Reflexões Tatiana Duarte

É preciso renovar nossa Aliança com Deus

Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.

Pois se aquela primeira aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra.

Deus, porém, achou o povo em falta e disse: “Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá.

Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles”, diz o Senhor.

“Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.

Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados”.

Chamando “nova” esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido, está a ponto de desaparecer.

Hebreus 8:6-13

Aliança com Deus

Durante nossa vida, fazemos muitas Alianças.

Alianças com amigos de infância (aquelas de que seremos amigos para sempre), aliança com nossos pais (papai prometo que não farei mais), Aliança no nosso trabalho, aliança até mesmo com os filhos (quem é mãe aqui, quem nunca prometeu algo ao seu filho?).

Isso não é errado amém!

Porém muitas vezes essas alianças ficam esquecidas, ficam envelhecidas, aquela amizade que prometemos nunca esquecer, quando crescemos muitas vezes nem falamos mais com aquela pessoa, podemos até passar por ela na rua mas não falamos. Com os nossos pais, dizemos que não iremos mais fazer algo e tempos depois lá estamos nós fazendo novamente, e quem nunca esqueceu algo que prometeu a alguém e nunca cumpriu?

Tudo que acontece em nossas vidas é reflexo do momento em que estamos vivendo amém. Não é assim?

Alianças que fizemos em um momento de nossas vidas talvez não faríamos hoje, pois estamos mais maduros, mais cientes das coisas, temos mais discernimento e sabedoria. Cada um de nós está vivendo momentos diferentes em nossas vidas, tanto na vida cotidiana, como na vida com Deus.

Quando aceitamos a Cristo em nossa vida, fazemos aliança com Ele não é assim?

Entregamos nossas vidas em suas mãos, pedimos perdão pelos nossos pecados, dizemos que não iremos mais fazer certas coisas, que as coisas velhas se passaram e não irão voltar, não é isso?

Então reflitam…

 

POR QUE AINDA CONTINUAMOS A FAZER AS MESMAS COISAS QUE FAZÍAMOS ANTES?

Se somos nova criatura em Cristo porque muitas vezes ainda nos sentimos mal, com a auto-estima baixa, com reflexos de coisas que você sentia quando era do mundo, caindo nas mesmas coisas que caia quando era do mundo?

Somos renascidos em Cristo, isso não deveria existir mais, somos escolhidos de Deus, sacerdócio real, embaixadores de Cristo na terra e Deus nos ama e nos ama tanto a ponto de entregar seu único filho por amor a mim e a você. Vocês concordam comigo que tudo que Deus criou é perfeito? Ele mesmo dos diz isso em Gênesis, ao final de cada dia Ele diz “e viu Deus que era bom”.

Quem nos criou? Deus.

Se tudo que Deus criou é perfeito porque você não se acha digno, se acha menor e  incapaz?

É simples.

Porque não estamos renovando nossa aliança com Deus!

Achamos que porque aceitamos Jesus, está tudo ok para sempre, mas não é assim.

Vamos dar um exemplo.

Quando nos casamos trocamos votos com nossos cônjuges, não é? Mas é só naquele dia?

Não, todos os dias dizemos que amamos ele. Já pensou se a gente dissesse apenas no dia do nosso casamento que amamos nosso marido ou nossa esposa, vocês acham que esse casamento iria durar? Com Deus é a mesma coisa, você entrega sua vida a Ele no dia que você o aceita e acabou? E a renovação daqueles votos? E as conversas com ele? E a ação de graças? Muitas vezes esquecemos de render graças a Deus, dizer o quanto Ele é perfeito, o quanto O amamos, apenas pedimos, pedimos e pedimos UM BANDO DE EGOÍSTAS!

Como você se sentiria se uma pessoa a maior parte do tempo nem falasse com você e quando falasse fosse apenas para pedir?? Pois é, e Deus é tão bom que ainda concede os desejos do nosso coração.

Sabe porque não falamos mais com aquele amigo de infância? Porque não renovamos nossa amizade, cada um seguiu um caminho.

Sabe porque Deus não fala mais com você? Porque você está mais preocupada em outras coisas, aquele primeiro amor já foi, a aliança está velha, ficou só a lembrança de como era, não louvamos mais como antes, aquele louvor não te faz mais chorar. Você não busca mais como antes, não faz mais alianças, vive de glórias passadas.

Como eu falei antes, tudo depende do momento em que estamos vivendo, talvez hoje você não precise mais fazer uma aliança com Deus sobre não mentir, você já esta liberta! Mas e a Aliança de comunhão com Ele?

