Dicas Tatiana Duarte

Como memorizar versículos bíblicos com mais facilidade?

A Paz do Senhor

Acredito que muitos, assim como eu, já desejaram saber como memorizar versículos bíblicos com mais facilidade e se perguntaram qual a melhor maneira de fazer isso, tanto para nossa edificação como a de outras pessoas, Seja durante uma ministração ou ao conversar com pessoas que não acreditam em Deus.

Como memorizar versículos bíblicos com mais facilidade

O Senhor nos ensina isso, ao falar através da vida de Paulo a seu filho espiritual Timóteo. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).

Ter conhecimento bíblico é de fundamental importância para todo cristão, o Salmista Davi escreveu: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmos 119:11).

Quando temos conhecimento das Escrituras podemos discernir a vontade de Deus para nós. A Palavra é alimento, é a verdade e é a vida. Através da Bíblia temos conhecimento da verdade e nos libertamos das amarras do mundo como diz em João 8:32 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Dito isso, vamos agora passar algumas dicas que vão te ajudar a memorizar versículos bíblicos com mais facilidade.

 

1- TENHA HÁBITOS DE LEITURA DIÁRIA DA PALAVRA

Como já diz o nome do nosso blog, precisamos Desembainhar nossa Espada diariamente, ou seja, precisamos ter o hábito de leitura. Com a prática vem a perfeição. A palavra de Deus não volta vazia e um plano de leitura adequado te ajudará muito.

 

2- PEÇA CONHECIMENTO E DISCERNIMENTO A DEUS

Antes de iniciarmos nossas leituras é de suma importância orarmos antes pedindo discernimento e sabedoria a Deus. É muito mais fácil memorizarmos versículos que falaram profundamente ao nosso coração através de uma revelação do Espírito Santo. A palavra de conhecimento é um dom do Espírito e precisamos pedir que Deus derrame sobre nós.

 

3- FAÇA REPETIÇÕES

Todos nós temos algumas passagens da Bíblia que mais gostamos, que mais falam ao nosso coração e podemos começar o processo de memorização por elas. Eu, por exemplo, adoro o Salmo 23 e passei um tempo lendo e repetindo ele em voz alta para memorizá-lo.

Veja também:

 

4- LEMBRE-SE DO CONTEXTO E O LIVRO EM QUE ESTÁ O VERSÍCULO

Ao memorizar versículos da Bíblia, temos que entender o contexto que está por trás daquele versículo e o que Deus quer falar para nós através dele, dessa forma se torna muito mais fácil. Além do mais não somos robôs que irão apenas decorar milhares de versículos, mas que no final não vai ter nenhum conteúdo, queremos ser obreiros que manejam bem a palavra e não uma enciclopédia não é mesmo?

 

5- MEMORIZE A REFERÊNCIA

Ao ler o versículo em voz alta, inclua a referência sempre no início e no final. Assim, você irá memorizar além do versículo, a referência também. Por exemplo:

(João 3:16) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

 

6- ORE A PALAVRA DE DEUS

Oração da Palavra é um tipo de oração em que nos conectamos a Deus por meio da Sua Palavra, lembrando a Ele de suas promessas. Por exemplo, uma pessoa que ora a Deus pela salvação de sua família:

“Senhor eu te peço pela salvação da minha casa, pois tua Palavra diz em Atos 16:31 “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”. Sendo assim Pai, eu me agarro a tua Palavra crendo que o Senhor fará aquilo que prometeste”

Além de ser uma oração muito poderosa e eficaz também é ótimo para memorizarmos versículos.

 

7-  COMPRE JOGOS BÍBLICOS

Essa é uma forma eficiente e divertida de aprender versículos da Bíblia. Eu mesmo tenho um jogo bem divertido em casa e sempre que me reúno com amigos gostamos de joga-lo. Aprendemos muito com ele, aprendemos referências, passagens, significados de nomes complicados e muito mais. Se você não tem um jogo, chame alguns amigos e faça uma brincadeira de perguntas e resposta isso vai instigá-lo a conhecer cada vez mais a palavra de Deus.

 

8- COMPARTILHE

Sempre que alguma passagem bíblica falar ao seu coração, compartilhe ela com seus amigos, faça um devocional em cima dela, reflita naquela passagem e repasse. Existem pessoas que assim como você foi tocado, também poderá ser profundamente impactado com aquela passagem. Dessa forma, além de você está levando a palavra de Deus aos quatro cantos você a estará memorizando e também as passagens que se referem ao tema abordado. Você também pode compartilhar nas redes sociais, auxiliando sua memória visual.

 

9- VOCÊ PODE FAZER UM CURSO

Se você está ansioso pra aprender o mais rápido possível, existem pessoas que se empenharam muito e desenvolveram técnicas de memorização que podem te ajudar bastante. Conheço um curso de memorização bíblica super interessante que você com certeza vai gostar. Caso queira mesmo avançar em sua memorização, recomendo muito que faça este curso: O link com mais detalhes do curso é este aqui (clique).

 

Memorização da Bíblia

Gostou desse post? Deixe um cometário e nos diga o que você achou das dicas.

Deus abençoe.

Tatiana Duarte

Sobre o autor | Website

Serva de Deus, servindo na Casa do Senhor como diaconisa e intercessora. Esposa apaixonada

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

1 Comentário

  1. César disse:

    Parabéns pela iniciativa, esse artigo ajudará muitas pessoas.