Significados Natannael Mesquita

O que significa a palavra bíblica Libação?

Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como.

 

Há palavras bíblicas que lemos, que hoje não são mais usadas, que ficaram em desuso, e quando lemos atualmente não entendemos o seu sentido original e acabamos por também não compreender o que a passagem e seu contexto que nos falar. Para evitar essas confusões, é necessário mergulharmos em busca do sentido original dessas palavras bíblicas. E uma delas, é a palavra Libação.

 

Antes de entrarmos em seu significado, vejamos algumas passagens que trazem a palavra Libação.

 

E a sua libação será a quarta parte de um him para um cordeiro; no santuário, oferecerás a libação de bebida forte ao Senhor. Números 28:7

 

Holocausto é de cada sábado, além do holocausto contínuo, e a sua libaçãoNúmeros 28:10

 

E Jacó pôs uma coluna no lugar onde falara com ele, uma coluna de pedra; e derramou sobre ela uma libação, e deitou sobre ela azeite. Gênesis 35:14

 

E queimou o seu holocausto, e a sua oferta de alimentos, e derramou a sua libação, e espargiu o sangue dos seus sacrifícios pacíficos sobre o altar. 2 Reis 16:13

 

E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós. Filipenses 2:17

 

Essa palavra aparece inúmeras vezes no Velho Testamento e algumas vezes no Novo Testamento, em sentido figurado.

 

Libação

O que significa Libação?

Libação era o ato de derramar ou aspergir algum líquido, podendo ser vinho (Cf. Nm 15:7), óleo (Cf Gn 35:14), algum tipo de bebida forte (Cf. Nm 28:7), leite ou azeite, como um ato de culto a Deus, uma oferta de bebidas.

Não se sabe ao certo quando se começou essa prática, mas se sabe que esse era um ato comum em diversos cultos de povos pagãos da Antiguidade, como na antiga Roma e antiga Grécia.

 

Veja também:

 

Nas Escrituras, vemos esse ato de adoração presente antes mesmo da Lei Mosaica, quando Jacó pratica o ato de libação em adoração a Deus, em Gênesis 35:14.

Depois temos nas leis mosaicas, diversas menções do ato de libação em adoração a Deus, como podemos ver em Êxodo 29:40-41 “Com um cordeiro a décima parte de flor de farinha, misturada com a quarta parte de um him de azeite batido, e para libação a quarta parte de um him de vinho, e o outro cordeiro oferecerás à tarde, e com ele farás como com a oferta da manhã, e conforme à sua libação, por cheiro suave; oferta queimada é ao Senhor”. Essa prática se torna então parte do cerimonial de adoração ao Senhor dada aos israelitas.

Em Isaías 53:12, o profeta usa a expressão libação para profetizar a morte do servo sofredor – Jesus, que derramou a sua vida até a morte em sacrifício e oferta para perdão de nossos pecados.

Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
Isaías 53:12

No Novo Testamento, temos em algumas passagens, mas com o seu uso em sentido figurado, como podemos ver em 2 Timóteo 4:6 “Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo”. Como também podemos ver em Filipenses 2:17 “Contudo, ainda que eu seja derramado como libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós”.

Paulo pegou essa expressão para simbolizar que da mesma forma que a libação era a oferta derramada e oferecida a Deus, também a sua vida estava sendo oferecida como oferta agradável ao Senhor, já que sua morte estava próxima.

 

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam