Reflexões Natannael Mesquita

Exemplos que Motivam

Desembainhar a Espada

Texto Base:

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente”

2 Coríntios 4:17

 

Introdução:

Vivemos uma tremenda correria em nossos dias, por vivermos em um mundo globalizado e cheio de inúmeras ocupações e informações, também passamos a viver de uma forma muito agitada e veloz, como as informações que temos, como parte dessa globalização.

Você nunca ouviu alguém falar, que os dias têm passado mais rápido, como se eles estivessem diminuindo. Você tem a sensação de que o tempo está voando? Como as novas tecnologias que temos, vivemos uma vida em velocidade. O tempo está se acelerando. Um dia continua tendo 24 horas, 1 hora vale 60 minutos e, aleluia, cada minuto ainda tem 60 segundos – nem tudo está perdido.

Mas há uma sensação generalizada de que não conseguimos fazer tudo que queremos. Falta tempo. O resultado dessa correria que vivemos, é que é mais comum estarmos cansados, ansiosos, frustados, com pressa, sensação de que tudo está perdido. Psiquiatras já discutem a existência de um distúrbio conhecido como “doença da pressa”, cujos sintomas seriam a alta ansiedade, dificuldade para relaxar e, em casos mais graves, problemas de saúde e de relacionamento. Já dar cansaço em pensar em tudo isso, não é mesmo?

Essa vida agitada que vivemos tem grande impacto em nossa vida cristã, em nosso relacionamento com o Pai. Pois todos temos inúmeras preocupações, ocupações, obrigações da vida secular que nos sugam as energias e nos deixam sem forças para exercemos aquilo que Deus desejou para nós.

Vivemos em um tempo difícil para o cristianismo, tempos adversos, hostis, onde as dificuldades nos intimidam e nos desanimam, mas Jesus nunca falou que ia ser fácil e tranquilo.

Dessa forma, Ele deixou exemplos de homens na Bíblia que passaram por dificuldades infinitas vezes maiores que as nossas, mas que cumpriram seu chamado. É desses exemplos de superação que quero compartilhar com vocês.

NOÉ

O primeiro homem do qual quero falar, é de Noé, muitas das vezes só lembramos de Noé na arca, colocando os animais pra dentro dela, salvando a sua família, lembrando dele como uma historinha para crianças, nos esquecemos a missão louca que Deus incumbiu para ele.

Desembainhar a Espada

A Bíblia em Gênesis 6.12 diz: “E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra”.

Noé vivia em uma sociedade corrompida, assim como a nossa, e Deus lhe disse que acabaria com todos por meio do dilúvio, e ele deveria pregar e levar as pessoas ao arrependimento. Eu imagino Nóe, chegando para as pessoas, e dizendo: “pessoal, Deus me disse que por causa do pecado da humanidade, Ele vai acabar com toda a terra com água, Ele me mandou fazer uma arca enorme, se arrependam, venham comigo”.

 

Quer descobrir os os SEGREDOS contidos no Livro de GÊNESIS? Clique Aqui!

 

Muitos acreditam que nunca havia chovido sobre a terra, isto dizem, tomando por base Gn 2.5,6: “Porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra”, e aí vem Noé e diz que Deus ia destruir tudo com água, que eles deviam entrar numa arca. Fala a verdade, você acreditaria nessa história? Mas Noé não desobedeceu, não desacreditou, mas levou essa mensagem as pessoas, 2 Pedro 2:5, chama Noé, de “pregador da justiça”. E agora, eu te pergunto, foi fácil, simples a missão dada a Noé?

Como Noé, sabemos que logo esse mundo deixará de existir, temos levado as boas novas do evangelho ao mundo? Temos levado as pessoas para dentro da arca? Ou temos parado nas adversidades? A Bíblia não conta, mais eu creio, que muitos achavam que Noé era um louco, mas ele não se deixou desanimar pelo que o mundo falava dele. E você? Qual voz tem escutado? A voz de Deus que te chama para anunciar o evangelho, anunciar que esse mundo está corrompido e que é tempo de entrar na arca ou você tem escutado a voz do mundo que diz que você é louco, que esse evangelho está falido, escandalizado? Não desanime, não desista, você é o Noé dessa geração.

 

JOSUÉ E CALEBE

Vamos ler Nm 13:30 “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela”.

Eles viram com seus próprios olhos as dificuldades de invadir Canaã, os gigantes, as cidades fortificadas, mas eles não se deixaram desanimar por elas, por que ele confiavam em um Deus poderoso. E você? Tem visto as dificuldades impostas pelo mundo e tem desanimado? Tem pensado em desistir? Voltar atrás? Faça como Josué e Calebe, vejam com olhos de fé, tenhamos confiança em nosso Deus.

É tempo de conquistar a terra prometida. Os fracos não entram lá, os que só vêm as dificuldades não entram lá. Quem você quer ser? Os fortes que apesar das tribulações, vão a lutar, irão tentar, persistir ou você quer ir pelo o caminho fácil e covarde da desistência.

 

PAULO

Vamos ler 2 Co 11:23-27 “São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez”.

Veja também:

 

Como Paulo é exemplo para nossas vidas, com alguém que sofreu tudo isso, e vem falar de leve e momentânea tribulação? Só alguém totalmente ligado em Deus, e ele diz mais em Filipenses 4:12: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade”.

Um homem que não se importava com dores, sofrimentos, ameaças, mas que se importava com a construção de um reino, de vidas serem alcançadas, mudadas, transformadas, como a própria vida dele foi. Qual a nossa dificuldade agora? Por favor, caia na real.

 

JESUS

Eu não podia terminar sem falar de Jesus, um homem que largou seu trono, ao lado do seu Pai, para vir nos dar uma chance, um livre acesso, para nos dar salvação.

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Filipenses 2:5-8

Você faria o que Ele fez? Devemos mostrar esse amor para com os outros.

 

Eu poderia falar ainda de Moisés, de José, de Isaías, de João Batista, de Estevão e de vários outros homens na Bíblia e fora dela, João Wesley, William Seymour, Charles Finney e outros.

 

Esses homens passaram por situações adversas, por sofrimentos, por coisas que talvez nós nunca iremos passar, e eles não desistiram com tudo que sofreram, por que nós desistirmos e nos cansamos tão fácil?

 

Conclusão

Lógico que os tempos são difíceis, ser cristão não é fácil, mas quando você pensar em desanimar que esses homens possam te dar a motivação necessária para continuar, e lembre-se que Jesus te amou, deu a vida dele por ti, não trate isso como em vão, foi um alto preço.

Que essa palavra traga motivação para seu coração, que possamos olhar para o alto, para o consumador da nossa fé. Não é tempo de desfalecer, não é tempo de retroceder, nem olhar para trás. É tempo de avançarmos, é tempo de marcharmos.

 

Amém

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

2 Comentários

  1. Rivaldo disse:

    Parabéns pelo site, vai ser também meu devocional diário, muito bom.