Deus age com Alianças.

Ele fez uma aliança com Abraão, com Isaque, Jacó, fez alianças com seu povo, e ainda faz até hoje.

1 Samuel Cap. 1 nos conta a história de Ana, uma mulher estéreo, casada com Elcana. Ana ansiava por um filho e ela fez uma Aliança com o Senhor. Ana teve atitude, ela queria um filho e ela sabia que o único que poderia lhe dar esse filho era Deus. Ela orou! Se derramou na presença dele! Foi tida como bêbada! Hoje temos que fazer o mesmo que Ana, pois só quem tem a cura para nossos problemas é Deus! Quando andamos em Aliança, Deus nos faz prosperar.

Se tivermos uma aliança, inabalável e inquebrável, com o Senhor, então, seremos levados ao sobrenatural, a viver coisas que nunca vivemos.

Somente a voz do Senhor cura o nosso coração e Ele está dizendo: ande em aliança comigo! Deus tem um plano para cada um de nós, mas andar em aliança tem um preço.

Ana fez uma aliança com Deus para ter um filho, mas o que ela diz no versículo 11?

“SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.”

Vocês por acaso acham que Ana queria ficar longe de seu filho?? NÃOO, claro que não, qual a mãe que quer ficar longe do seu filho?

Memorização da Bíblia

Mas essa foi a renúncia de Ana, o sacrifício de Ana, o preço que ela pagou para ter seu filho, ela entregou ele nas mãos do Senhor, ela abdicou de educá-lo, contudo ele estava sobre os cuidados de Deus, imagine só, tanto que ele se tornou um grande profeta do Senhor, imaginem o orgulho. Todo sacrifício que fazemos a Deus vale a pena! Como diz aquela música do Luciano Son “vai valer a pena, vai valer a pena”.

Aliança não é para pessoas fracas, mas para aqueles que tomam uma postura diante de Deus. Aliança é para pessoas fortes, que decidem viver para cumprir os sonhos e propósitos do Pai.

E o que falar das 10 virgens? – Mateus 25:1

Cinco delas, as prudentes, estavam preparadas, estavam sempre renovando o azeite de suas candeias, estavam sempre renovando suas alianças com Deus. E as insensatas? Não vigiaram, não renovaram seus azeites e não entraram com o noivo.

Quantos de nós não está renovando o azeite que mantém a chama do amor de Deus acesa? Quantos de nós têm deixado pra última hora? Quantos de nós têm deixado o fogo se apagar?

A palavra diz “Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora”. Mateus 25:13

Precisamos renovar nossa aliança com Deus, nos entregarmos novamente, acender a chama que arde em nosso peito, pois como diz em Hebreus 8-6: “Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles (a lei), assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior, sendo baseada em promessas superiores”.

A nova aliança é melhor! A nova aliança apaga os pecados, não só esconde e camufla como no Antigo Testamento quando havia a propiciação pelos pecados com sacrifícios de animais.

“Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados”. Hebreus 13:14

 

Deus nos perdoa, quando nos encontramos com o Senhor de nossas vidas tudo que é velho fica para trás, já não é mais preciso sacrifícios de animais, pois o perfeito sacrifício já foi feito, sangue de inocente derramado, sangue de Jesus, do Filho de Deus, Cordeiro Santo, nome sobre todo nome, príncipe da paz, maravilhoso, conselheiro, Deus forte e foi por amor, para que o véu fosse rasgado e tivéssemos novamente comunhão com Deus, para que tivéssemos acesso ao Santo dos Santos e pudêssemos fazer aliança de amor com nosso Deus.

Quais são as Alianças que você fez? Com quem você tem feito Alianças? Será que é com Deus? Ou é com as coisas do mundo?

Deus quer renovar as alianças com você, Alianças que você deixou para trás. Tragam à memória as alianças que vocês um dia fizeram, planos e sonhos que um dia vocês entregaram nas mãos de Deus e por algum motivo deixaram para trás. Deus desde o início faz alianças com seu povo e hoje ele te chama para fazer essa aliança com Ele, Ele te chama pra você se entregar por inteiro a Ele. Não perca essa chance, ele está te dando uma nova chance, DIGA SIM PARA ELE!

 

Amém!

Tatiana Duarte

Sobre o autor | Website

Serva de Deus, servindo na Casa do Senhor como diaconisa e intercessora. Esposa apaixonada

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam