Reflexões Tatiana Duarte

Não Desista!

No quarto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, depois que Baruque, filho de Nerias, escreveu num rolo as palavras ditadas por Jeremias, este lhe disse:

“Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, a você, Baruque:

Você disse, ‘Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso’.

Mas o Senhor manda-me dizer-lhe: ‘Assim diz o Senhor: Destruirei o que edifiquei e arrancarei o que plantei em toda esta terra.

E então? Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque; pois trarei desgraça sobre toda a humanidade’, diz o Senhor, ‘mas eu o deixarei escapar com vida onde quer que você vá’ ”

Jeremias 45:1-5

Baruque foi escriba de Jeremias e sofreu tanto quanto o profeta. Naquela época ambos sofriam grandes perseguições, pois eram os únicos que pregavam a verdade, que verdadeiramente levavam a mensagem de Deus ao povo de Jerusalém.

Porém, as pessoas não queriam ouvir as palavras do profeta, pois eram palavras de destruição, Deus mandava o povo se arrepender de seus maus caminhos ou pereceriam nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia. O povo de Jerusalém não deu ouvidos as palavras de Deus e por isso caíram nas mãos de Nabucodonosor.

Através da vida do profeta, Deus manda uma mensagem a Baruque, como lemos mais acima, Ele diz pro escriba não buscar grandes coisas, pois todos passariam por momentos de adversidade, porém Deus promete preservar sua vida em todas as circunstâncias.

A palavra de Deus deve ter vindo como um grande conforto para Baruque, pois ele estava vendo sua cidade ruir, pessoas morrendo, outras sendo levadas escravas para uma terra estrangeira e acredito que tenha batido um certo desespero, quem não se desesperaria?

Mas Deus não abandona um servo fiel e em meio a tantas lutas e dificuldades, Deus promete guarde-lhe a vida.

 

Mesmo que venhamos a passar por grandes lutas em nossas vidas, podemos crer que o Senhor sempre estará ao nosso lado, mesmo que não vejamos, mesmo que não venhamos a sentir, mas em meio às grandes lutas, Deus está guerreando ao nosso lado e está preparando o caminho.

Jesus nos disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

Jesus também nos promete jamais nos abandonar, que estará sempre conosco (Mt. 28:20)

Isso significa que podemos contar com a presença de Deus ao enfrentarmos tudo o que a vida nos trouxer. Mesmo em meio as circunstâncias terríveis, Deus estará conosco, nos salvando de uma forma que talvez nem consigamos compreender naquele momento. Nem sempre àquilo que Deus tem preparado para nós é bom aos nossos olhos, mas devemos confiar em nosso Deus e crer que Ele está preparando o melhor, devemos estar sempre de ouvidos atentos, de olhos bem abertos, termos temor e sermos obedientes a vontade de Deus.

Baruque provavelmente não teria sofrido perseguição se não tivesse obedecido a Deus, mas Ele escolheu ser obediente, ele não desistiu de sua chamada, ele fez àquilo que foi chamado para fazer, mesmo sendo difícil.

Quantas pessoas vemos que desistem de seus chamados na primeira tribulação, isso é muito triste, pois sabemos que não seria fácil, fomos avisados, mas nossa recompensa é um eterno peso de glória.

 

Ana não desistiu de clamar a Deus por um filho (I Samuel 1), foi humilhada, chamada de bêbada, sofreu humilhação dentro de sua própria casa, pois a outra esposa de seu marido tinha filhos e ela não. Mas Ana clamou e clamou e continuou clamando até ter suas orações respondidas por Deus e teve um filho que foi um grande profeta de Deus, Samuel, o profeta que ungiu o rei Davi.

 

Veja também:

 

A mulher do fluxo de sangue (Mt. 9:20-22) já havia sido diagnostica por todos os médicos, gastara tudo o que tinha e nunca foi curada, existem coisas que só Deus pode fazer.

Naquela época uma mulher sair as ruas estando no seu período menstrual era inconcebível, era considerada imunda, essa mulher poderia ter sido espancada até a morte, mas ela não se importou, ela lutou por sua vida, soube que Jesus estava passando e sabia que era sua chance de ser curada, ela teve Fé.

