Reflexões Tatiana Duarte

Cumpra-se em mim segundo a Tua Palavra

Desembainhar a Espada

Texto Base:

O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!” Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”. Perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso, se sou virgem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus”. Respondeu Maria: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. Então o anjo a deixou.
Lucas 1:28-38

 

Quantas pessoas já sofreram injúrias sem terem feito nada para merecer? Já aconteceu comigo várias vezes, por ter sido uma criança muito “quetinha” (kkkkkk) sempre que acontecia alguma coisa em casa a culpa sempre era minha, a maioria das vezes até era, mas não todas (kkk). Eu me lembro da sensação de falar que eu não tivera culpa no acontecido e ninguém acreditar.

Nossa como era doloroso, olhar de condenação, de julgamento sem ter feito absolutamente nada, totalmente desacreditada.

Acredito que todas nós já passamos por situações parecidas, seja em casa ou no trabalho, ou pior, já fizemos isso com alguém. Devemos lembrar-nos da Palavra de Deus que nos diz:

Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Mateus 7:1-3

Porém, muitas vezes é preciso passar por situações difíceis para que a glória de Deus venha ser manifesta através de nossas vidas e precisamos estar preparadas se um dia Deus nos pedir algo.

Com Maria foi assim. Vocês conseguem imaginar o que Maria passou? Vocês conseguem ter noção do quão forte Maria precisou ser para cumprir o chamado pelo o qual Deus a chamou?

 

MARIA FOI OBEDIENTE ACIMA DE TUDO

Desembainhar a Espada

Em uma época totalmente adversa e contrária às mulheres, uma época machista (se você acha o mundo machista, imagina como era a dois mil anos atrás no Oriente Médio). Maria era uma mulher virtuosa, temente a Deus, serva fiel, foi à mulher escolhida para carregar em seu ventre o filho de Deus, aquele que trouxe a salvação para todos nós. Maria, uma moça virgem simplesmente aparece grávida. Uauuuuuuu que loucooo.

– Essa Maria não vale nada, faz o que faz e ainda diz que foi obra de Deus.

– Maria? Grávida? Sempre desconfiei daquele jeitinho doce.

– Sempre tive o pé atrás com ela, sem vergonha.

– Pobre do José, foi enganado.

– Que bom que foi descoberto antes deles se casarem, seria uma vergonha para José.

 

Essas são apenas algumas coisas que posso imaginar que foi falado a respeito dela, isso pra não escrever coisa pior. E você o que teria dito de Maria?

Uma das passagens mais lindas da Bíblia se encontra em Lucas 1:38: “Respondeu Maria: Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra. Então o anjo a deixou”.

Nossaaaaaaaaaaaaaaaa, que mulher é essa meu povo? Ela sabia o que viria a seguir, sabia que iria sofrer perseguições e mais, sabia que poderia perder o homem que ela amava, por que qual o homem que iria acreditar na história que sua noiva virgem está grávida por obra do Espírito Santo?

Maria não se importou, Maria obedeceu. Ela sabia que a obra que Deus tinha a realizar através do fruto do seu ventre era maior do que ela mesma. Ela tinha fé no Deus que ela servia, ela sabia que Ele é grande, poderoso, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Maria não se preocupou com seu bem estar, ela estava honrada em servir aos planos de Deus.

E você? E eu? Será que temos essa fibra? Ou na primeira tribulação, na primeira injúria que sofremos na igreja queremos largar tudo pra trás? Dizemos que não vale à pena. Precisamos ser mulheres obedientes a vontade do Senhor, mesmo que isso custe a nossa vida, porque a nossa vida é Dele. Quando decidimos nos entregar a esse Deus maravilhoso, nós declaramos que somos Dele, que Ele faça em nós a Sua vontade e o Seu querer, dizemos que Ele é o nosso Senhor e nosso Salvador. Onde está a obediência a Deus durante a prova? Só somos obedientes na alegria?

Paulo já nos dizia: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” 2 Coríntios 4:17

Lutas, aflições, tribulações, injúrias e intrigas são coisas que poderemos passar ao longo da nossa caminhada com Cristo, mas que isso não venha nos tirar do caminho, que sempre tenhamos em mente que Deus é maior que todas as coisas e o plano e a obra que Ele tem a fazer em nós e através de nós é maior do que aquilo que pensamos ou imaginamos. Como Maria, sejamos ousadas e possamos dizer, mesmo passando as maiores lutas de nossas vidas, “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”.

 

UM PLANO MAIOR

Desembainhar a Espada

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:8,9

 

Quando entendemos o que diz nesses versículos do livro de Isaías, se torna mais fácil viver os planos de Deus, porque entendemos que nada, absolutamente nada, que possamos fazer ou pensar ou sonhar é maior do que o sonho que o Senhor sonhou e planejou para nossas vidas.

Talvez Maria até sonhasse em ser mãe, mas Deus sonhou em ela ser a mãe de seu filho, do libertador, do cordeiro Santo e imaculado que entregou a sua vida numa cruz por amor a toda a humanidade.

  • Talvez você sonhe em ser uma cabeleireira, mas Deus sonha em ver você dona do seu próprio salão.
  • Talvez você sonhe em ser contadora, mas Deus sonha em você ser dona de uma empresa de contabilidade.
  • Talvez você sonhe em evangelizar a sua família, mas Deus sonha em você ser uma missionária que irá levar o evangelho aos quatro cantos do mundo.
  • Talvez você sonhe em levar a palavra em uma célula, mas o que Deus sonha pra você é que você seja uma pastora que vai ministrar milhares de mulheres.
  • Talvez você goste de orar e sonha em fazer parte de um ministério de oração e intercessão da tua igreja, mas Deus sonha em você ser uma intercessora, profetiza, que ora pelas nações.

Quando nos permitimos sonhar os sonhos de Deus nas nossas vidas podemos ter certeza e convicção que aquilo que Deus sonhou para nós é maior do que podemos imaginar. Mas para isso precisamos estar dispostas a sermos usadas como canal para obra de Deus. Acima de tudo precisamos estar preparadas, precisamos ser mulheres honradas, servas de Deus, mulheres vistosas, obreiras que manejam bem a palavra, mulheres de oração e intercessão.

 

Cresça na graça e no conhecimento:

 

Precisamos estar no centro da vontade de Deus. Maria não foi escolhida a toa, quando o anjo Gabriel se aproxima de Maria ele diz: “Alegre-se agraciada”. Maria era uma mulher de Deus. Deus não escolheria qualquer mulher para ser a mãe de Jesus. Deus sabia do coração de Maria e sabia que ela seria uma boa mãe pra Jesus, que ensinaria o caminho, que seria dedicada, amorosa.

Quanta responsabilidade, mas Deus confiava em seu Potencial. E Deus confia em seu potencial, quando nós mesmas não acreditamos na nossa capacidade, Deus acredita. Deus sonda os nossos corações e nos conhece. Quando Deus te der algo, não tenha medo, Ele vai te capacitar, Ele sabe que você é capaz, que você irá conseguir fazer com excelência aquilo que ele te chamou para fazer. Nunca duvide do seu chamado, nunca ache que você não é merecedora, que você não é capaz, pois a nossa capacitação vem de Deus e não de homens.

Você é um potencial nas mãos do Senhor. Ele deseja te usar, Ele deseja ver o seu melhor, Ele te deseja por inteiro, da forma que você é. Não se sintam inferiores a ninguém, você é única, princesa do Senhor, perfeita aos olhos do Pai. Se posicione como uma mulher de Deus, se posicione nos caminhos do Senhor, esteja disposta a fazer aquilo que Deus te chamar pra fazer e você verá o quanto Deus pode te usar, o quanto Deus pode fazer através da sua vida. Acredita e confia que Deus tem o melhor para você.

 

DEUS PREPARA O CAMINHO

Desembainhar a Espada

Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.

Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa Deus conosco. Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. Mateus 1:18-24

 

Imaginem como seria difícil para Maria passar por tudo isso sozinha? Deus pensou nisso e logo mandou um anjo de encontro a José para que ele soubesse que o filho que Maria estava carregando realmente era obra de Deus. José ficou ao lado de Maria, assumiu perante toda a sociedade o filho dela, deu consolo a ela nos momentos de medo e aflição.

Por isso mulheres, não tenham medo, por mais difícil que possa parecer a prova, Deus irá enviar o consolo, na verdade ele já enviou, o Espírito Santo é o nosso consolador.

Deus coloca pessoas em nossas vidas pra nos ajudar a passar por situações difíceis, Ele jamais nos abandona. Ele cuida de nós todo o tempo. Não tenham medo mulheres lindas e guerreiras, Deus nos deu espírito de ousadia e não de medo. Estejam prontas para ouvir e obedecer a voz a Deus. Creiam no plano maior e melhor do Senhor.

Vocês são peças-chave para os planos de Deus, se permitam serem usadas por Ele, como eu disse antes vocês são um potencial, são pedras preciosas, nunca permitam que as pessoas ao seu redor digam que você não é capaz. Tudo podemos em Deus. Sejam fortes e fieis ao Senhor, honrem a Deus, busquem em primeiro lugar a Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas.

Deus tem algo grande a fazer na sua vida, o processo pode até ser doloroso, podemos sofrer injustiças e perseguições, mas “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;” Mateus 5:10.

 

Que cada mulher que ler essa postagem seja edificada em Deus, fiquem na Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo.

Tatiana Duarte

Sobre o autor | Website

Serva de Deus, servindo na Casa do Senhor como diaconisa e intercessora. Esposa apaixonada

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

2 Comentários

  1. Ana Paula Barreto disse:

    Lindo texto Tati.
    Beijos