Reflexões Natannael Mesquita

Não brinque com o seu chamado

Blog Evangélico

Texto Base

Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra.
E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida. Juízes 16:29-30

Introdução

A um tempo atrás estivemos conversando com uma pessoa, e sabe, a conversa teve um tom de alerta pra minha vida, essa pessoa passou mais de 10 anos em um ministério, foi pastor de várias igrejas, foi enviado para a África e outros países como missionário, abriu igrejas em outros países, e ele (a) estava contando um pouco de sua vida ministerial e de suas experiências com Deus. Mas depois de todo esse tempo sendo usado por Deus, ele (a) se afastou do Evangelho, se distanciou de Deus, seu casamento terminou, e ele passou a viver uma vida desraigada e no mundo.

Quando terminamos aquela conversa, eu falei pra minha esposa a importância, a necessidade de o quanto devemos estar vigilantes e atentos, o diabo é sutil e sujo, seu objetivo como nos atesta a Palavra em João 10:10: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir”. Também o apóstolo Paulo nos alerta em 1 Coríntios 10:12: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe para que não caia”. Então, o Senhor me ministrou a respeito da vida de Sansão e é sobre isso que vamos tratar hoje.

Voltando ao texto que lemos no início, para que eu possa contextualizar pra você, todos nós já ouvimos a respeito da vida de Sansão, sua história é contada no Livro de Juízes, a partir do capítulo 13 até o capítulo 16.

Nas Escrituras temos categorias de diversas pessoas que marcaram certas épocas históricas. Temos primeiramente os patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó), depois os condutores do povo pelo deserto (Moisés e Josué), os profetas e também os Juízes, que são 14, contando com os sacerdotes Eli e Samuel, pois atuaram como juízes também. São personagens, cuja história é contada no Livro dos Juízes, que viveram no período que vai da tomada da Terra Prometida realizada por Josué até a chegada da monarquia, com Saul, contada em 1 Samuel.

Os Juízes entraram na história depois da morte de Josué, pois os israelitas apartaram-se de Deus repetidamente, em um ciclo de pecado, destruição e arrependimento (veja na imagem abaixo), mais precisamente isso aconteceu 12 vezes.

Depois de sofrer por algum tempo, Deus usado de graça e misericórdia levantava um juiz, que derrotava o inimigo que oprimia o povo e que trazia o povo de volta pra Deus. Mas depois que esse líder saía de cena, o povo voltava a se afastar de Deus novamente, começando assim um novo ciclo de pecado. Cerca de 250 anos se passaram desde a morte de Josué até chegarmos a vida de Sansão.
Ciclo de pecado do povo

Então, nosso personagem de hoje: Sansão foi um desses Juízes de Israel, que governou por 20 anos. Ele viveu em um período que o povo era oprimido pelos os filisteus (povo que já estava na Terra Prometida antes do povo chegar, se tornaram grandes inimigos do povo de Deus ao longo da história), opressão essa que durou 40 anos (Juízes 13:1).

“Os israelitas voltaram a fazer o que o Senhor reprova, e por isso o Senhor os entregou nas mãos dos filisteus durante quarenta anos“.

Mas deixa eu te fazer algumas perguntas:

  • Quando se fala de Sansão, do que você lembra? O que vem a sua cabeça?
  • Você lembra de sua força?
  • De seus cabelos longos?
  • De seu relacionamento com Dalila?

Desembainhar a Espada

Mas sabe ao lembrar da história de Sansão eu penso em um chamado tratado com desleixo, de uma vida desperdiçada, de escolhas erradas e egoístas.

Há muitos Sansões hoje, pessoas de grande potencial, chamados por Deus, para como Sansão libertar o povo da opressão do inimigo, para serem agentes de transformação, de libertação, mas que infelizmente tem tratado seu dom e sua chamada sem nenhum compromisso, com desleixo e assim viram presa do diabo.

Sansão foi um desperdício de potencial, eu não quero ser lembrado assim, você quer? A reflexão de hoje é para aprendermos com os vários erros de Sansão e darmos valor real e verdadeiro ao Chamado de Deus.

Você tem um chamado

(Referências: Jz 13:5/ 2 Tm 1:9 / Jr 1:5)

“Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus”. Juízes 13:5

“Que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Essa graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos”. 2 Timóteo 1:9

“Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta”. Jeremias 1:5

Sansão era um nazireu (em outro momento vou entrar em detalhes sobre essa palavra e seu significado) de Deus, nazireu era alguém separado, consagrado. Ele havia sido separado pelo o próprio Deus para cumprir o seu propósito, o seu chamado.

Eu e você somos nazireu de Deus, você foi separado, escolhido. Todos nós temos um chamado. Eu quero que você repita agora: EU TENHO UM CHAMADO!

Tem um louvor do Quatro por Um, que é assim: Eu tenho um chamado, jamais vou me calar, eu tenho um chamado, o evangelho anunciar, eu fui escolhido no ventre da minha mãe. (Vou colocar o vídeo abaixo pra vocês).

Quando entendemos o significado e sentido do nosso propósito e chamado, isso nos impulsiona e nos move para o seu cumprimento e execução. Eu não sei qual o seu, mas você foi chamado por Deus filho. E Deus quer que você tenha entendimento e clareza desse chamado, que no momento dessa leitura, o Espírito Santo esteja derramando clareza e entendimento do seu chamado e de sua vocação e a partir dessa leitura você saiba: Deus me escolheu para realizar um chamado.

 

Mas você pode estar pensando, mas eu sou pecador, sou fraco, pequeno. Mas você é mesmo, nós somos. Mas quem nos chama é Santo, Forte e Grande. E é Ele quem vai na frente e nos guia. Personagens bíblicos como Isaías, Jeremias, Gideão, Moisés também se sentiam assim, mas foram grandemente usados por Deus.

 

Pessoas com o entendimento de chamado claro dão mais frutos e são menos suscetíveis a frustrações.
 Veja Também:

Não jogue fora seu chamado com erros e pecados

Sansão brincou muito com o pecado, ele podia ter se arrependido, voltado atrás, mas não, cada dia mais se afundava, um abismo chama outro abismo (Salmos 42:7), e Sansão mesmo sendo um escolhido de Deus, um Nazireu, brincou com o pior.

Sansão pecou em muitos momentos:
  • Casou com uma mulher filisteia de Timna, uma mulher pagã (Jz 14:1-2);
  • Sansão não ouvia os conselhos de seus pais (Jz 14:3);
  • Teve contato com cadáveres (Jz 14:6-9);
  • Prostituição (Jz 16:1);
  • Relacionamentos sem o consentimento de Deus, o pior deles com Dalila (Jz 16:4);
  • Confiou em pessoas erradas (Jz 14:17 / Jz 16:17);
  • Não deu ouvido as advertências de Deus (traição de sua esposa e traído três vezes por Dalila);
  • Movido por motivos egoístas (Jz 16:28);
Memorização da Bíblia

A Bíblia não esconde os pecados de seus personagens, por ser um livro verdadeiro, e por nos ensinar através desses erros, precisamos aprender com os erros de Sansão e ficarmos alertas, vigilantes. A vida de Sansão é um alerta, um aviso para a nossa geração de que devemos zelar por aquilo que nos foi entregue.

O quão triste é ver pessoas com tanto potencial, tanto a ser usado nas mãos de Deus, e ver todo esse potencial desperdiçado, tratado como uma coisa comum. Quanto jovens pregadores da Palavra, quantos jovens levitas, profetas, adoradores, mas pelo o destrato com o chamado que Deus fez, estão enterrando seus dons e chamados.

 

Não brinque com o pecado, não brinque com o diabo, Sansão sabia que havia sido chamado por Deus, mas ele se achava que era forte demais, que sabia o que estava fazendo, que isso não era nada, e assim ele foi sendo levado de um abismo ao outro até a morte. Cuidado para não cair em um ciclo de pecado como caiu o povo de Israel, cuidado para não ter a mente cauterizada, cuidado em não ficar frio, perder o temor, como Sansão.

Olha o que autor Élder Mark E. Petersen, ensinou sobre a tragédia da vida desperdiçada de Sansão:

Élder MarkE. Petersen

“Sansão era forte fisicamente. Mas ainda assim era um fraco. A força de seu físico poderoso o ajudou quando a tentação se apresentou a ele? (…)Sansão estava sob convênio. Ele era servo de Deus, separado para o trabalho do Senhor. Tinha o compromisso de edificar o reino de Deus. Em grande medida, ele foi um fracasso em vida. (…)Uma transgressão após a outra se uniram a sua fraca determinação. O desejo de ser como os outros homens o cegou à responsabilidade e diminuiu aos seus olhos a santidade dos convênios feitos. Quanto mais sua resolução enfraquecia, mais ele se afundava no mundanismo até que, finalmente, se rendeu de forma total” (Your Faith and You [Sua Fé e Você], 1953, pp. 243–245).

 Talvez, você está lendo esse tópico agora, e está se identificando, o Espírito Santo está falando com você, eu te digo, que Deus tem prazer em restaurar o teu chamado, corra pros braços dEle agora.

A Dalila não é tão bonita quanto parece

Blog Evangélico

O diabo astutamente tem desde os primórdios dos tempos, enganado, seduzido e afastado homens e mulheres de Deus de seus chamados, ele tem conseguido destruir casamentos, destruir ministérios, ele tem transformado pessoas de grande potencial em palhaços, como fez com Sansão (Jz 16:25). Ele nos ilude com prazeres passageiros e depois nos envergonha e nos humilha.

Ele tem cegado o entendimento do povo, cuidado com o amor que o mundo te oferece, cuidado com o amor das Dalilas do mundo, esse amor é traiçoeiro, egoísta, interesseiro.

A vida de Sansão nos serve de alerta! Vigia, irmão. Não brinque com o seu chamado, não trate a sua vocação com desdém e desprezo.

Uma vez escutei essa história (simbólica) do vídeo abaixo e nunca a esqueci, se chama Libertos da Gaiola. O diabo nos ilude com suas armadilhas e artimanhas e depois brinca, humilda, pois seu objetivo é matar, roubar e destruir. O Senhor porém, pagou um alto preço por nós na cruz, preço de sangue, dê valor a esse sacrifício por amor as nossas vidas. Confira o vídeo abaixo:

Deus quer restaurar o seu chamado

Sansão clamou a Deus no fim de sua vida e teve seu último momento de força. Hoje é momento de clamar a Deus por restauração, por cura. Ele está pronto pra te libertar dessa gaiola, se renda a Ele agora a mesmo e tenha sua vida restaurada.

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14

Deus hoje quer restituir teu chamado, Ele quer te usar como juiz nesse mundo, pra que você possa através da Palavra de Deus libertar pessoas cativas, opressas. E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e alagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. Joel 2:25

Deus ainda tem grandes coisas pra fazer sobre sua vida. Nunca é tarde!

Conclusão

Vemos o quanto a vida e o chamado de Sansão foi desperdiçado por escolhas erradas, egoístas e por sua busca por prazeres. Eu não quero ter meu chamado desperdiçado e tenho certeza que você também não. Então que possamos nos atentar e aprender com os erros de Sansão. Resumidamente, pra mim: Sansão é um exemplo do que não devemos fazer em relação ao nosso chamado.

Vivemos em tempos difíceis e adversos, e isso é bíblico, então, como bom soldado de Cristo, te aconselho a não baixar a guarda, vigiar, e a não tratar seu chamado com desleixo, mas zelar por aquilo que o Senhor nos confiou, pois é através de nossos dons que Deus quer salvar e libertar pessoas.

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

4 Comentários

  1. Theresa disse:

    Muito bom! Sansão foi um milagre de Deus, chamado desde o ventre de sua mãe, tinha tudo pra ser um grande juiz, a unção de Deus sobre sua vida era tremenda, mas infelizmente ele foi negligente com seu chamado, com a função que Deus lhe confiou, a aliança que tinha com o Senhor foi quebrada e como Sansão, muitas pessoas, nos dias atuais, não são fiéis ao seu chamado, a desobediência, negligência, falta de domínio próprio(assim como outros frutos do Espírito) e a falta de conhecimento e intimidade com Deus, os fazem, muitas vezes quebrar alianças feitas com o Senhor e que se tornam irreparáveis.

    • Natannael & Tatiana disse:

      Pois é The, isso mesmo. Que os erros de Sansão nos sirvam de alerta para estarmos sempre vigilantes e atentos.
      Obrigado por seu comentário.

  2. Patrícia Antonelli Motta disse:

    Nael e Tati…Estou amando estudar com vcs sobre Jesus. Vcs são extremamente usados pelo Senhor. Obrigada por estarem compartilhando conosco toda a sabedoria q Deus lhes concede. Um bjo no coração dos dois.

    • Natannael & Tatiana disse:

      Paty ficamos muito felizes, você não sabe o quanto é importante cada comentário seu, que bom que essas reflexões tem edificado sua vida, sentimos falta de vocês, beijos, Deus abençoe