Reflexões Natannael Mesquita

Deus usa os improváveis

Permita-me “atrapalhar” sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

 

“Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele”.

1 Coríntios 1:25-29

Deus usa os improváveis

Introdução

Em diversos momentos de nossas vidas (senão em toda ela), nós nos sentimos os menores, os menos capazes, os que não podem, os menos inteligentes, aqueles que quando alguém nos pede pra fazer algo, respondemos que “mande ele (a), ele é melhor, mas inteligente, ele consegue fazer melhor que eu”.

Isso pode começar desde a nossa infância, quando nos sentimos excluídos, afastados por não termos uma característica que o grupo (ou a sociedade) gostaria de ver em nós. Afinal de contas, essa mesma sociedade está sempre nos taxando, nos rotulando e isso muitas das vezes impede de sermos quem realmente somos.

Mas, eu sei, que você conhece alguém que você (assim como a sociedade) o julgou como o incapaz, o improvável, aquele que ninguém apostava, mas esse alguém foi lá e venceu, venceu a taxação da sociedade, venceu as barreiras da pobreza, da incapacidade, da falta de oportunidades, esse alguém mostrou que as probabilidades estavam erradas.

Deus quer te dizer hoje, você mesmo, que se acha assim: incapaz, o menor, o fraco, o menos inteligente, o excluído. Ele gosta mesmo é dos improváveis, homens que a sociedade rejeita, que até a família rejeita, mas que Deus aceita. É esses que Deus quer usar.

A Bíblia está repleta de histórias extraordinárias de homens improváveis usados por Deus para a realização de seus propósitos. Vamos aprender com alguns deles.

 

Gideão

“11 Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. 12 Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente. 13 Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. 14 Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? 15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. 16 Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.” Jz 6:11-16

 

O improvável Gideão, era o menor de sua casa, filho de Joás, ele era da tribo de Manassés, a mais pobre. Nos tempos de Gideão, o povo de Israel havia abandonado o Senhor e estava sendo opresso por saqueadores midianitas. Deus escolhe Gideão para ser o juiz do seu povo e libertá-los dos midianitas. Como vimos no texto, logo Gideão usa como desculpas sua incapacidade e fraqueza para executar a tarefa: “Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai”.

Mas, Deus, lhe assegura que é Ele que está com ele: “Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem”.

Como sabemos da história de Gideão, o Senhor concedeu uma incrível vitória, apesar da clara desvantagem na batalha.

Gideão é uma prova clara de como Deus adora usar os improváveis, como Ele adora usar pessoas imperfeitas e ordinárias para realizar coisas extraordinárias apesar de todas as suas debilidades. Deus é capaz de transformar os fracos, os tímidos e os abatidos para dar grandes vitórias ao seu povo. Como Gideão disse: “O Senhor vos dominará” (Juízes 8:23).

 

Os quatro leprosos

“3 Quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos? 4 Se dissermos: entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos lá; se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos, pois, agora, e demos conosco no arraial dos siros; se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, tão-somente morreremos. 5 Levantaram-se ao anoitecer para se dirigirem ao arraial dos siros; e, tendo chegado à entrada do arraial, eis que não havia lá ninguém. 6 Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruído de carros e de cavalos e o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós. 7 Pelo que se levantaram, e, fugindo ao anoitecer, deixaram as suas tendas, os seus cavalos, e os seus jumentos, e o arraial como estava; e fugiram para salvar a sua vida. 8 Chegando, pois, aqueles leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, e beberam, e tomaram dali prata, e ouro, e vestes, e se foram, e os esconderam; voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa, e a esconderam. 9 Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei.”  2 Rs 7:3-9

 

Não sei se você conhecia essa passagem, mas deixa eu te explicar. Israel passava aqui por um momento super delicado, pois Israel estava cercada pelos sírios, e o cerco levou à fome e ao desespero, já que ninguém podia sair e entrar da cidade, a cidade estava isolada.

E aí, entra os 4 leprosos improváveis, usados aqui como instrumentos de libertação para o povo. Deus poderia ter muito bem ter usado o rei de Israel, um príncipe ou o seu exército, mas Ele preferiu usar os 4 leprosos improváveis.

 

Davi

“6 Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. 7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”  1 Sm 16:6-7

 

E como não falar de Davi, o desprezado, esquecido e menosprezado Davi, por não ser alto, forte, por não ser como os homens vêem. Davi é menosprezado por seu pai Jessé e até pelo sacerdote Samuel.

Na verdade, Davi nem estava presente na casa. Seu pai Jessé nem fez questão que Davi participasse de um momento tão especial, isso porque Davi era o improvável. Talvez alguém tenha dito: “Vou chamar Davi para participar da reunião conosco, afinal de contas, o profeta Samuel virá aqui em casa.” Talvez a resposta de Jessé tenha sido: “Não precisa, Davi é muito jovem para estar aqui, certamente ele não fará falta.” Que ironia pensar assim, pois foi exatamente o improvável Davi que Deus escolheu.

Deus ama os improváveis, pois Ele não vê como nós vemos, Ele não enxerga as limitações e falhas que vemos, Ele enxerga o interior cheio de capacidade e força. Que bom que somos vistos por Deus como Ele olhou pra Davi. Deus valoriza o que o homem natural não consegue ver, Ele enxerga o coração.

 

Os discípulos de Jesus

“E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.” Mt. 10:1-8

 

E os discípulos de Jesus? Os improváveis discípulos de Jesus? Como o Senhor escolheu esses homens? O que eles tinham de especial? Cargos, títulos, diplomas? Não, nada disso.

O que disser da escolha de Jesus por Pedro? Um pescador truculento, de personalidade difícil, que mais tarde negaria Jesus. Um incrédulo como Tomé? Um traidor como Judas? Um coletor de impostos como Mateus?

 

Veja também:

 

Você já parou para pensar na célula de Jesus? De fato essa célula foi uma célula de improváveis.

Veja algumas de suas características: Um era analfabeto, rude e vivia da pesca. Outro era um ocupadíssimo funcionário do governo. E outro ainda era uma espécie de petista xiita que queria a todo o custo assumir o governo e fazer justiça social. Havia um que era tão novo e inexperiente que quase não conseguia falar de tão tímido. Outro era um experiente profissional, com muitos anos no seu ramo. Tinham personalidades variadas: Um era falante e impulsivo, outro era malicioso e traidor. E espiritualmente então, era uma loucura: Havia um entre eles que tinha umas tiradas de fé surpreendentes, mas oscilava muito. Outro só cria depois que via. Nas reuniões de oração, até os mais espirituais cochilavam. Além disso, os membros disputavam uns com os outros e queriam ter a primazia. Não poupando esforços para consegui-la, envolveram a própria mãe nos seus caprichos pessoais.

Mesmo sendo improváveis, Deus os escolheu, os separou para propagarem o seu Evangelho até nós.

 

Não venha com desculpas

Poderia ainda falar de Abraão, Moisés, José, Saulo, Isaías, Jeremias, do exército de Davi na caverna de Adulão e de muitos outros.

Mas o que quero te dizer é que você não pode ser travado pelas circunstâncias, pelas dificuldades que se apresentam. Ei, saia desse estado de vitimização, de coitadinho, você pode até ser um improvável, e que bom que é, mas Deus não quer saber de suas desculpas, não é por você, é por Ele. Nós nunca seremos bons o suficiente, é Ele que é bom, misericordioso.

Se levante em ousadia hoje, chega de desculpas, Deus quer te usar, apesar de suas debilidades e fraquezas.

 

Conclusão

Você pode ter chegado hoje aqui se sentindo um nada, um ninguém, um lixo, aquele que sempre fica de fora, o excluído, o renegado, o que a sociedade nem ninguém acredita, o desacreditado. Até mesmo sua família, seu chefe, até seu cônjuge, mas ei, a pessoa mais importante olha pra você diferente, Ele não ver somente o que você aparente ser por fora, Ele te ver por dentro. Ele sabe o quanto você pode se depender dEle e Ele quer te usar IMPROVÁVEL.

Aprenda com esses exemplos: Gideão, aquele que venceu a timidez, a insegurança e foi usado pelo Senhor para vencer uma guerra improvável. Os 4 leprosos de Israel, que não tinham nada a perder, e que anunciaram libertação ao seu povo. Davi, menosprezado por todos, mas aceito e lembrado por Deus. Os discípulos de Jesus, completamente improváveis e incertos, mas usados pelo Senhor.

Ele quer fazer grandes coisas através de você, assim como Ele fez com esses homens. Abandone hoje as desculpas, o medo, a insegurança, a timidez, se deixe ser usado por Ele.

Hoje, Deus quer levantar improváveis aqui, improváveis para abalar essa cidade, essa geração, seja um improvável de Deus nessa terra. Jesus te chama, venha, se junte a mim, Ele faz de você um novo homem, uma nova mulher.

ELE USA OS IMPROVÁVEIS!

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!