Reflexões Tatiana Duarte

Nem tudo que reluz é ouro

Um dia tava lendo uma história sobre um casal que queria muito ser rico e todos os dias reclamavam por conta da vida miserável que eles achavam que tinham, mesmo tendo saúde, o que comer todos os dias e onde dormir. Acho que a maioria já deve ter escutado esse conto na infância, trata-se da história da galinha dos ovos de ouro.

Esse casal reclamava de tudo, eram murmuradores e muito ambiciosos. Um dia um duende chegou até eles e lhes ofereceu uma galinha que colocava ovos de ouro. Para resumir a história esse casal muito ambicioso não quis esperar a galinha colocar um ovo por dia, queriam tudo de uma vez, então resolveram matar a galinha pra retirar todos os ovos de uma vez só, mas ao abrirem a galinha perceberam que era por dentro uma galinha como todas as outras e perderam tudo.

Nem tudo que reluz é ouro

 

É apenas uma história infantil, mas que trás muitas lições. Quantos de nós já viram casos de pessoas assim? Ambiciosos que não se importam com nada além do dinheiro e por conta disso acabam perdendo suas famílias, sua saúde, sua paz.

A Palavra de Deus nos fala no livro de Marcos 8:36 “De que vale ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1 Tm 6:10), não foi eu quem disse isso, também está na Palavra de Deus, mas concordo plenamente. Entendam leitores, não estou dizendo que ter dinheiro é errado, mas sim o amor pelo dinheiro, ambição desenfreada, querer ganhar vantagem em cima dos outros.

Lembre-se “Nem tudo que reluz é ouro” ou seja, nem tudo que parece ser bom, é na verdade. Precisamos saber qual a vontade de Deus para nossa vida, continuamos teimando em seguir os nossos próprios caminhos, os nossos sonhos, aquilo que achamos que é o melhor para nós e não pedimos a opinião do Senhor. Nosso Deus é um Deus onisciente, é um Deus que sabe de todas as coisas, Ele não vai nos dá algo que nos faça sair da Sua presença.

 

Veja também:

 

Vi casos de pessoas que perderam a vida por conta de uma desobediência e por tomar decisões baseadas nos olhos e não na vontade de Deus. Pessoas que se envolveram em relacionamentos, baseado na beleza, no charme e no final chegam ao fundo do poço, com suas vidas totalmente destruídas, glória a Deus nosso Senhor é misericordioso e resgatou essas vidas, mas todo esse sofrimento poderia ter sido evitado, se apenas tivessem inclinado seus ouvidos para voz de Deus.

As pessoas sempre querem mais, nunca estão satisfeitas. Elas dizem: “Preciso de um carro, quando tiver tudo estará perfeito”, “Quando tiver minha casa não me faltará mais nada” , “Preciso perder mais 2 kg aí terei o corpo que gostaria”, preciso disso, preciso daquilo, quero isso, quero aquilo e não sabem esperar o tempo certo.

Fico a imaginar Deus olhando para nós do seu alto e sublime trono e nos achando um bando de mau agradecidos. Glória a Deus temos um teto sobre nossas cabeças, temos saúde, alimento em nossas mesas, temos Deus em nossas vidas, mas o fato é que sempre queremos mais e mais. Julgamos o povo de Israel quando estavam no deserto e reclamavam de tudo mesmo todos os dias Deus mandando provisão de alimento, de água, suas roupas não se desgastarem, não sentirem frio nem calor, mas fazemos a mesma coisa todos dias. Precisamos ser gratos a Deus por tudo, o maior presente Ele já nos deu e foi o sacrifício de Jesus na cruz para que tivéssemos vida e vida em abundância.

Samuel, por exemplo, quando foi ungir o novo rei de Israel, ele olhava para os irmãos de Davi com olhos humanos, se baseando na aparência, no porte físico, mas Deus o confrontou e disse a Samuel “Eis que Deus enxerga não como o ser humano vê, porquanto o homem julga e toma em elevada consideração a aparência, mas o SENHOR sonda o coração” (1 Sm 16:7).

Samuel foi um profeta e se enganou, nós também estamos susceptíveis ao erro, mas assim como Samuel precisamos estar atentos a voz de Deus.

