Reflexões Natannael Mesquita

Correndo com Cavalos

Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão?

Se você correu com homens e eles o cansaram, como poderá competir com cavalos? Se você tropeça em terreno seguro, o que fará nos matagais junto ao Jordão?

Jeremias 12:5

 

Introdução

Correndo com cavalos

Essa passagem, fala do profeta Jeremias, ele foi filho de Hilquias e vinha de uma família de sacerdotes. Nasceu na cidade de Anatote no território de Benjamim. Foi o profeta que profetizou em Judá durante o reinado de seus últimos monarcas, no período de declínio e queda do Reino do Sul nos séculos 7 e 6 a.C.

Jeremias além de um profeta, era um sacerdote. Ele viveu num dos períodos mais conturbados da história do Oriente Antigo. Quando Jeremias nasceu, Israel, o Reino do Norte com capital em Samaria, já havia caído há pelo menos 70 anos diante do Império Assírio.

Judá, povo para qual Jeremias foi chamado a profetizar, vivia um tempo de apostasia e idolatria, além da constante tesão entre assírios, egípcios e babilônicos. Esse era o cenário em que Jeremias vivia.

O profeta Jeremias passava aqui por uma crise, um momento muito difícil em sua caminhada, momento de dúvidas, de ansiedade, de medo, correndo risco de vida até. Ele estava sendo perseguido, rejeitado, humilhado, desacreditado e ameaçado de morte. Jeremias passava por uma crise existencial.

O contexto da passagem que lemos trata das nuances dessa crise que passava Jeremias, já que ele estava sendo perseguido e ameaçado pelos os de sua própria família (Jr 12:6), por seus vizinhos e os de cidade natal, Anatote (Jr. 11:19-21). Ele também questiona ao Senhor porque do caminho dos ímpios prosperarem e outras questões inerentes.

Jeremias estava sofrendo e temendo por sua vida. Sua história nos traz muitas lições e muito aprendizado e é sobre elas que iremos falar.

 

Você passará por provações

Com certeza, essa não é o tipo de palavra dos tempos de hoje, visto muitos estarem apresentando um evangelho de facilidades e não sofrimento. Mas, a igreja não se deve moldar ao mundo, mas o mundo deve se moldar a Palavra. Por isso, eu preciso te falar, você e eu passaremos por muitas tribulações aqui.

Não sei como você se encontra agora. Mas, talvez viva um momento de dúvidas, de incertezas, de lutas que te sufocam, te tiram a paz, te fazem perder o sono, assim como o que passava Jeremias.

 

  • Você tem desanimado em frente as circunstâncias?
  • Tem pensando em desistir? Em retroceder?
  • Como você está lidando com suas lutas?

 

Se você pretende dar sentido a sua passagem aqui na terra, se pretende se deixar ser usado pelo o Senhor e cumprir seu chamado e sua missão, você precisa saber que haverá muita resistência.

E quanto maior o impacto, a influência e o alcance do seu ministério, maiores serão os ataques e maior será a fornalha.

Isso não se trata de você, não pense que é algo particular seu com Deus, ou que Ele está pegando no seu pé. É por que eu e você fomos chamados para esse tipo de batalha, fomos chamados para sermos felizes por sermos perseguidos e injuriados por causa do nome do Senhor.

Método como Ler e Entender a Bíblia

Então, hoje o Senhor te trouxe aqui não para passar a mão na sua cabeça, mas para te dar uma porção nova de ânimo, de vigor, de esperança, de entendimento do teu chamado.

Entenda uma coisa: O que você tem pra fazer é muito maior do que suas lutas, o que você foi chamado a fazer é muito maior do que seus ressentimentos, do que suas bobeiras.

Jeremias sofreu, mas não desistiu. Foi ameaçado, mas não morto.

Olhe pra frente e avance. A ordem do Senhor é para manchar.

 

Uma difícil missão

Como profeta, Jeremias tinha uma difícil missão, pregar arrependimento para um povo apostáta e idolátra, não muito diferente de hoje, onde vivemos uma sociedade incrédula, racional, egoísta e cheia de ideologias.

Como profetas que proclamam a verdade, com certeza, iremos enfrentar resistência, acusação, injúrias, provações, vindo até mesmo de nossa própria família, dos próximos, como foi com Jeremias.

Todos os homens que aceitaram viver o seu chamado, passaram por grandes lutas e provas, inclusive o próprio Jesus. Não desista, por que está difícil, porque está pesado, por que você não consegue sozinho. Por que quem te deu a missão está com você, Ele pagou um alto preço para nos resgatar da lama, é hora de fazermos nossa parte.

No final dessa missão, tudo vai valer a pena, tudo vai fazer sentido, não se deixe travar pelas as circunstâncias adversas, pelos os momentos turbulentos, pelas as crises, por seus pensamentos.

 

Veja também:

 

Avance, lembre de tudo que Jesus sofreu e passou por amor a mim e a você. Lembre de todas as vidas que precisam serem salvas, lembre de quem te chamou, volte-se para seu alvo.

 

Corra com cavalos

Voltando a passagem que lemos no início, sabe o que Deus estava respondendo em frente aos questionamentos de Jeremias, Ele estava dizendo que se ele já estava cansado correndo a pé com homens, como poderia correr com cavalos. Se não consegue correr um 1 km, como vai aguentar a maratona?

 

  • Como está sua vida espiritual hoje?
  • Está cansado em frente as lutas que você tem passado?
  • Está cansado correndo a pé com homens?

 

Então ainda não está pronta para correr com cavalos!

Deus não passou a mão na cabeça de Jeremias o confortando, o consolando. Jeremias estava entrando no estado de auto-comiseração, Jeremias estava dizendo para Deus: “Coitado de mim”, mas Deus o responde dizendo: “Eu te avisei que a missão é difícil, engole o choro Jeremias  e corre para a corrida”.

Não era a resposta que Jeremias queria ouvir, mas era essa que ele precisa ouvir. A verdade causa choque, mas liberta.

Chega de choros, de lamento, se levante para a guerra, CORRA COM CAVALOS.

Jeremias sofreu, mas quem escreveu grandes histórias também, e nenhumas delas foi sem um custo, sem um preço a pagar.

Independente das circunstâncias, a sua fé vai te manter de pé.

Vencer não significa nunca perder. Mas, é continuar. Mesmo depois das perdas, dos sofrimentos, das quedas, da espera.

Uma doença grave, um parente drogado, um casamento desfeito. Enchentes do Jordão, fatigas, cansaço, tristezas. Como agir?

Jeremias estava sendo treinado para algo muito maior. Era o começo do treinamento.

As provações e lutas são um treinamento para um nova fase em sua caminhada cristã.

Se pessoas e situações corriqueiras dessa vida nos cansarem é porque estamos no mesmo nível dessas pessoas. Se você quer correr com cavalos, você tem que correr mais que a média.

Se você não consegue correr com os homens, se os homens estão te atingindo tão fácil, como vai correr com cavalos?

Esse é um nível muito raso, você precisa crescer.

A certos limites no campo físico que você tem que superar. O comodismo, a falta de vontade, a espera de homens, isso é corridinha com os homens.

Se não conseguirmos lidar com as coisas pequenas como entraremos em cosias maiores?? Como vou competir com cavalos quando vierem coisas maiores???

Se você não controla o que é simples, como que vai enfrentar situações difíceis e correr com um cavalo?

Se você se ofende tão fácil, se mágoa tão fácil, como você será usado por mim?? Como vou confiar os meus planos à você? Uma geração à você? Um povo à você?

 

Outras Reflexões:

 

Seremos exigidos além do que gostaríamos, e seremos levados a situações extremas!!!

Precisamos nos preparar para coisas maiores!

Confia em Deus e deixa ele resolver o que não conseguimos resolver.

Há pessoas que se mostram alegres com Deus e com os homens. Mas, apenas até surgir adversidades.

Até quando Jeremias??!

Você fica bem só quando tudo tá bem??!

Sonhos morrem, relacionamentos acabam. Muitas coisas não acontecem conforme o nosso desenho e roteiro. A vida nos trás circunstâncias difíceis. O que Deus diz: Aprenda a viver bem apesar das circunstâncias!!!

Só pessoas perseverantes, corajosas, determinadas, vão receber força necessária para continuar no caminho.

Já não aguentamos as coisas pequenas, como aguentaremos as grandes?! Se sua força hoje é pequena, então aumente.

O ministério de Jeremias não parou aqui, ele durou mais 40 anos. Ele não se desviou do que Deus tinha pra Ele. Ele enfrentou a corrida e não desistiu dela.

Pare de correr com os homens. Vá correr com os cavalos.

 

Conclusão

Talvez você chegou até aqui hoje, vivendo crises, passando por muitas dúvidas, muitos sofismas, pensamentos contrários, com mágoas, falta de perdão, orgulho, olhando somente para as circunstâncias adversas, cansado de tudo isso, pensando em parar, questionando o Senhor.

Chegou aqui hoje, preocupado, ansioso, atribulado.

Mas, hoje é noite de renovo sobre suas emoções, noite onde o Senhor quer te preparar para uma nova fase de conquistas, as lutas hoje te preparam para a vitória de amanhã. Não desista, encare seu treinamento. Não fuja dele.

O Senhor quer te trazer de volta para o centro da vontade dEle, Ele não vai massagear seu ego, Ele vai te impulsionar a correr mais, a ir mais longe, Ele acredita em você, e talvez nem você mesmo acredite mais.

Não se trave com ressentimentos bobos, com conversinhas, você foi chamado para algo muito maior, não perca tempo.

Noite de renovo, noite de refrigério, o Senhor vai te impulsionar a continuar hoje.

Desembainhar a Espada

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam