Reflexões Natannael Mesquita

A Reforma Continua

“Naqueles dias Ezequias adoeceu e esteve à morte. E veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás”. Isaías 38:1

 

Eu e minha esposa acabamos de fazer uma REFORMA em nosso apartamento. E, nossa, que bagunça que ficou! Sujeira, sujeira e mais sujeira. Era difícil até mesmo andar dentro de casa, achar alguma coisa nem me fale. Quem já fez reforma em casa sabe do que estou falando. Mas, você há de concordar comigo, que apesar de gerar toda essa bagunça, poeira e um verdadeiro caos em sua morada, uma REFORMA é necessária de tempos em tempos.

A Reforma continua

E, por falar, em REFORMA, esse ano estamos comemorando 500 Anos da Reforma Protestante. Acredito que todos saibam sobre do que se trata, mas, deixa eu te contar um pouco sobre ela:

  • No dia 31 de outubro, os cristãos protestantes comemoram o dia da Reforma;
  • Porque em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, protestou contra a Igreja Romana, afixando, à porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, as famosas 95 teses contra vários pontos teológicos da doutrina romana;
  • Tudo começou quando Lutero descobriu que a salvação era pela fé somente;
  • As proposições teológicas da Reforma Protestante são os Cinco Solas;
  • A palavra latina, sola, significa “somente” ou “apenas”, na língua portuguesa;
  • Os cinco solas são: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria;
  • Esses são os pilares da Reforma Protestante.;
  • O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o protestantismo;
  • Um dos pontos de destaque da reforma é o fato de ela ter possibilitado um maior acesso à Bíblia, graças às traduções feitas por vários reformadores (entre eles o próprio Lutero) a partir do latim para as línguas nacionais;

 

A REFORMA não terminou, ela continua na Igreja e em nossas vidas. Hoje não temos o grande poder da Igreja Católica dos tempos de Lutero, mas temos muitos contrapontos perigosos a nossa fé, como: a apostasia, os falsos mestres, falsos profetas, vãs doutrinas, sincretismo religioso e muito mais.

Então, a REFORMA CONTINUA!!

 

REFORMA em Casa

“Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás”. 2 Reis 20:1

 

Como falei no início, de tempos em tempos precisamos de Reformas em nossa casa: retocar a pintura, ampliar, derrubar o que não está bom, construir, etc.

No contexto dessa passagem, o profeta Isaías alerta ao rei Ezequias que ele colocasse a sua casa em ordem. Isso só me diz uma coisa, a casa dele (o palácio) estava uma bagunça, um caos. Deus não ia dar esse direcionamento a ele se tudo estivesse no seu devido lugar.

Quando falo aqui de casa, não me refiro apenas a uma casa física, mas também a uma espiritual, afinal de contas, Paulo nos diz na 1ª carta aos Coríntios 6.19: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”.

 

Veja também:

 

Talvez, você chegou até a esse texto como o rei Ezequias, com a casa bagunçada, em desordem, um caos. Brigas, desentendimentos, dúvidas, medo, falta de propósito, as coisas fora do lugar, sem intimidade com o Pai, sem tempo de leitura bíblica, sem tempo gasto em oração, com muitas distrações em sua casa (redes sociais, televisão, jogos). Mas, como Isaías falou ao rei Ezequias, eu te digo hoje, PÕE TUA CASA EM ORDEM!!

Tempo de Reforma, de derrubar as paredes do orgulho, da raiva, da inveja, da falta de perdão, da falta de relacionamento com o Pai, tempo de erguer paredes de oração, de perdão, de intimidade, de profundidade bíblica, de entendimento do chamado.

 

Veja esse caso que aconteceu no Rio de Janeiro, com a Pra Priscila Seixas (uma queima de objetos e coisas encontradas nas casas que não edificam). Veja a postagem abaixo:

Não acumule entraves para sua vida, faça de tempos em tempos uma limpa em sua casa, em seus sentimentos, em suas emoções. Objetos podem abrir portões e brechas em sua casa, em sua vida. Faça ainda hoje uma REFORMA!!

 

Seja você também um REFORMADOR!

“Pois ele, no primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da casa do Senhor, e as reparou”. 2 Crônicas 29:3 (Ler 2 Cr 29:1-11)

 

Como você quer ser lembrado quando morrer? Do que as pessoas falaram de você? Em que sentido? Positivo ou negativo? Que legado você está deixando para as gerações? Para sua família, filhos?

Muitos homens viveram muitos anos, como Metusalém, que viveu 969 anos e morreu, mas outros viveram 33 anos e marcaram gerações, deixando seu legado, estou falando de Jesus.

O que estou querendo dizer com isso, é que não importa o tempo que você viveu, o que importa é o legado que você irá deixar.

Com certeza, Deus nos chamou a essa terra, para marcamos, para deixarmos um legado, para expressar a imagem e semelhança dele, para espalhar amor, esperança, para sermos imitadores dEle, para sermos seus embaixadores aqui na Terra, PARA CONTINUARMOS A SERMOS REFORMADORES, como foi Ezequias, Josias, Samuel, Moisés, como foi Lutero, Calvino e muitos outros.

Há ainda muita coisa a ser REFORMADA, MUDADA, TRANSFORMADA, transforme essa geração, deixe um LEGADO REFORMADOR.

 

Conclusão

Hoje é dia de REFORMA, de mudança, de derrubarmos muralhas e paredes que tem nos impedido de avançarmos e frutificarmos. Noite de erguermos paredes de relacionamento e intimidade com o Pai, de erguermos a bandeira do Evangelho que salva, muda e transforma.

De nos transformarmos nos REFORMADORES dessa geração, não se conformando com esse mundo, mas martelando a VERDADE QUE LIBERTA!

Natannael Mesquita

Sobre o autor | Website

Cristão apaixonado por Jesus e por Sua Palavra / Servo de Deus, diácono, intercessor / Formado em Publicidade e Propaganda/ Casado com uma princesa

GARANTA GRÁTIS O SEU E-BOOK 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS
Receba também os melhores artigos, estudos bíblicos, curiosidades bíblicas, reflexões e muito mais no seu e-mail!

100% livre de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!