Muitas vezes o que nos falta é fé, não acreditamos que Deus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, que curou e ainda cura. Essa mulher foi ousada, sua fé foi tamanha que ela disse que se apenas tocasse na orla das vestes de Jesus ela seria curada e assim aconteceu, pois a nossa fé move o coração de Deus.

Não somos dos que retrocedem, somos dos que avançam e avançam em Cristo. De onde estávamos não dar mais pra voltar, não volte, não desista daquilo que você deseja, persista, ore a Deus, a oração tem grande poder (Veja essa outra Reflexão sobre O Poder da Oração), persevere e toque em Jesus, não importa os que as pessoas vão falar, busque a Deus te todo o teu coração e você o achará.

 

Outro exemplo de perseverança é o cego Bartimeu (Mc. 10:46:52). Bartimeu começou a ouvir uma movimentação diferente e percebeu que Jesus estava passando e ele viu que o seu milagre estava próximo e ele não queria ver sua chance passar.

Ele gritou e não obteve resposta, as pessoas o mandavam calar a boca, mas ele não se importou então ele gritou mais alto “JESUS FILHO DE DAVI, TEM MISERICÓRDIA DE MIM” e naquele momento Jesus ouviu o clamor daquele cedo e o curou.

 

Leia Também:

 

Quantas pessoas deixam de ser curadas porque não clamam, porque não acreditam, estão mais ocupadas em buscar um culpado para suas dores, muitas vezes culpam Deus, se deixam levar pela voz da multidão que os mandam calar a boca e não elevam suas vozes Àquele que pode curar.

Quanto mais mandavam Bartimeu se calar, mais ele clamava, ele não perdeu tempo indo perguntar a Jesus porque ele era cego, ele queria ser curado, queria ver a vida, enxergar a beleza da criação, sair daquela vida miserável, vivendo de esmolas.

Bartimeu poderia muito bem estar acomodado naquela situação, tava ali sentado na porta do templo, as vezes recebia um dinheirinho e ia vivendo mas não, Bartimeu, ele quis ir além, ele quis viver o novo, sair da sua zona de conforto, ter sua cura.

O que te prende?? O que te impede de buscar? Sai da tua zona de conforto e busca o que Deus tem pra ti. Não desiste, não importa a quanto tempo você está clamando, não importa que as pessoas digam que Deus não está te ouvindo, Deus está te ouvindo e uma hora, no momento certo, Ele te responderá, creia somente.

 

Para finalizar, quero falar com você um pouco sobre Jesus, nosso maior exemplo, aquele que se entregou por amor a mim e a você.

Jesus nos ensina a não desistir, mas a sempre fazer a vontade de Deus. Jesus resistiu as tentações de Satanás mesmo em um momento de fraqueza, de fome, Jesus sabia quem Ele era, sabia qual era o seu chamado e o porque de estar ali.

A palavra fala “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7). Jesus sabia o que Ele passaria no Jardim no Getsemâni, pouco antes de ser preso tamanha era sua aflição que transpirou sangue, as primeiras gotas derramadas do sangue que salvaria toda a terra.

Jesus orou e pediu que se possível Deus passasse dele aquela prova, mas que acima de tudo fosse feita a vontade de Deus. Ele se entregou totalmente, se esvaziou de si mesmo e continuou e completou o plano perfeito de Deus para salvação do homem.

Jesus não desistiu e Ele não desiste de nós, Ele é nosso advogado e continua lutando pela restauração de nossas vidas, basta apenas que a gente abra a porta para Ele entrar.

Deixa Jesus entrar na sua vida, abra as portas do seu coração, permita Ele te curar e usar, não desista dEle, por mais que esse momento que você está passando possa parecer difícil, não desista de Deus, lute e avance, seja um vencedor.

Não Desista

Se você foi edificado por essa palavra, deixa abaixo o teu comentário e nos ajuda a compartilhar com outras pessoas.

Tatiana Duarte

Sobre o autor | Website

Serva de Deus, servindo na Casa do Senhor como diaconisa e intercessora. Esposa apaixonada

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam