Não troque Jesus por Papai Noel

Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.
O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos.
Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas.
Porque todo calçado que levava o guerreiro no tumulto da batalha, e todo o manto revolvido em sangue, serão queimados, servindo de combustível ao fogo.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.
Isaías 9:1-7

O verdadeiro sentido do Natal

Introdução

Estamos em Dezembro, mês do Natal, de Festas, Confraternizações, Papai Noel, presentes, enfeites, luzes, decorações. Eu adoro dezembro, mês do meu aniversário também, dia 15 tá, já estão sabendo, aceito presentes.

E essa reflexão nasceu justamente de umas das vezes esse mês em que estivemos no shopping para comprar alguma coisa, talvez um presente, esse mês uma parte do salário é para comprar presentes. Nesse dia era justamente o dia que o Papai Noel iria chegar no shopping, e eu só entendi isso depois que vi aquela multidão de pessoas, de crianças, de pais, de famílias, aquele alvoroço todo, todos esperando a chegada do Papai Noel, e o Espírito Santo começou a conversar comigo, a ministrar uma palavra sobre isso, e é sobre isso que eu queria falar com vocês.

Sabe, o Natal não é mais o Natal do nascimento do nosso Salvador, o Natal do menino Jesus, não, é o Natal do Papai Noel, é o Natal onde as empresas lucram, onde há agitação no mercado, virou uma data comercial. E vendo aquela multidão a espera do Papai Noel eu comecei a imaginar, e Jesus? E o aniversariante? A verdade é que muitas pessoas comemoram o Natal, mais quase sempre o aniversariante (Jesus Cristo), eles não convidam para participar da festa. E aquela imagem doeu o meu coração e eu acredito que o coração de Deus.

Mas aproveitando essa data e aquilo que Deus falou ao meu coração, eu queria que hoje relembrássemos o verdadeiro significado do Natal, e refletirmos sobre se estamos celebrando essa data tão especial, não só com festas, muita comida, presentes, mas com a principal pessoa nessa festa, Jesus Cristo.

E eu queria falar de alguns pontos que o Espírito Santo ministrou ao meu coração.

 

O significado do Natal a luz da Bíblia

Nada. O Natal não é mencionado nenhuma vez nas Escrituras. A Bíblia não revela a data do nascimento de Cristo. Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Natal (com inicial maiúscula) é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado.

A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início. O Natal começou a ser celebrado para substituir a festa pagã da Saturnália, que por tradição acontecia entre 17 e 25 de dezembro. A comemoração do Natal em substituição dessa celebração foi uma tentativa de facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos. O próprio Jesus, os apóstolos e a igreja nunca celebraram o nascimento de Cristo em nenhuma época, na Bíblia não há mandamento ou instrução alguma para celebrar, todavia somos ordenados a lembrar sim de sua morte e ressurreição que nos proporcionou a Vida.

Resumindo, a festa do Natal vem de uma festa pagã, só mudaram o nome, mas era uma adoração ao rei Sol, você pode ficar chocado e atônito, mas essa é a verdade, basta você fazer uma pesquisa e você vai encontrar as origens dessa data. A Bíblia não nos ensina a comemorar o nascimento de Cristo, mas celebrar sua morte e ressurreição, por isso temos a ceia todos os meses.

E agora, o que eu faço? Use essa data como uma oportunidade de junto com parentes e amigos falar da importância do nascimento de Jesus em nossos corações, não só no dia 25 de dezembro, mas todos os dias.

 

Quem você tem esperado nesse Natal?

Voltando  aquela imagem no shopping, uma multidão de pessoas esperando a figura do Natal delas, a representação da imagem do Natal pra elas, o Papai Noel, aquilo doeu em meu coração, e eu te pergunto, quem você tem esperado? O Papai Noel? Ou a volta de Jesus? O que você como pai e mãe tem ensinado e passado a seus filhos? Que possamos esperar a volta de Jesus ansiosamente, nos preparar, nos planejar, assim como muitos tem esperando o dia que o Papai Noel vai chegar. Que as crianças aprendam e desejem pela volta dele assim como desejam ver o Papai Noel. Que ao invés delas falarem: Mamãe, papai, quero ver o Papai Noel!  Elas possam falar: Mamãe, papai, quero ver a volta do Papai do Céu!

Ele pode voltar hoje, agora! Como um relâmpago. Que Ele nos encontre esperando por Ele.

“Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem”. Mateus 24.27

 

Causar engano

O diabo tem buscado causar engano na sociedade e em nosso meio, distorcendo verdades bíblicas, invertendo valores, trazendo confusão e engano para dentro das nossas casas. É visível isso também em datas ditas comemorativas, basta pensarmos: o que é comemorado no dia 31 de outubro? Dia das Bruxas né? Mas esse é o dia da Reforma Protestante, muitas poucas pessoas sabem disso, porque o diabo escondeu, enganou, esse é o papel dele. A Páscoa? Você sabe o verdadeiro sentido da Páscoa? Pode ter certeza que não é coelhos e ovos. E o Natal? A figura do Papai Noel, onde deveria ser a figura de Jesus.

Engano, Manipulação. Deixa eu te falar uma coisa, tudo que toma o lugar de Deus, isso se chama idolatria. O diabo tem buscado nos enganar e tomar a adoração que é de Deus, mas a verdade nos encontrou e nos libertou.

O sentido do Natal

“Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus”. 2 Co 4.2

 

Ele é o maior presente

Esse é um mês de muitas confraternizações, muitas festas, muitos presentes dados. Enquanto distribuímos presentes, Deus entregou Seu Filho. Ele é o presente de Natal.

Os reis magos se esforçaram a encontrar Jesus e entregaram suas melhores ofertas. Que possamos encontrar Ele e entregarmos também nossa vida, o nosso melhor, pois Ele já fez isso por nós. Os reis magos não foram presentear uns aos outros, não, eles foram presentear o Rei deles.

 

Veja também:

 

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16

 

Hipocrisia

Nesse mês muitas pessoas entregam cestas, fazem caridades, se mostram pessoas boas, mas e nos outros meses do ano? Sem compaixão, sem amor, sem caridade, com raiva, zangados, com inveja, orgulho, soberba, ei, Jesus ainda não nasceu dentro dessa pessoa, pois Ele não nos chamou para exercermos o que Ele nos ensinou só em um mês não, mas Ele nos pediu pra dar frutos em todas as estações. Chega de hipocrisia, de sentimento de bonzinho que só dura um mês, Ele quer te mudar e te fazer mais parecido com Ele todos os meses do ano.

 

“No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações” Apocalipse 22:2

 

Grande Luz

Nesse mês, vemos muitas casas enfeitadas com luzes, pisca piscas, bolinhas, árvores, estrelas, mas só uma Luz que pode nos tirar das trevas.

 

“O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”. Isaías 9:2

 

Que luz tem entrada em sua casa? Cuidado, a Bíblia diz em 2 Coríntios 11:14: “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”.

 

Hoje, a Luz que um dia encontrou Paulo e mudou sua história, também vai te encontrar.

 

Conclusão

Jesus tem ficado de fora das confraternizações, Ele tem ficado de fora das festas, o aniversariante não está sendo convidado para entrar, Ele está do lado de fora da porta do seu coração, Ele é educado, só pode entrar se você o convidar, Ele quer nascer dentro do teu coração. Abre a porta, deixa Ele mudar tua vida, chega de engano, chega de colocar outras coisas no lugar dele, deixa Ele ocupar o vazio que existe dentro de ti, a hora é agora, você não venho aqui por acaso, é a oportunidade, abre o teu coração, deixa a Luz que expulsa as trevas entrar dentro de você. Ele está te esperando de braços abertos. Você vai perceber que Ele é o maior presente, Ele vai mudar sua vida.

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, presbítero, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!