Outro exemplo que temos é a vida do homem mais sábio da Bíblia, Salomão se deixou encantar por belas mulheres, por sua fortuna, seu grande palácio, chegou a prestar culto a outros deuses. No final de sua vida ele diz “Tudo é vaidade” (Ec 1:2) e ele estava certo. O homem mais sábio da Bíblia caiu no pecado da vaidade, da soberba, da idolatria e muitos outros, devemos vigiar todos os dias, buscar santificação.

Hoje vivemos no mundo das aparências, onde mais vale o que temos na carteira do que no coração, o carro que você anda, a casa que você mora, o bairro em que vive, vivemos num mundo da fantasia onde o número de likes em uma foto é o que importa no final do dia. Chegamos ao cúmulo de pessoas usarem aplicativos de edição de fotos para transformarem seus corpos e passarem para as pessoas aquilo que não são. Mais uma vez nem tudo que reluz é ouro.

Você deve estar se perguntando porque eu fico repetindo essa frase, é simples quero que você entenda que a força de nossas decisões hoje afetam o nosso futuro amanhã. Não tome decisões baseadas no que os olhos veem mas na voz que vem do Céu. Tem dois versículos bíblicos que gosto muito:

“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33

“Não acumuleis para vós outros tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde ladrões arrombam para roubar, mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem podem destruir, e onde os ladrões não arrombam e roubam”. Mateus 6:19-20


O maior tesouro que podemos acumular não está nessa terra, aqui tudo é passageiro
. Quando Abraão saiu do lugar onde morava para terra que Deus estava direcionando, ele não quis saber como era lá, ele simplesmente obedeceu a voz do Senhor e mais na frente vemos que a terra “emanava leite e mel” (Nm 14:8). O que Deus tem para nós é maior e melhor do aquilo que podemos imaginar. Em contrapartida a vida de Abraão podemos ver a vida de seu sobrinho Ló.

Deixa eu explicar antes:

Ló era sobrinho de Abraão e quando Deus prometeu e terra de Canaã a ele, Ló seu sobrinho foi junto, podemos ler em Gênesis 12. Chegou um tempo, ao longo da caminhada, que o povo de Ló entrou em contenda com o povo de Abraão e eles decidiram seguir caminhos diferentes.

Abraão dar o poder de escolha a Ló, diz que ele escolhesse o lado para onde ele iria e Ló olhou apanas pelas aparências, viu um lindo campo, não se importou em saber quem era o povo que vivia naquela região, se eram pessoas boas e obedientes a Deus. Por conta da má escolha de Ló, em meio a uma batalha ele é levado cativo, depois sendo resgatado por Abraão, em seguida Deus manda um anjo anunciar a destruição de Sodoma e Gomorra que era o lugar onde Ló estava vivendo, por conta mais uma vez da intervenção de Abraão, Ló é poupado mas mesmo assim se mostra desobediente, não confiando em Deus.

 

E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
E Ló disse-lhe: Ora, não, meu Senhor!
Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra.
Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena? ), para que minha alma viva.
E disse-lhe: Eis aqui, tenho-te aceitado também neste negócio, para não destruir aquela cidade, de que falaste;
Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.
Saiu o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.
Gênesis 19:17-23

 

Ló mais uma vez segue o desejo do seu coração. Toda forma de desobediência tem consequências. Ló perdeu tudo o que tinha, teve que sair fugido da cidade, sua esposa também desobediente a voz de Deus foi transformada em uma estátua de sal, pois mesmo sendo poupada olhou para as coisas que tinha deixado na cidade, por conta disso suas filhas inocentes e temendo que a linhagem de seu pai fosse perdida, o embebedam e se deitam com ele, o fruto dessa relação foram povos que se tornaram inimigos dos Israelitas, os Moabitas e os Amonitas.

Uma história trágica, toda uma linhagem foi destruída. Que tudo isso nos sirva de lição, que possamos olhar não para aparências, que toda decisão tomada seja fruto de oração e concordância com Deus, que possamos nos atentar para coisas mais importantes como nossa família, filhos, saúde e Deus em primeiro lugar.

Deixo aqui uma pergunta “De que vale ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. Acumule tesouros no céus, busque sempre a vontade de Deus, não olhe apenas para as aparências. Não abra sua galinha dos ovos de ouro afim de ter tudo de uma vez, você pode perder tudo! Seja paciente, Deus tem sempre o melhor guardado para cada um de nós e no tempo certo o melhor virá.

 

Tatiana Duarte

Sobre o autor | Website

Serva de Deus, servindo na Casa do Senhor como diaconisa e intercessora. Esposa apaixonada

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam