O que era os prostitutos cultuais?

Permita-me “atrapalhar” sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

 

Há algumas expressões bíblicas que nos deixam com dúvidas em relação a seu sentido, principalmente por terem sido usadas em épocas distantes e não serem mais usadas nos dias de hoje. Hoje, abordaremos, uma delas, que é a expressão prostitutos cultuais. Vamos, através desse Estudo Bíblico entender um pouco mais sobre essa expressão.

Essa expressão aparece na Bíblia em quatro passagens (1 Reis 14:24; 1 Reis 15:12; 1 Reis 22:46 e Jó 36:14). Vejamos uma dessas passagens: “Havia no país até prostitutos cultuais; o povo se envolvia em todas as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas”. 1 Reis 14:24

prostitutos-cultuais

Quem eram os prostitutos cultuais?

  • Como sabemos, prostituto ou prostituta é: Garoto (a) de programa. Homem ou Mulher que oferece serviços sexuais em troca de dinheiro ou em alguns casos, drogas. Mas, além desses, nos tempos do Antigo Testamento existiam outra classe de prostitutas e prostitutos, era um tipo de prostituição relacionado a cultos religiosos, por isso, se chamar “cultual” ou “cultuais”, pois envolvia cultos de adoração;
  • Os prostitutos cultuais eram homens (e também mulheres – as prostitutas cultuais) que praticavam atos sexuais no templo do seu deus como parte do culto que prestavam a deidade pagã. Eles tinham relações sexuais com uma ou várias pessoas, nos templos e até fora deles, em busca de favores ou “bençãos” e para satisfazerem seus deuses.
     

    Veja também:
  • Essa prática é uma abominação para Deus, mas infelizmente, os israelitas aceitaram em vários momentos de sua história. Essa prática pagã e maligna até adentrou e contaminou o culto ao Senhor, como podemos ver com os atos realizados pelos filhos de Eli – Hofni e Fineias, vejamos o versículo a seguir: “Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação“. 1 Samuel 2:22
  • Deus por conta desses atos, trouxe severo juízo sobre o povo por aceitar essas práticas e até participar delas. Quando o rei Asa remove essa prática de Israel, ele alcança o favor de Deus por esse ato, como podemos ver a seguir: “Asa fez o que o Senhor aprova, tal como Davi, seu predecessor. Expulsou do país os prostitutos cultuais e se desfez de todos os ídolos que seu pai havia feito“. 1 Reis 15:11,12
  • Entenda, que toda prática de prostituição é completamente abominada por Deus, tanto por dinheiro, como por atos sexuais ilícitos (adultério, fornicação, lascívia, etc.), e por atos sexuais em adoração a outros deuses. Deus nos chamou para vivermos uma vida santa e essas práticas são obras malignas.

Método como Ler e Entender a Bíblia

 

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

1 Comentário

  1. Olá Natanael Mesquita

    A Bíblia nos mostra algumas ou muitas histórias de arrepiar… Essa é uma delas.

    Infelizmente, muitos fiéis o copiam tal práticas e pensam que fazendo isso agradam a Deus.