Dicas Tatiana Duarte

Como Ensinar a Bíblia para seus Filhos

“Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar”.

Provérbios 22:6

Como ensinar a Bíblia para crianças

A Bíblia é muita clara quanto a ensinarmos nossas crianças no caminho correto, desde muito cedo é de suma importância trazer para vidinha deles o interesse pelas Escrituras, ensiná-los o caminho correto a seguir, mostrar pra eles como é bom viver na presença de Deus.

O fato é que é muito difícil prender a atenção deles, ainda mais quando são bem pequenos, não dar apenas pra sentar com eles na cama, abrir a Bíblia e ler não é mesmo? Vai ser muito chato e entediante. O aprendizado deve ser interessante, atrativo, deve prender a atenção deles, gerar curiosidade e acima de tudo ser divertido.

Logo abaixo vamos dar algumas dicas bem legais em que você vai se divertir com seu filho e ainda ensiná-lo sobre a Palavra de Deus.

 

Conte histórias para eles

Qual a criança que não gosta de historinhas?? Elas amam! E essa pode ser a porta de entrada para você inserir na vida delas histórias cristãs. Mamães e papais a Bíblia é recheada de histórias lindas, fascinantes e cheias de sabedoria, por que então contar para nossos filhos contos da Disney? Não faz sentido.

Antes de colocá-los para dormir tirem esse momento com eles, separem os principais personagens, principais histórias como por exemplo: Adão e Eva, Abraão, José, Moisés, Davi, Daniel e seus amigos, Sansão e muito, muito mais. De cada história tirem uma lição de vida, interajam com eles, façam perguntas, perguntem se eles gostaram, se têm dúvidas e façam daquele momento algo bem divertido. Mostrem desenhos dos personagens, muitas ilustrações, as crianças são visuais, elas aprendem muito mais vendo do que ouvindo.

 

Tenha sempre material de apoio

Claro que são poucos os pais que tem uma formação pedagógica e conhecem técnicas de aprendizado para as diferentes faixas etárias, mas isso não pode ser um empecilho. Vivemos hoje no mundo da informação, existem livros que podemos comprar, acesso a internet e cursos online. Tem um kit super interessante oferecido pela Universidade da Bíblia que se chama “Kit Criança Cristã”, nele contém histórias, desenhos, vídeos, jogos infantis, dinâmicas e muito mais.

Kit Criança Cristã

Faça jogos de perguntas e repostas

Não tem nada melhor do que aprender se divertindo. Fazer jogos de perguntas e respostas em família é ótimo, hoje em dia os pais vivem em uma correria tão grande que não têm tempo de qualidade com seus filhos e todo o aprendizado deles fica a mercê das escolas, que nem sempre ensinam valores que concordamos, por isso o diferencial da educação deles deve ser dentro de casa, com os pais.

Tenho uma amiga da igreja que congrego que ela comprou um joguinho de torta na cara, muito divertido por sinal, e ela brinca com seus filhos e todos se divertem em família. Não seria legal um jogo desse tipo associado a perguntas e respostas sobre personagens bíblicos? Quem erra leva torta na cara. Isso vai instigá-los a querer aprender cada vez mais. Também tem jogos de tabuleiro muito legais, como o Mezuzá, ótimo para todas as idades.

Seja exemplo

Vocês, papais e mamães, são o maior exemplo que seus filhos podem ter. As crianças vêem seus pais como heróis e tendem a repetir àquilo que eles fazem. O aprendizado não está somente nos livros, mas na conduta. Se como pais, tivermos bons hábitos de leitura, de oração, de comportamento cristão, esse será o referencial de nossos filhos e eles terão sede e fome de conhecer mais sobre o nosso Deus.

 

Se capacite

Essa dica não é só para os pais, mas também para àqueles que amam trabalhar com crianças e fazem parte de um ministério infantil em suas igrejas. A capacitação é muito importante para aprendermos qual a melhor forma de lidar e ensinar as crianças. O Curso “Formação de Professores e Líderes Para Ministério Infantil” é ótimo e ele dará uma ótima base, pra quem desejar, sobre ensino infantil. O principal objetivo do curso é capacitar pessoas que desejam aprimorar e desenvolver suas habilidades no Ministério Infantil da Igreja e também dentro de casa. Cada módulo foi organizado visando dar ao professor(a)/ pai/mãe uma visão clara da importância da sua atuação junto aos alunos/filhos.

Formação de Professor para Ministério Infantil

Gostou desse post? Não deixe de deixar seus comentários, divida conosco suas experiências no ensino de Deus a seus filhos, queremos aprender com vocês também.

Tatiana Duarte

Sobre o autor | Website

Serva de Deus, servindo na Casa do Senhor como diaconisa e intercessora. Esposa apaixonada

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

2 Comentários

  1. Amanda disse:

    Muito bom!!!passei p varias amigas, a gente tem que começar cedo com eles…