Reflexões Natannael Mesquita

Eu quero ser um jumentinho

Texto Base:

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.

E, dito isto, ia caminhando adiante, subindo para Jerusalém. E aconteceu que, chegando perto de Betfagé, e de Betânia, ao monte chamado das Oliveiras, mandou dois dos seus discípulos, Dizendo: Ide à aldeia que está defronte, e aí, ao entrar, achareis preso um jumentinho em que nenhum homem ainda montou; soltai-o e trazei-o.

E, se alguém vos perguntar: Por que o soltais? Assim lhe direis: Porque o Senhor o há de mister. E, indo os que haviam sido mandados, acharam como lhes dissera. E, quando soltaram o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que soltais o jumentinho? E eles responderam: O Senhor o há de mister.

E trouxeram-no a Jesus; e, lançando sobre o jumentinho as suas vestes, puseram Jesus em cima. E, indo ele, estendiam no caminho as suas vestes. E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto, Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas.

Introdução

Lógico que você já assistiu a vários filmes de reis, reinados, nobres, príncipes, princesas, ultimamente eu tenho assistido uma série que retrata bem isso, que indico, ela se chama Reinado ou Reign, a série conta a história da Rainha Mary da Escócia que se casa com o Rei Francis da França, é interessante por além de todo esse universo de reis e rainhas, a série é ambientada justamente no momento do despontar do Protestantismo.

Se você quiser conferir, tem na Netflix, eu super indico, e na série, assim como nos filmes, sempre que um Rei ou até mesmo algum nobre está chegando ao castelo, eles são anunciados com trombetas e entram em bonitos cavalos, carruagens, com todo aquele glamour.

Agora imagina um rei chegar e ao invés de um bonito cavalo, ele entra em um jumentinho? Bem, isso aconteceu, abra a sua Bíblia em Lucas 19.28-40 e vamos juntos.

Deixa eu te situar historicamente, nesse momento, Jesus havia vindo a Jerusalém para cumprir o seu mais difícil papel aqui na terra, Ele seria morto ali pelos meus e os teus pecados. Como estava próxima a Páscoa, muitos peregrinos estavam na cidade, e quando Jesus veio, eles celebravam a chegada dEle, com louvores e cânticos.

 

Pois é, Jesus, o nosso Rei, entrou em Jerusalém em cima de um jumentinho. E isso não foi à toa, pois nada na Bíblia foi. E é sobre esse ato triunfante de Jesus que Ele quer te deixar uma mensagem. Eu acredito que o cavalo já esperava que ele entrasse junto com o Rei, mas o jumentinho, pra ele foi uma grande surpresa.

Ele precisa de você

Como todo Rei, Jesus poderia muito bem ter escolhido entrar em Jerusalém montando um belo cavalo, mas Ele preferiu um simples jumentinho. Isso nos fala que Jesus quer nos usar em nossas simplicidades, você pode está lendo esse texto agora e esteja se sentindo pra baixo, desprezado, sem capacidade, sem forças, mas Jesus nos fala que Ele quer tomar conta de nossas vidas, Ele precisa de cada um de nós. Ele quer confundir as coisas sábias desse mundo usando as loucas, Ele precisa de você, deixa Ele montar na sua vida, com certeza Ele te levará a viver coisas sobrenaturais.

Quem você prefere que conduza a sua vida: o Espírito Santo de Deus ou Satanás? Deixa Ele te levar a fazer coisas grandes. Temos vários exemplos de homens na Bíblia que foram usados mesmo diante de suas dúvidas e dificuldades, como Moisés, Gideão, Davi, entre outros. Não seja vencido por seus medos, mas seja invadido pela a ousadia do Espírito Santo, NUNCA SERÁ SOBRE VOCÊ, SEMPRE SERÁ SOBRE ELE.

Talvez você mesmo não acredite em sua capacidade, mas Ele acredita em você, e é dEle que vem a capacitação.

Ele tem te visto

Em determinados momentos nos sentimos sozinhos, desprezados, esquecidos, parece que todos perderam seu número e o endereço da sua casa, e você começa a pensar: “Meu Deus, ninguém se importa comigo”. E lá no seu cantinho, você sozinho fica pensando em incertezas, medos, dúvidas, com um vazio grande no peito.

Sem relacionamentos, sem contatos, pois a Bíblia fala que aquele jumentinho jamais homem algum montou, mas tem alguém que tem visto suas lutas, suas lágrimas nas madrugadas, suas lágrimas na sua cama, quando você está indo para o trabalho, ele sabe e conhece seu coração, e Ele tem um momento certo pra que você entre no enredo, para que você deixe de ser alguém passivo e venha ser ativo.
Imagina a alegria daquele jumentinho, quando Jesus mandou os dois discípulos para ir ao seu encontro, Ele pensou: “Meu Deus, alguém se lembra de mim, e Ele manda me chamar“. Ele te chama, deixe ser usado por Ele. Servir a Jesus também requer exclusividade, por isso Jesus escolheu aquele jumentinho de primeira viagem, não podemos servir a dois senhores.

Ele manda te soltar

Aquele jumentinho estava ali amarrado, preso, o texto diz que Jesus mandou soltá-lo.

Sabe o que isso me diz, antes de Jesus começar a te usar, Ele vai soltar as amarras que te prendem, Ele vai mandar te libertar do teu cativeiro, te libertar dos vícios, das dúvidas, da frieza espiritual, da incredulidade, do rancor que o diabo tem jogado em sua vida, mas o Rei manda te soltar.
Seja livre, é tempo de se livrar daquilo que nos aprisiona, daquilo que nos impede de estarmos disponíveis para o nosso Rei. Momento de libertação.
 

A honra e a adoração não são suas

Aquele jumentinho de primeira viagem depois de entrar com Jesus e ver toda aquela celebração e festa, pode ter imaginado, olha como as pessoas me saúdam, olha como eu sou querido, eu sou amado, adorado, mas quando Jesus concluiu o seu percurso, que desceu, aquele jumentinho voltou a ser um jumentinho.

Pode até parecer que os aplausos, os elogios, o louvor e a honra sejam pra você, mas não se engane, só parece, porque toda a honra, glória e majestade são dEle (do Rei Jesus), se Ele sair de cima de você, se Ele deixar de te usar, você voltará a ser somente um jumentinho.
Não confunda, não deixe qualquer semente de adoração e idolatria no seu coração, sempre compreenda e se veja como um simples instrumento nas mãos de Deus. Nossa como eu canto bem, nossa como eu prego bem, olha aqui o meu dom de profecia, ei, reconheça o que você é e o quão dependente você é de Jesus.

Conclusão

Há pessoas aqui que estão se sentindo como aquele jumentinho, tristes, cabisbaixas, sozinhas, mas Jesus me mandou vir até aqui dizer que ELE PRECISA DE VOCÊ, Ele conta com você e Ele te chama, vem filho!

Chega de vazio na sua alma, chega de amarras do inimigo, Eu quero te usar, Eu quero glorificar o Meu Nome através da sua vida.

Quem quer ser o jumentinho de Jesus? Quem aceita se deixar usar por Ele? Ele tem visto suas lutas e dificuldades, mas chegou à hora de mudar, chegou a hora de se entregar para teu Rei. EU QUERO SER O JUMENTINHO DE JESUS, não só hoje, mas todos os dias.
Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam