a pronúncia do termo “Aleluias” de forma errônea se deva devido ao desconhecimento da origem da palavra e de seu significado.

A palavra correta é aleluia. Muitas pessoas dizem “aleluias” querendo dizer “muitos louvores a Deus”. Mas a palavra aleluias não é muito correta, porque pode significar “louvem aos Deuses”, não “louvores a Deus”. Mas esse não é um erro grave, Deus entende o que as pessoas querem dizer. Mas, sabemos agora do significado, use “Aleluia”, ao Único Deus, que é digno de ser louvado e adorado.

 

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam